Acessibilidade / Reportar erro

Violência contra mulheres em diferentes estágios do ciclo de vida no Brasil: um estudo exploratório

RESUMO:

Objetivo:

Descrever o perfil da violência contra mulheres em diferentes ciclos de vida, de acordo com as características sociodemográficas das vítimas e dos agressores.

Métodos:

Estudo transversal e exploratório realizado com base em 1.388 registros de ocorrências, durante período de quatro anos, em uma região metropolitana do Nordeste do Brasil. A variável dependente foi o tipo de agressão sofrido pelas vítimas. As variáveis independentes foram as características sociodemográficas das vítimas e dos agressores. A análise estatística incluiu o teste χ2 (p < 0,05) e a análise de árvore de decisão, por meio do algoritmo Chi-squared Automatic Interaction Detector (CHAID).

Resultados:

Os casos de agressão física (n = 644) foram os mais comuns, seguidos de ameaça (n = 415) e agressão verbal (n = 285). Os perfis da violência puderam ser explicados pela relação entre vítimas e agressores (p < 0,001) e faixa etária das vítimas (p = 0,026 em Nó 1; p = 0,019 em Nó 3).

Conclusão:

Foi observado que mulheres em diferentes fases da vida apresentam mais exposição a diferentes tipos de violência.

Palavras-chave:
Violência; Violência contra a mulher; Estágios do ciclo de vida; Saúde pública; Epidemiologia; Árvores de decisões

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br