Acessibilidade / Reportar erro

Incidência de câncer em Mato Grosso: análise dos registros de base populacional (2007 a 2011)

RESUMO:

Objetivo:

Descrever os cinco principais tipos de câncer por região de saúde no Estado de Mato Grosso e por sexo.

Métodos:

Estudo ecológico descritivo das regiões de saúde do Estado de Mato Grosso, com as informações da incidência de câncer dos Registros de Câncer de Base Populacional do Mato Grosso — Interior e Cuiabá. Foram calculadas taxas médias anuais de incidência ajustadas por idade pela população mundial de 1960, desagregadas por sexo, para o período de 2007 a 2011.

Resultados:

Apesar de problemas de completude e qualidade dos dados, os principais cânceres do Estado de Mato Grosso (capital e interior) entre 2007 e 2011 foram próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão, cólon e reto e estômago. Os cânceres mais frequentes para os homens foram os de próstata e pulmão. Entre as mulheres, foram os de mama e colo do útero. As maiores taxas de incidência de neoplasia por 100 mil habitantes por região de saúde foram: Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis e Porto Alegre do Norte.

Conclusão:

A identificação dos cânceres mais incidentes constitui fator fundamental para o aprimoramento das ações de prevenção e controle do câncer, assim como para a compreensão dessa magnitude e seu impacto na sociedade. Para isso, é necessária a continuidade na melhoria da qualidade das informações disponíveis nos Registros de Câncer de Base Populacional do Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave:
Incidência; Sistemas de informação; Câncer; Epidemiologia

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br