Acessibilidade / Reportar erro

Concordância entre diferentes períodos recordatórios em estudos de utilização de medicamentos

RESUMO:

Objetivo:

Avaliar a concordância entre três períodos recordatórios para o auto-relato do uso de medicamentos, utilizando o período recordatório de 24 horas como referência.

Métodos:

Os participantes foram alocados em três grupos de acordo com os períodos recordatórios de 7, 14 e 30 dias e entrevistados em dois momentos. Um recordatório de 24 horas foi respondido na primeira entrevista e, um questionário sobre o uso de medicamentos com os diferentes períodos recordatórios avaliados foi respondido na segunda entrevista. A concordância entre os questionários foi avaliada pelo percentual de concordância e kappa.

Resultados:

O percentual de concordância variou entre 92 a 99% e o kappa de 0,71 a 0,97 para os medicamentos de uso contínuo nos três períodos recordatórios. Para os medicamentos de uso eventual, o percentual de concordância variou entre 63 a 81% e o kappa oscilou entre 0,27 a 0,52. A prevalência do uso de medicamentos, particularmente para os de uso eventual, aumentou com o tempo.

Conclusão:

A análise de concordância sugere que os três períodos recordatórios avaliados são válidos para a investigação da utilização de medicamentos de uso contínuo.

Palavras-chave:
Uso de medicamentos; Questionários; Autorrelato; Rememoração mental; Estudos de validação; Farmacoepidemiologia

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br