Acessibilidade / Reportar erro

Nota

Nota

Associação Médica Mundial / Comunicado de Imprensa

Comunicado mais recente: 14 de setembro de 2003

A Associação Médica Mundial (WMA) continua a discussão sobre a declaração de Helsinki

Houve grande discrepância de opinião sobre como proteger participantes humanos em pesquisas médicas e evitar a exploração de populações vulneráveis na Assembléia Geral da Associação Médica Mundial em Helsinque neste fim de semana.

Representantes médicos de mais de 40 países debateram sobre modificar ou não a Declaração de Helsinque, que procura proteger indivíduos que participam em pesquisas médicas. Em pauta estava uma cláusula polêmica do documento, revisto em 2000, sobre em que medida os pacientes que participam de pesquisa devem receber o melhor tratamento disponível ao final do estudo.

Os críticos da Declaração revisada afirmam que, na forma em que estão escritas, as cláusulas que garantem o fornecimento da melhor assistência comprovada não são realistas e impediriam que muitas pesquisas fossem realizadas.

Os delegados do encontro da WMA ouviram uma série de discursos de representantes médicos, eticistas convidados, filósofos e outros especialistas sobre como resolver o dilema. A assembléia finalmente decidiu organizar um outro grupo de trabalho para estudar as visões conflitantes entre profissionais médicos e não médicos e levar os resultados ao Conselho da WMA em maio próximo.

O Dr Yoram Blachar, presidente do Conselho da WMA, afirmou:

"Existem atualmente diferenças claras de posicionamento sobre como devemos avançar - se devemos fazer uma emenda à Declaração ou procurar tornar mais claro o texto atual ou simplesmente deixar as coisas como estão.

No momento atual, decidimos não fazer nenhuma alteração e não soltar nenhum esclarecimento, mas continuar a discussão sobre o assunto.

Todos concordamos que os pacientes mais vulneráveis do mundo precisam ser protegidos em estudos. A única questão é como fazer isso da melhor forma. Isto é o que devemos continuar discutindo".

* Os membros do novo grupo de trabalho são:

Sir David Carter (RU)

Dr Dirceu Greco (Brasil)

Dr Ottmar Kloiber (Alemanha)

Dr Kgosi Letlape (África do Sul)

Dr John Nelson (EEUU)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br