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Satisfação com serviços comunitários de saúde mental entre os familiares dos pacientes

RESUMO:

Objetivo:

Este estudo objetivou avaliar a satisfação dos familiares de pacientes de serviços comunitários de saúde mental através de uma escala testada, validada e aplicada anteriormente, a fim de permitir a comparação de resultados.

Métodos:

Os resultados foram obtidos através da aplicação da escala SATIS-BR em 1242 familiares de pacientes de 40 serviços comunitários de saúde mental no Brasil. Os escores médios das três subescalas da escala SATIS-BR foram comparados pelo teste de Wilcoxon. Para medir a significância estatística para cada item da escala, o teste de Friedman foi aplicado, considerando-se como significância valor de p < 0,05.

Resultados:

A pontuação satisfação global média foi de 4,35, com desvio padrão (DP) de 0,44, em uma escala que varia de 1 a 5. A subescala com maior pontuação se refere aos “Resultados do Tratamento”, que apresentou escore de 4,54 com DP de 0,66 . Quanto as outras subescalas, que se referem a “Recepção e Competência da Equipe” e “Privacidade e Confidencialidade do Serviço” as pontuações foram de 4,25 (DP: 0,51) e 4,17 (DP: 0,51) respectivamente.

Conclusão:

O elevado nível de satisfação com o serviço entre os familiares dos pacientes destaca o potencial desses serviços e a sua contribuição para o avanço de um modelo comunitário de atenção à saúde mental. Os resultados diferentes entre as escalas sugerem ainda que o familiar distingue os diversos aspectos do serviço e os avalia separadamente, constituindo uma boa referência para estudos de avaliação.

Palavras-chave:
Satisfação Pessoal; Serviços comunitários de saúde mental; Cuidadores; Saúde mental

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