Acessibilidade / Reportar erro

Investigação de óbitos por códigos garbage para melhoria da qualidade de causas de morte no Brasil: resultados de um estudo piloto

RESUMO

Introdução:

Estatísticas confiáveis em mortalidade são importante fonte de evidências de tendências e diferenciais na saúde da população. No Brasil, o Sistema de Informação sobre Mortalidade é responsável por compilar dados da causa de morte (CM). Embora tenha havido sucesso na redução de causas mal definidas de morte, ainda há um problema com outros códigos garbage (GC), classificados como causas de morte que não devem ser registradas como básicas, segundo o estudo de Carga Global de Doença. O Ministério da Saúde estabeleceu uma meta para diminuir a proporção de todos os GC e testou em estudo piloto uma estratégia abrangente para investigar as mortes.

Métodos:

A pesquisa foi realizada em 7 cidades do Brasil durante 4 meses: 2 em áreas rurais, 1 em área metropolitana e 4 em capitais. Os agentes municipais de saúde coletaram informações sobre a doença terminal obtida nos registros hospitalares, autópsias, equipes de saúde da família e investigação domiciliar. O trabalho de campo foi coordenado pelo nível federal, juntamente com as equipes estaduais e municipais.

Resultados:

Dos 1.242 óbitos selecionados, médicos analisaram as informações coletadas e certificaram a CM em 1.055 óbitos, resultando em 92,6% dos casos tendo sua causa subjacente alterada para código específico da CID-10.

Discussão:

Destaca-se a capacidade de articulação que as equipes de saúde apresentaram no cumprimento das etapas propostas para o trabalho.

Conclusão:

Após o estudo piloto, o protocolo de investigação foi modificado e sua implementação foi ampliada para 60 cidades em 2017.

Palavras-chave:
Causa de morte; Atestado de óbito; Sistemas de informação; Estatísticas vitais

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br