Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

O lançamento deste número da Revista Brasileira de Epidemiologia - RBE - permite o anúncio de uma nota alvissareira para todos nós da comunidade científica da Saúde Coletiva. O comitê analisador da base de indexação MEDLINE julgou favoravelmente a pertinência de nossa postulação na incorporação àquela base. Passamos a fazer parte junto com nossas co-irmãs deste seleto grupo que tem suas divulgações inscritas nesta renomada base de compromisso técnico-científico amplamente reconhecido.

Esta indexação irá promover maior visibilidade internacional da nossa produção cientifica, o que proporcionará maiores trocas e novas parcerias. A indexação na base MEDLINE evidencia e reforça a percepção da maturidade da produção cientifica alcançada pela epidemiologia brasileira, desenvolvida que é no seio da Saúde Coletiva nacional, e que encontra na RBE um forte instrumento para sua divulgação e disseminação. Este é o resultado de uma conquista coletiva, que contou com a participação e empenho de todos os atores que trabalham e militam na Saúde Coletiva, especialmente na área de Epidemiologia, em suas diferentes concepções e orientações. Desses atores é necessário destacar os colegas produtores de conhecimento, em seus específicos níveis de atuação e distribuídos por todo o território nacional e pelos países ibero-americanos e que em número crescente submetem seus trabalhos para publicação. Outro cenário nos traz a inestimável colaboração dos nossos editores associados e dos pareceristas que são a garantia da agilidade e da qualidade dos artigos publicados na RBE. O apoio da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO que sempre colocou a RBE entre as suas prioridades e do constante apoio das diferentes gestões diretivas da ABRASCO e de sua Secretaria Executiva constitui-se em peça importante para este passo alcançado. Do mesmo modo, há que se ressaltar o eficiente e responsável trabalho executados por nossas secretárias, sem as quais, certamente, não poderíamos ter êxito no projeto editorial. Nesta trajetória é importante mencionar o decisivo papel desempenhado pelo nosso professor José da Rocha Carvalheiro, que com seu habitual dinamismo e visão de futuro criou todas as condições para promover a regularidade da revista, a sua indexação na base SciELO e deixar a herança bendita que nos elevou a este nova patamar.

Com esta nova indexação damos um passo a frente na disseminação da produção cientifica da nossa área. A RBE já se encontra indexada nas principais bases bibliográficas como a SciELo Saúde Pública, LILACS e SCOPUS.

A colaboração da comunidade continua imprescindível para ampliar a disseminação da nossa produção cientifica e assim contribuir para o avanço da Epidemiologia no país, divulgar e disseminar informações que contribuam para o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde e, desse modo, direta ou indiretamente buscar o desiderato maior que é atingir metas de saúde digna e de boa qualidade para as pessoas.

Márcia Furquim de Almeida e Moisés Goldbaum

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Set 2010
  • Data do Fascículo
    Set 2010
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br