Acessibilidade / Reportar erro

Prontidão para mudança de comportamento e variação do consumo alimentar de adolescentes participantes de ensaio comunitário de base escolar em Duque de Caxias, RJ

OBJETIVO:

Verificar a influência do estágio de prontidão para mudança de comportamento na variação do consumo alimentar de adolescentes participantes de ensaio comunitário de base escolar em Duque de Caxias (RJ).

MÉTODOS:

Trata-se de análise secundária de um ensaio comunitário randomizado para prevenção do ganho excessivo de peso conduzido durante 1 ano letivo com alunos do 5º ano de 20 escolas públicas do município de Duque de Caxias. Foram desenvolvidas atividades que desencorajaram o consumo de bebidas adoçadas e biscoitos e estimularam o consumo de frutas e feijão. Aplicou-se questionário de frequência alimentar ao início e ao final do estudo. Os estágios de prontidão para mudança do comportamento alimentar variam de (1) "não penso em mudar minha alimentação" a (5) "já estou mudando minha alimentação e com sucesso". Para as análises longitudinais, foram empregados modelos generalizados lineares mistos.

RESULTADOS:

Observou-se maior alteração no consumo de frutas e refrigerantes entre os participantes do grupo intervenção que se encontravam nos estágios de ação, comparados aos que não pensavam em mudar.

CONCLUSÃO:

A estratégia proposta no presente artigo pode ser utilizada para identificar grupos populacionais com alguma propensão à alteração do comportamento alimentar.

Consumo de alimentos; Adolescente; Motivação; Ensaio clínico controlado aleatório; Comportamento alimentar; Frutas


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br