Acessibilidade / Reportar erro

Os processos de urbanização e conversão florestal na Amazônia paraense – um estudo multiescalar* * Os autores agradecem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o suporte financeiro do Projeto 1022114003005 – MSA-BNDES, Sub-Projeto 5 – Trajetórias de Padrões e Processos na Caracterização de Novas Dinâmicas do Desmatamento na Amazônia – para a realização do trabalho de campo, bem como a bolsa Capes para o mestrado da primeira autora. Agradecem também aos pareceristas e editorial da Rebep pelas importantes contribuições para o aprimoramento do trabalho.

The urbanization and forest conversion processes in the Paraense Amazon – a multiescalar study

Los procesos de urbanización y conversión selvática en la Amazonia Paraenanse – un estudio multiescalar

Resumo

Na Amazônia brasileira, as dinâmicas de urbanização e conversão florestal possuem lógicas complexas, dependentes de fatores e agentes atuando em diferentes escalas. Este artigo explora a evolução espacial e temporal da urbanização e da conversão florestal na Amazônia, a partir de elementos mensuráveis presentes nestes processos: a expansão urbana, dimensão observável dos processos de urbanização; e o desmatamento, uma medida dos processos de conversão florestal. A identificação de padrões espaço-temporais similares, avaliados quanto às tendências de evolução temporal do grau de urbanização e incremento de desmatamento em 2000, 2010 e 2014, foi base para a proposta de uma tipologia das relações entre expansão urbana e desmatamento para os estados da Amazônia Legal e municípios do Pará. O estudo explorou também as relações entre expansão urbana e desmatamento, com uso de regressões geograficamente ponderadas (GWR), observando duas unidades espaciais de análise para o estado do Pará: os limites municipais e uma grade celular (20x20km). Esta abordagem multiescalar evidenciou a dificuldade de se estabelecerem relações conclusivas quanto à co-ocorrência, ou concordância, da evolução dos processos de urbanização e conversão florestal. Os resultados contribuem para o estabelecimento de uma agenda sobre modelos de desenvolvimento regional que retome o urbano como essencial para uma Amazônia socialmente justa e ambientalmente responsável.

Palavras-chave
Amazônia; Urbanização; Desmatamento; Análise espacial

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br