Acessibilidade / Reportar erro

O fluxo imigratório do distrito do Porto para o estado do Pará: borracha, conflitos, epidemias e gênero (1834-1930)* * Este artigo é resultado do projeto de pesquisa “Imigração portuguesa: fluxos, características e trajetórias (Pará-Belém/1850-1930)”, financiado pelo CNPq. Agradeço aos bolsistas de Iniciação Científica: Paulo Henrique Souza dos Santos, Luana Karina Franca Queiroz e Júlio Ferro Silva da Cunha Nascimento, bem como ao Professor Daniel Souza Barroso pela contribuição.

Immigration flux from the district of Porto to the state of Pará: rubber, conflicts, epidemics and gender (1834-1930)

El flujo migratorio del distrito de Oporto hacia el estado de Pará: caucho, conflictos, epidemias y género (1834-1930)

Resumo

O artigo analisa a imigração do distrito do Porto, Portugal, para o estado do Pará, Brasil, entre 1834 e 1930, por meio dos registros de passaporte do Governo Civil do Porto. Observa-se o fluxo ao longo das décadas, ressaltando as questões econômicas e sociais que movimentaram esses deslocamentos, assim como aspectos pontuais, como epidemias e conflitos sociais, com destaque para a Revolta Cabana, em escala local, e a Primeira Guerra Mundial, em nível global. É analisada a influência dos acompanhantes dos titulares dos passaportes e da reemigração no fluxo de migrantes. Também investiga-se o perfil dos imigrantes quanto à origem e naturalidade por distrito e concelho português. Por fim, o artigo problematiza a migração feminina e as questões de gênero que a envolvem, apontando para a assimetria dos deslocamentos de mulheres, sempre em menor quantidade em relação aos homens, mas com crescimento nas primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave
Imigração portuguesa; Pará; Fluxo; Perfil; Passaporte; Gênero

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br