Acessibilidade / Reportar erro

Nota do editor

NOTA DO EDITOR

Nota do editor

Este segundo número de 2008 da Revista Brasileira de Estudos de População reúne textos sobre temas demográficos diferenciados, mas similares diante da relevância e penetração das questões discutidas.

São apresentados dois trabalhos sobre população indígena de grande atualidade em face da problemática em torno desses povos no Brasil. A inclusão destes textos é também um estímulo à discussão sobre o tema e à produção de novos estudos que ampliem o escopo das análises realizadas, possibilitando avançar ainda mais no conhecimento dessa área temática.

Assim, Heloisa Pagliaro, Carmen Junqueira, Luciana G. dos S. Mendaña, Sofia Beatriz Mendonça e Roberto Baruzzi focalizam a dinâmica demográfica dos Kamaiurá, povo Tupi do Parque Indígena do Xingu, com base em fichas médicas e livros de registro de eventos vitais do programa de saúde da Universidade Federal de São Paulo. Maria Stella Ferreira Levy contribui na seção Ponto de Vista, com uma reflexão sobre as perspectivas do crescimento das populações indígenas e os direitos constitucionais.

Têm-se também três trabalhos no campo de população e saúde: dois sobre causas externas de morte e outro que aborda a prevalência de diabetes.

Doris Cardona, Enrique Pelaez, Tirza Aidar, Bruno Ribotta e Maria Franci Alvarez Objetivo pesquisam a mortalidade por causas externas em três cidades - Córdoba, Campinas e Medellín -, no período de 1980 a 2005.

O segundo, de Vanessa dos Reis de Souza, Suzana Cavenaghi, José Eutáquio Diniz Alves e Mônica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães, traz uma análise espacial dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, comparando os locais de residência e ocorrência no Rio de Janeiro.

O terceiro, que aborda os fatores associados à prevalência de diabetes entre idosos de Minas Gerais em 2003, foi desenvolvido por Ana Paula Franco Viegas-Pereira, Roberto N. Rodrigues e Carla Jorge Machado.

Os processos migratórios são discutidos em outros três artigos, que enriquecem o conhecimento do tema. O de Sylvain Souchaud e Rosana Baeninger enfatiza os diferenciais da imigração boliviana para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, identificando aspectos culturais e etno-lingüísticos das área de origem. Por sua vez, Gabriela Adriana Sala e José Alberto Magno de Carvalho analisam a presença, no Brasil, de imigrantes de países do Cone Sul. Já Dimitri Fazito e Eduardo Rios-Neto abordam o processo de emigração internacional de brasileiros para os Estados Unidos, fundamentando-se na análise das redes sociais.

Conta-se, ainda, com o texto de Lilia Montali e Marcelo Tavares, cujo objetivo é evidenciar os arranjos familiares mais vulneráveis ao empobrecimento e investigar o acesso aos programas de transferência de renda nas regiões metropolitanas brasileiras.

Eugenia Troncoso Leone e Paulo Baltar analisam a participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro, evidenciando a ampliação dessa participação e da continuidade da segregação em ocupações de menor renda.

Também são apresentados um artigo sobre educação e outro sobre fecundidade. Juliana de Lucena Ruas Riani e Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto investigam a influência do fator background familiar e qualidade da infra-estrutura da escola no resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil. Já André Junqueira Caetano examina, com base em um modelo teórico, as transformações na estrutura etária da população do Estado de São Paulo, a partir de simulações com a fecundidade e a migração.

Completando esse fascículo, têm-se as contribuições de Marcos Roberto Gonzaga, Bernardo Lanza Queiroz e Carla Jorge Machado, na seção Notas de Pesquisa, e a de Eduardo Marandola Jr., com uma resenha da obra de Aharon Kallerman, Personal mobilities.

Com esse número encerram-se os trabalhos da atual equipe editorial e, a partir de janeiro de 2009, tem início uma nova gestão, que dará continuidade a essa publicação. Agradecemos a todos que colaboraram com a Rebep, ao longo desses últimos quatro anos, e que possibilitaram o aperfeiçoamento e o maior reconhecimento da revista na comunidade científica nacional e internacional.

Carlos Eugenio de Carvalho Ferreira

Editor da Rebep

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Fev 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br