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Consumo, preferências e hábito de compra de consumidores de pêssegos e nectarinas

Resumo

Há poucos estudos e informações disponíveis no Brasil sobre as preferências do consumidor de pêssegos e nectarinas. Essa falta de informações tem dificultado alguns aspectos da cadeia produtiva, como a escolha e a exploração de cultivares mais apropriadas, períodos de oferta, adoção de estratégias de mercado e marketing, afetando consequentemente a disponibilização e a comercialização de frutos. Esse estudo teve como objetivo analisar a preferência dos consumidores de pêssegos e nectarinas, avaliar quais características foram observadas para a aquisição dos mesmos e onde são preferencialmente adquiridos. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, utilizando a metodologia de pesquisa descritiva, por método de pesquisa Survey e Web 2.0. Foi utilizado um questionário do tipo estruturado, com perguntas fechadas. O questionário foi elaborado na forma online, utilizando o aplicativo Google docs e distribuído também na forma online, através de redes sociais da Internet. Participaram da pesquisa um total de 610 pessoas, com predominância de consumidores que habitam na região Sul e Sudeste do País, nas faixas etárias de 21 a 30 anos, com predominância de participantes do sexo feminino. O consumo é principalmente na forma in natura e com frequência predominante de algumas vezes ao ano. Os consumidores compram esses frutos principalmente em supermercados/hipermercados. Os consumidores de pêssegos e nectarinas no Brasil têm maior preferência por frutos com polpa amarela e epiderme vermelha, seguidos de frutos com polpa branca e epiderme de coloração vermelha intensa, ambos preferencialmente com caroço solto. Os principais critérios para aquisição de pêssegos e nectarinas no Brasil são aparência de frutos (presença e/ou ausência de defeitos, machucados, etc.), seguido do preço, coloração de epiderme e tamanho de fruto.

Termos para indexação
Prunus persica Bastch L. var. vulgaris; Prunus persica Bastch L. var. nuscupersica; análise de mercado; perfil de consumidor; qualidade de fruto

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