Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do estágio de maturação sobre o ponto de colheita dos frutos e qualidade fisiológica de sementes de Physalis peruviana L.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações físico-químicas e fisiológicas durante a maturação de frutos e de sementes de P. peruviana e determinar o melhor estágio de colheita nas condições semiáridas brasileiras. Os frutos de P. peruviana foram coletados em cinco estádios de maturação, de acordo com a cor do epicarpo. Estágio 1: fruto verde-claro; estágio 2: verde-amarelado; estágio 3: amarelo-claro com coloração verde na área que se conecta ao cálice; estágio 4: amarelo; estágio 5: laranja-amarelado. Foram avaliadas as características físicas e físico-químicas (comprimento, diâmetro, massa fresca, cor do fruto e do cálice e sólidos solúveis totais). As características fisiológicas das sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, ao peso seco, à percentagem de germinação, ao índice de velocidade de germinação, à percentagem de emergência e ao índice de velocidade de emergência. Os maiores valores para peso, largura, comprimento e sólidos solúveis totais do fruto foram registrados no estágio S5, embora não tenha diferido dos estágios S3 e S4. Sementes de P. peruviana atingiram sua qualidade fisiológica máxima a partir do estádio S3. Por outro lado, a colheita de frutos com características que atendam aos padrões mínimos exigidos para comercialização e consumo in natura deve ser realizada quando o fruto e o cálice se apresentam totalmente amarelos, no estágio S4. Esses achados apontam quais atributos podem ajudar a melhorar os métodos atuais de monitoramento do amadurecimento de physalis, em particular da espécie comercialmente importante P. peruviana.

Termos para indexação
Solanaceae; qualidade da semente; maturidade fisiológica; frutos pequenos

Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br