Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação toxicológica aguda e screening hipocrático da epiisopilosina, alcalóide secundário de Pilocarpus microphyllus Stapf.

A espécie Pilocarpus microphyllus Stapf. recebe a designação geral de jaborandi, fonte industrial de pilocarpina, utilizada no tratamento do glaucoma. O jaborandi contém vários alcalóides secundários. A epiisopilosina foi submetida a testes farmacológicos para determinação da DL50’ screening hipocrático e determinação do peso corporal dos animais sobreviventes da DL50. A análise dos resultados revelou que a epiisopilosina apresentou DL50 duas vezes maior que a pilocarpina. Os animais que sobreviveram à determinação da DL50 ganharam peso no período de 14 dias de observação. A eplisopilosina demonstrou ser um estimulante periférico do sistema nervoso parassimpático, semelhante à pilocarpina, somente em altas doses.

epiisopilosina; avaliação toxicológica; screening hipocrático; toxicidade aguda; jaborandi; pilocarpina


Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br