Acessibilidade / Reportar erro

Limitações do Exame Neurológico Evolutivo (ENE) como um instrumento de avaliação motora para crianças da primeira série

CONTEXTUALIZAÇÃO: Muitos clínicos e pesquisadores brasileiros consideram o Exame Neurológico Evolutivo (ENE), um instrumento válido e confiável para crianças brasileiras em idade escolar. Entretanto, desde a sua criação, surgiram outros testes para uma avaliação mais profunda de habilidade motora, os quais vão além de detectar status motor geral em forma de sinais neurológicos leves. OBJETIVOS: Demonstrar os pontos fracos do ENE como teste de avaliação de habilidade motora para crianças de primeira série. MÉTODOS: Trinta e cinco crianças realizaram 7 itens selecionados do ENE, 7 do teste Bruininks-Oseretsky (BOT) e 7 do Visual-Motor Integration Test (VMI), numa sessão única de 30 minutos. Para cada item, os participantes receberam a classificação "êxito" ou "fracasso", como prescrito por cada manual. RESULTADOS: Os testes chi-quadrado e ANOVA indicaram que a vasta maioria das crianças (74%) passaram nos itens do ENE, enquanto os valores para os outros testes foram 29% (BOT) e 20% (VMI). Análises das categorias específicas (fino, visual e motor grosso) revelaram um resultado similar. CONCLUSÕES: Estes dados sugerem que, enquanto o ENE pode ser um teste válido e confiável para detecção de status motor geral, a sua atuação como instrumento diagnóstico e de encaminhamento para identificação de habilidade motora é questionável. Uma das nossas recomendações é a consideração de uma versão do ENE revisada, baseada nas necessidades atuais de profissionais clínicos e pesquisadores.

habilidades motoras; performance psicomotora; desenvolvimento da criança


Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br