Acessibilidade / Reportar erro

Influência da respiração freno-labial sobre a variabilidade da frequência cardíaca e parâmetros cardiorrespiratórios em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

OBJETIVOS: Avaliar os efeitos da respiração freno-labial (RFL), em repouso, sobre o comportamento da frequência cardíaca (FC) e sua variabilidade e variações na pressão arterial (PA), frequência respiratória (FR) e saturação parcial de oxigênio (SpO2) em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). MÉTODOS: Dezesseis pacientes com DPOC (7: estágio GOLD I, 3: estágio GOLD II e 6: estágio GOLD III; média de idade=64±11; média de VEF1=60±25% do predito) foram avaliados em repouso, na posição sentada, nas seguintes condições: 10 minutos respirando normalmente sem RFL (R1), 8 minutos com RFL (R2) e 10 minutos respirando novamente normalmente (R3). A FC foi registrada, batimento a batimento, por meio do frequencímetro Polar S810, e o índice RMSSD (raiz quadrada da média das diferenças entre intervalos RR sucessivos) foi determinado. PA, FR e SpO2 foram também avaliados durante o protocolo. ANOVA para medidas repetidas, seguida pelo teste de Tukey e teste de Kruskal-Wallis foram usados para análise dos dados, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Ocorreu aumento significante no índice RMSSD durante R2 em comparação com R1. A variação na FC inspiração/expiração foi de 8,98 bpm, e a variação na FC em repouso/RFL foi de 8,25 bpm. Durante R2, FR diminuiu e SpO2 aumentou significativamente em comparação a R1 e R3. Os valores de PA não apresentaram modificações significativas. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que a RFL produziu modificações significativas na FC, FR e SpO2 e não alterou a PA em pacientes com DPOC. Além disso, a análise do índice RMSSD mostrou que a RFL promoveu aumento da atividade parassimpática nesses pacientes, indicando que essa técnica influencia a modulação autonômica cardíaca.

doença pulmonar obstrutiva crônica; respiração freno-labial; variabilidade da frequência cardíaca


Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br