Acessibilidade / Reportar erro

Plano de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no Brasil: análise dos indicadores por Unidades Federativas

Resumo

Objetivo:

Analisar os indicadores que compõem o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa no Brasil, a partir de tendências temporais e espaciais.

Método:

Os nove indicadores que compõem o plano foram extraídos do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso). Foram aplicadas análises de tendência temporal pela Regressão Joinpoint (IC95%), distribuição espacial por Unidades da Federação e análise de conglomerados pelo método hierárquico aglomerativo de Ward, utilizando a distância euclidiana quadrática.

Resultados:

Houve tendência significativa de aumento do número de notificações de violência contra idosos, de internações de idosos por maus- tratos, de internações de idosos por fratura de fêmur, de mortalidade de idosos por queda e de internações de idosos por queda. Houve formação de cinco clusters, destacando-se o cluster formado pelos estados de Rondônia, Roraima e Tocantins com elevada taxas de internação e mortalidade por acidentes de transporte e elevadas taxas de mortalidade por maus-tratos; e o cluster que agrupou os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, com elevadas taxas de internação e mortalidade por quedas e fraturas e elevada taxa de violência contra a pessoa idosa.

Conclusão:

O registro de violência contra a pessoa idosa está aumentando no Brasil, com algumas tipologias de violência concentradas em regiões específicas.

Palavras-chave:
Pessoa Idosa; Saúde do Idoso; Violência; Avaliação em Saúde; Diagnóstico Situacional

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com