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Análise espacial de acidentes de trânsito com idosos em um município da região Nordeste do Brasil

Resumo

Objetivo:

descrever as características epidemiológicas das ocorrências envolvendo idosos vítimas de acidentes de trânsito, atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e analisar a distribuição espacial desses eventos no município de Olinda, Pernambuco, Brasil, de 2015 a 2018.

Método:

estudo transversal composto, que teve a ficha de atendimento do SAMU como fonte de dados. Empregou-se estatística descritiva por meio de distribuição de frequências. Para o mapeamento e a detecção de aglomerados espaciais, utilizou-se o estimador de intensidade Kernel.

Resultados:

foram registrados 137 atendimentos realizados pelo SAMU aos idosos vítimas de acidentes de trânsito. A faixa etária mais atingida foram os idosos de 60 a 69 anos (81; 59,1%), com o predomínio do sexo masculino (90; 65,7%). A quarta-feira foi o dia com mais ocorrências (29; 21,25%) no horário da manhã (46; 33,6%). Quanto à natureza do acidente, houve o predomínio dos atropelamentos (80; 58,4) sobre as colisões (57; 41,6%). O estimador de intensidade de Kernel identificou um foco bem expressivo no bairro de Peixinhos e outros focos distribuídos pela área litorânea.

Conclusão:

o estudo identificou as características dos idosos vítimas de acidentes de trânsito e áreas de maior risco para a sua ocorrência no município estudado. Essas informações podem ser úteis no planejamento de medidas de engenharia ambiental a serem executadas nas regiões identificadas a fim de reduzir a frequência de acidentes e lesões.

Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito; Saúde do Idoso; Assistência Pré-Hospitalar; Serviços Médicos de Emergência; Análise Espacial

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