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O que os idosos pensam sobre o atendimento nos serviços de saúde

Resumo

Objetivo:

Identificar as representações sociais da pessoa idosa sobre o atendimento em serviços de saúde.

Método:

Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na qual foram entrevistados 238 idosos sobre o atendimento recebido em Unidades Básicas de Saúde e em um centro de atenção especializada. As falas foram gravadas e transcritas na íntegra, e processadas pelo software Iramuteq. Os resultados foram discutidos com aporte na Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

Os idosos associaram um bom atendimento a serem tratados com respeito, atenção e educação; e, ao mesmo tempo, à solicitação de exames, encaminhamentos a médicos especialistas e prescrição de medicamentos. No seu imaginário, a Unidade Básica de Saúde atrapalha a obtenção de atendimento especializado e o médico desse serviço não sabe o suficiente para atender pessoas de diferentes faixas etárias e problemas de saúde, por isso, a necessidade de se consultar com um médico especialista. Na prática, encontraram dificuldades relacionadas à demora para serem atendidos e à obtenção de consultas com especialistas, de exames diagnósticos e de atendimento por ordem de chegada, limitado pelo número de vagas e pelos dias específicos.

Conclusão:

As práticas no atendimento ao idoso, nos serviços de saúde, precisam ser rediscutidas para que seja ofertada uma assistência humanizada e qualificada, que atenda às suas necessidades. Profissionais de saúde e gestores precisam considerar as especificidades da pessoa idosa em sua abordagem, tanto na atenção primária quanto nos demais níveis de atenção.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Assistência à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde

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