Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões acerca da percepção dos idosos sobre a felicidade e dinheiro

Resumo

Objetivo:

Descrever e refletir as possíveis relações estabelecidas por idosos entre felicidade e dinheiro.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada a partir de entrevista semiestruturada com 19 pessoas idosas, em seus domicílios, de ambos os sexos, no período de 2017 a 2018, em dois estados da região Sul do Brasil, por meio de análise de conteúdo.

Resultados:

O que emergiu na voz das pessoas idosas desdobrou-se em duas categorias: O dinheiro como um meio de vida, e O dinheiro não traz felicidade. Os participantes indicaram relações entre felicidade e dinheiro, porque o dinheiro é uma das condições para satisfazer as necessidades básicas da vida cotidiana, mas apareceu como recurso propedêutico à felicidade. Também informaram que a busca obsessiva pelo dinheiro pode gerar fascínio, ansiedade e depressão.

Conclusão:

Os participantes indicaram que o dinheiro é um meio para viver bem e ser feliz e não foi considerado o objetivo maior de suas vidas. Ele não é promotor de felicidade, mas pode contribuir pela busca da paz, da tranquilidade e a satisfação interior.

Palavras-chave:
Felicidade; Suporte financeiro; Saúde Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com