Acessibilidade / Reportar erro

Anemia e síndrome da fragilidade em idosos da comunidade: revisão sistemática

Resumo

Objetivo:

Avaliar a associação entre anemia e síndrome de fragilidade em idosos da comunidade.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nos idiomas inglês, espanhol e português, nas bases de dados MEDLINE e LILACS no período de 2007 a 2016. A inclusão dos artigos foi guiada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA).

Resultados:

Essa revisão identificou 193 artigos e após eliminação dos artigos duplicados e dos critérios de exclusão, foram incluídos sete artigos. Três artigos utilizaram critérios padronizados para definição de fragilidade e quatro estudos avaliaram a capacidade funcional como sinônimo de síndrome de fragilidade.

Conclusão:

A anemia mostrou-se relacionada à piora da capacidade funcional e à presença da síndrome de fragilidade em idosos da comunidade. Entretanto, o risco de viés dos estudos foi alto durante a seleção dos critérios e dos instrumentos utilizados para avaliação e definição da fragilidade.

Palavras-chave:
Anemia; Idoso Fragilizado; Sarcopenia; Força Muscular; Velocidade de Marcha.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com