Acessibilidade / Reportar erro

Evidências psicométricas da adaptação transcultural do Vulnerability Abuse Screening Scale (VASS) para detecção de violência contra idosos

Resumo

Objetivo:

Apresentar evidências psicométricas preliminares da adaptação transcultural da Vulnerability Abuse Screening Scale (VASS).

Método:

Estudo transversal e analítico. Os passos para adaptação transcultural verificaram a equivalência conceitual e de itens, a semântica e a de mensuração. Para a verificação de equivalência de mensuração e dos dados psicométricos do estudo participou uma amostra de 30 e 66 idosos, respectivamente. Para as análises dos resultados foi utilizada estatística descritiva e inferencial (KR-20, Teste t de Student, correlação de Pearson, ANOVA univariada e o índice Kappa de Fleiss).

Resultados:

Verificou-se que a idade dos participantes variou entre 60 e 84 anos, prevalecendo respondentes idosas (n=38). O valor do KR-20 para o escore geral do instrumento foi de 0,688. Os valores encontrados para as quatro dimensões propostas pelos autores do estudo foram 0,528, 0,289, 0,552 e 0,303, respectivamente. Apenas os valores das subescalas Vulnerabilidade e Coerção mostraram-se aproximados aos do estudo original (0,550 e 0,390).

Conclusão:

Ressalta-se que os valores de consistência interna encontrados no presente estudo variaram de moderados a bons, indicando que os resultados são satisfatórios ainda que iniciais.

Palavras-chave:
Violência; Idoso; Maus-Tratos ao Idoso; Questionário; Psicometria.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com