Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis associadas à satisfação com a vida em cuidadores idosos de parentes também idosos cronicamente doentes e dependentes

Resumo

Objetivos:

Comparar a satisfação com a vida de cuidadores familiares considerando seu gênero, idade, tempo transcorrido desde o início do cuidado, condições de saúde, religiosidade, sobrecarga percebida e qualidade de vida, nível de dependência física e cognitiva dos idosos receptores de cuidados e investigar associações entre essas variáveis e baixa satisfação com a vida.

Métodos:

Amostra de conveniência com 148 cuidadores de Indaiatuba e Campinas, SP, Brasil, submetida a entrevistas realizadas em domicílios, consultórios médicos privados e ambulatórios com apoio de questionários sobre condições sociodemográficas e de saúde do cuidador, tempo de cuidado, escalas de satisfação com a vida, religiosidade, sobrecarga percebida e qualidade de vida e condições de saúde física e mental do idoso cuidado. As análises utilizadas foram Descritiva, Regressão Univariada e Multivariada.

Resultados:

Entre os cuidadores que pontuaram baixo em satisfação haviam mais idosos frágeis, com três ou mais doenças crônicas e depressão, maior sobrecarga percebida e menor pontuação em autorrealização e prazer e em controle e autonomia, fatores da escala de qualidade de vida percebida. Os cuidadores idosos com maior chance de pontuar para baixa satisfação com a vida foram os que pontuaram baixo no fator autorrealização e prazer (OR=101,29; IC=28,68 - 357,73) e que pontuaram alto em sobrecarga percebida (OR=5,89; IC=2,13 a 16,24).

Conclusões:

A avaliação do cuidador sobre sua satisfação com a vida é mais influenciada por variáveis subjetivas do que objetivas, sendo que a baixa satisfação parece estar fortemente associada à baixa qualidade de vida, alta sobrecarga e a fragilidade de cuidador.

Palavras-chave:
Satisfação Pessoal; Cuidado; Família; Idoso; Qualidade de Vida

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com