Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos distúrbios de comunicação autorreferidos em idosas residentes de Manaus-AM, Brasil

OBJETIVO:

Caracterizar distúrbios de comunicação autorreferidos, destacando a associação entre as variáveis "condição de saúde", "aspectos sociodemográficos", "estilo de vida", "perda auditiva" e "morbidades", num grupo de idosas.

MÉTODOS:

Estudo seccional realizado de agosto a dezembro de 2012, com 159 mulheres com 60 anos de idade ou mais, matriculadas na UnATI/UEA (Universidade da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas), Manaus-AM, Brasil. As participantes foram entrevistadas e questionadas sobre desordens de comunicação autorreferidas. Realizou-se análise descritiva por meio de medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis contínuas e de distribuições de frequência para as variáveis categóricas e foram estimadas as prevalências das desordens de linguagem autorreferidas. Para verificar a presença de diferenças estatisticamente significativas, foi utilizado χ22. MacKay DG, James LE. Sequencing, speech production, and selective effects of aging on phonological and morphological speech errors. Psychol Aging 2004;19(1):93-107., considerando nível de significância 5% (p≤0,05).

RESULTADOS:

O déficit de comunicação foi referido por 8,18% das idosas. Foram relatadas dificuldades de inteligibilidade (6,92%); compreensão oral (10,69%); acesso ao léxico (10,69%); e memória recente (38,36%). No domínio de leitura e escrita, referiram dificuldade 5,66% e 6,92%, respectivamente. Entre os analfabetos, 20% relataram dificuldades de comunicação, enquanto os alfabetizados, 8,44%. Observou-se associação entre dificuldade de comunicação e perda auditiva autorreferida (p=0,03). Não se observou tal associação com as morbidades mais prevalentes.

CONCLUSÕES:

Considerando a diversidade de alterações na linguagem dessa população, são necessários mais estudos que avaliem se há mudanças decorrentes do processo de envelhecimento e como estas se caracterizam, para que se possa discutir possibilidades de prevenção.

Envelhecimento; Perfil de Saúde; Saúde Pública; Transtornos da Comunicação


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com