Acessibilidade / Reportar erro

Complexidade assistencial de idosos hospitalizados e sua relação com características sociodemográficas e de independência funcional

Resumo

Objetivos:

Investigar a relação entre a complexidade assistencial de pessoas idosas hospitalizados e características sociodemográficas e de independência funcional.

Método:

Trata-se de estudo quantitativo de caráter transversal e descritivo realizado na clínica médica e na clínica cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para isso foram avaliadas 382 pessoas idosas por meio de inventário sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental, Índice de Independência para as Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) (Katz) e o Método Interdisciplinary Medicine Instrument.

Resultados:

A complexidade assistencial dos participantes esteve associada ao sexo feminino (p=0,003), não ter companheiro (p=0,003), possuir menor renda (p=0,022), declínio cognitivo (p<0,001) e dependência para as ABVD (p<0,001). No modelo de regressão logística múltipla permaneceram associadas à complexidade assistencial as variáveis: sexo feminino (OR=1,76; p=0,018), dependência em uma ou mais atividades de vida diária (OR=1,26; p<0,001) e declínio cognitivo (OR=3,31; p<0,001).

Conclusão:

A complexidade assistencial de idosos hospitalizados, por se associar a limitações nas ABVD e ao declínio cognitivo, requer ações da equipe interprofissional para reabilitação, integração dos cuidados de longa duração e planejamento dos recursos assistenciais ao paciente idoso. Assim, torna-se necessário a adoção de serviços integrados à atenção domiciliária e às redes de atenção à pessoa idosa, de modo a qualificar a assistência pós-alta hospitalar e promover a saúde da população idosa hospitalizada.

Palavras-chaves:
Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Assistência Hospitalar; Saúde do Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com