Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de enfrentamento adotadas por pessoas idosas com HIV

Resumo

Objetivo

desvelar as estratégias de enfrentamento adotadas pelas pessoas idosas no percurso de suas vidas para superar as dificuldades vivenciadas pela condição de ser uma pessoa com HIV.

Métodos

Estudo qualitativo pautado no método história oral. Participaram seis idosos com HIV de um município da grande mesorregião oeste catarinense. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista em profundidade no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e no domicílio das pessoas idosas. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática.

Resultados

As estratégias de enfrentamentos adotadas estiveram centradas no apoio dos profissionais de saúde (rede formal) e por parte da família e amigos (rede informal). Alguns adotam o sigilo do diagnóstico como modo de enfrentar os atos discriminatórios e de preconceito, já a espiritualidade fortaleceu a resiliência e a fé no tratamento e na recuperação.

Conclusão

As estratégias de enfrentamento adotadas pelas pessoas idosas contribuíram para um viver mais adaptado a essa realidade, com menor sofrimento e maior resiliência.

Palavras-Chave:
Idoso; Vírus da Imunodeficiência Humana; Estratégias de Enfrentamento; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com