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Influência da escolaridade de idosas nos ganhos de função executiva após treino de dupla tarefa

Resumo

Objetivo

Investigar a influência da escolaridade nos ganhos de função executiva após o treinamento com dupla tarefa (DT).

Método

Estudo exploratório realizado com 31 idosas, com escolaridade ≥3 anos e sem alterações das funções cognitivas rastreadas pelo Miniexame do Estado Mental (MEEM). As participantes foram distribuídas em dois grupos a partir do critério escolaridade, sendo o Grupo 1 com escolaridade de três a sete anos (n=17) e o Grupo 2 com escolaridade igual e superior a oito anos (n=14). Foram avaliadas as funções executivas antes e após o treinamento através dos testes Stroop, Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (ACE-R) e Trilhas B. O protocolo de intervenção consistiu em três sessões semanais, duração de 50 minutos cada, com a realização de atividades de DT cognitiva e motora, associadas à caminhada, por 12 semanas.

Resultados

A ANOVA indicou que o treinamento de DT melhorou significativamente o desempenho nos testes Stroop (F=5,95; p=0,02) e ACE-R (F=18,33; p<0,0001), independentemente da escolaridade. Foi verificado efeito do grupo nos testes ACE-R (F=14,65; p<0,001) e Trilhas B (F=18,74; p<0,001). Em nenhum dos testes analisados, foi observado efeito da interação grupo x tempo (0,04<F<2,14; 0,15<p<0,95).

Conclusão

O treinamento de DT pode melhorar significativamente a função executiva de idosas, independente do nível de escolaridade, podendo ser utilizado na prática clínica como uma proposta de intervenção, visando o ganho de função executiva.

Palavras-Chave:
Função Executiva; Saúde do Idoso; Escolaridade; Treinamento de dupla tarefa

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