Resumo
Objetivo:
analisar uma proposta de plano de ação elaborada por enfermeiros para o enfrentamento das dificuldades no processo de cuidar do idoso. Assim, o objeto do estudo são as dificuldades que os cuidadores familiares encontram em relação ao acesso aos serviços, aos recursos materiais e rede de suporte para atender às necessidades de atenção ao idoso conforme disposto nas políticas públicas do país.
Método:
foi utilizada a metodologia da pesquisa participativa e análise de conteúdo proposta por Bardin. O cenário foi um serviço de Geriatria de um Hospital Universitário. O grupo de copesquisadores incluiu oito enfermeiros e 12 cuidadores de idosos com demência.
Resultados:
da análise emergiram as seguintes categorias: contradições e propostas de trabalho. A categoria: as contradições revelam reflexões sobre a diferença entre o que deveria ser o cuidado ao idoso e as desconformidades no cuidado e as condições precárias dos serviços de saúde. Essa situação propicia sobrecarga do cuidador. As propostas de trabalho remetem-se às estratégias utilizadas pelos enfermeiros quando estabelecem uma relação de ajuda aos cuidadores familiares para o enfrentamento das dificuldades relacionadas ao cuidado ao idoso.
Conclusão:
os enfermeiros reconhecem que são profissionais capazes de acolher, de escutar e de gerenciar demandas dos cuidadores familiares de idosos, logo, a promoção da saúde do idoso e dos cuidadores, prepara o familiar do paciente para os cuidados no domicílio e para enfrentar as dificuldades vivenciadas no cuidado ao idoso.
Palavras-chave:
Cuidadores; Serviços de Saúde; Condições Sociais