Acessibilidade / Reportar erro

A necessidade de cuidados paliativos para paciente com doenças crônicas: diagnóstico situacional em um hospital universitário

Resumo

Objetivo:

realizar o diagnóstico situacional da população internada com Doença Crônica não Transmissível (DNCT) com potencial a receber os cuidados paliativos em um hospital universitário.

Método:

estudo quantitativo com análise documental. As análises foram categorizadas por meio das variáveis: diagnóstico de base, idade, sexo, reinternação e escore na Palliative Performance Scale (PPS) ou Escala parcial de cuidados paliativos.

Resultados:

em dois meses de pesquisa dentre os 631 pacientes internados, foram identificados 198 com potencial para receber os cuidados paliativos; 113 (57,1%) eram idosos; o câncer foi a doença que apresentou maior incidência dentre os pesquisados, com 95 casos, sendo mais recorrente no grupo dos idosos, 52 casos (62,1%). Da mesma forma, múltiplas internações foram mais predominantes na população idosa, sendo que os pacientes com o diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) tiveram as internações mais longas.

Conclusão:

O diagnóstico situacional desenvolvido afirmou sua relevância ao apontar um grupo de pacientes, em sua maioria de idosos, que pode estar sendo negligenciado em relação aos direitos de receber os cuidados paliativos e melhorar a qualidade de sua morte.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Cuidados Paliativos; Diagnóstico da Situação de Saúde; Doenças Crônicas; Diagnóstico Situacional

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com