Acessibilidade / Reportar erro

Estética e felicidade na percepção de idosas usuárias de produtos de beleza

Resumo

Objetivo

identificar as relações entre estética e felicidade na percepção de idosas usuárias de produtos de beleza.

Método

Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevista semiestruturada, com 21 mulheres de idade ≥ 60 anos. As informações foram sintetizadas de acordo com a análise temática de conteúdo de Bardin.

Resultados

As participantes mencionaram que há conexões entre estética e felicidade, concebendo-as como beleza interior, geradoras de bem-estar subjetivo. Consideraram a beleza interior mais significativa que a exterior, que é voltada à estética corporal, facial e capilar, mas sem exageros estéticos, já que o cuidado da imagem corporal com a estética exterior é um caminho, um meio de inserção social e busca de uma felicidade mais duradoura.

Conclusão

é necessário um equilíbrio entre beleza interior e exterior para alcançar a felicidade, porém com preponderância da estética da existência, da estética interior, que gera mais felicidade por pautar-se no autoconhecimento, no domínio de si, na autonomia, na realização pessoal e social.

Palavras-Chave:
Mulheres; Estética; Felicidade; Saúde dos Idosos

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com