Acessibilidade / Reportar erro

O apoio social e a intenção de rotatividade de pessoal: o papel mediador do conflito trabalho-família

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo é investigar o impacto do apoio social no trabalho (AST) e do apoio social familiar (ASF) na intenção de rotatividade de pessoal (IR) por meio de ambas as formas de conflito trabalho-família (CTF), a saber, trabalho interferindo na família (TIF) e família interferindo no trabalho (FIT).

Referencial teórico

O estudo está fundamentado na teoria da troca social (Blau, 1964); no modelo de demanda-controle-apoio do trabalho (Johnson & Hall 1988); na teoria da avaliação cognitiva (Lazarus & Folkman, 1984); e na teoria da conservação de recursos (Hobfoll, 1989).

Metodologia

O estudo utilizou um desenho de pesquisa transversal. As escalas de medição multi-item foram desenvolvidas com base em estudos anteriores para projetar questionários de pesquisa. A análise foi realizada por meio de 277 respostas de funcionários que trabalham em diferentes governos e empresas privadas na região Ocidental da Arábia Saudita. As hipóteses foram testadas usando o SmartPLS3.

Resultados

A pesquisa descobriu que o AST e o ASF predizem significativamente a IR – e que tanto o TIF quanto o FIT medeiam parcialmente as relações AST-IR e ASF-IR. Os resultados mostram que o apoio por parte tanto dos domínios da família quanto do trabalho tem uma relação recíproca e desempenham papéis importantes na redução do conflito trabalho-família, com seu impacto final e desejável na rotatividade.

Implicações práticas e sociais da pesquisa

A gestão deve criar um ambiente de apoio para os funcionários no local de trabalho e garantir políticas favoráveis à família, a fim de que os funcionários possam minimizar o conflito trabalho-família. O estudo indica que os familiares têm papel crucial na redução do estresse associado ao domínio do trabalho. Portanto, todos devem estender o apoio aos membros da família que trabalham.

Contribuições

Esta é uma tentativa pioneira de investigar as implicações de AST e ASF em ambos os tipos de CTF (ou seja, TIF e FIT) e seu efeito final em IR.

Palavras-chave
Apoio social no trabalho; Apoio social familiar; Intenção de rotatividade; Conflito trabalho-família; Arábia Saudita

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br