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Diferença de Gênero na Percepção de Culpa no Boicote de Consumidores

Diferencia de Género en la Percepción de la Culpa en el Boicot de Consumidores

RESUMO

Estudos no Brasil sobre boicote de consumidores ainda apresentam lacunas, inclusive teóricas. O objetivo deste artigo é apresentar a diferença significativa entre a percepção de culpa das mulheres em relação aos homens em um caso específico de uma empresa multinacional que comercializa produtos no Brasil. Para isso, validou-se a escala de motivações para o boicote (KLEIN, SMITH, JOHN, 2004KLEIN, J. G.; SMITH, N. C.; JOHN, A. Why we boycott: consumer motivations for boicott participation. Journal of Marketing, Binghamton, v. 68, n. 3, p. 92-109, July 2004.) a partir de 281 respondentes de duas instituições de ensino superior no estado do Rio de Janeiro e verificou-se, por meio de uma regressão, a diferença entre os sexos a partir de um dos fatores da validação da escala (percepção de culpa). Os resultados demonstram que dos quatro fatores encontrados na análise fatorial, apenas o fator “Percepção de culpa” mostrou-se significativo na diferença das médias entre homens e mulheres (p < 0,002). Isso significa compreender que mulheres se sentem mais culpadas que homens no que diz respeito às motivações para boicote na amostra utilizada neste estudo. Esse resultado demonstra a relevância deste artigo para a área de Marketing. Além disso, alguns desdobramentos históricos, antropológicos e psicológicos são apresentados no final do artigo. Entender a culpa e a relação com a construção social da mulher mostrou-se um desdobramento necessário para dar robustez aos resultados empíricos encontrados nesta investigação.

Palavras-chave:
Boicote de consumidores; Gênero; Motivações para o boicote

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