Acessibilidade / Reportar erro

A divulgação voluntária no contexto da convergência às Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil

Resumo

Objetivo:

Verificar a influência do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade na divulgação voluntária de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa.

Metodologia:

Foi concebida uma métrica de divulgação voluntária, sendo coletadas as informações em uma amostra aleatória de 66 empresas com registro ativo na BM&FBovespa durante o período de 2005 a 2012. Para o teste de hipótese utilizou-se regressão com dados em painel de efeitos aleatórios.

Resultados:

A convergência às Normas Internacionais de Contabilidade apresenta-se como um fator exógeno que afetou positiva e significativamente a divulgação voluntária no período analisado. Essa constatação está em linha com o racional de complementariedade entre a divulgação obrigatória e a divulgação voluntária.

Contribuições:

O estudo apresenta uma nova métrica para mensuração do nível de divulgação voluntária, com potencial de compreender a natureza da relação entre ela e a divulgação obrigatória. No contexto do mercado de capitais brasileiro, regido pelo modelo stakeholder, o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade induziu um aumento da qualidade da informação voluntária.

Palavras-chave:
Divulgação voluntária; divulgação obrigatória; Normas Internacionais de Contabilidade

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br