Acessibilidade / Reportar erro

A dimensão ambiental no contexto da estratégia de operações de montadoras do ABC paulista

Resumo

Objetivo:

O objetivo do artigo é analisar a inserção da dimensão ambiental na estratégia de operações de três montadoras do ABC paulista e como ela pode impactar o desempenho competitivo da área de operações.

Metodologia:

Estudo de caso múltiplo descritivo e exploratório.

Resultados:

Há um alinhamento entre as empresas, no que se refere aos indicadores de desempenho da dimensão ambiental e às prioridades competitivas. Observou-se uma preocupação ao aspecto social da sustentabilidade. As empresas estão projetando sistemas produtivos socialmente mais justos, em que a segurança do trabalho e a saúde ocupacional são vistas como um aspecto estratégico que contribuem para desempenho competitivo da área de operações.

Contribuições:

Uma contribuição sob o ponto de vista teórico, é a proposição de um modelo conceitual que visa preencher uma lacuna na literatura sobre a falta de alinhamento entre as teorias de estratégia de operações e de gestão ambiental, o que pode, por sua vez, dificultar ou mesmo subestimar o entendimento do papel da área de operações na busca da vantagem competitiva.

Palavras-chave:
Estratégia de operações; prioridades competitivas; dimensão ambiental; indústria automobilística; indicadores de desempenho

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br