Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 12, Número: 36, Publicado: 2010
  • Abordagem Exploratória do Emprego das Técnicas de Análise de Regressão e Análise Conjunta em Estudos do Comportamento do Consumidor Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade

    Gouvêa, Maria Aparecida; Prearo, Leandro Campi; Romeiro, Maria do Carmo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas as técnicas de análise de regressão e análise conjunta, duas técnicas com grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo desse trabalho a análise da adequação do emprego destas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e a aferição do nível de acerto no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação destas técnicas classificadas na categoria de investigação de dependência entre variáveis.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo forma parte de un amplio estudio que evalúa la adecuación del uso de técnicas estadísticas multivariantes en las tesis y disertaciones de algunas instituciones de educación superior en el área del marketing, en lo referente a la temática del comportamiento del consumidor entre 1997 y 2006. Este artículo trata de las técnicas de análisis de regresión y de análisis conjunto, dos técnicas con gran potencial de uso en estudios de marketing. Este trabajo tuvo como objetivo analizar si el uso de estas técnicas se ajustaba a las necesidades de los problemas de investigación que surgen en las tesis y disertaciones, y evaluar el grado de acierto en la observancia de sus premisas. En general, los resultados señalan la necesidad de intensificar el comprometimiento de los investigadores en la verificación de todos los preceptos teóricos de aplicación de estas técnicas clasificadas en la categoría de investigación de dependencia entre variables.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is part of a large study to assess the adequacy of the use of multivariate statistical techniques in theses and dissertations of some higher education institutions in the area of marketing with theme of consumer behavior from 1997 to 2006. The regression and conjoint analysis are focused on in this paper, two techniques with great potential of use in marketing studies. The objective of this study was to analyze whether the employment of these techniques suits the needs of the research problem presented in as well as to evaluate the level of success in meeting their premisses. Overall, the results suggest the need for more involvement of researchers in the verification of all the theoretical precepts of application of the techniques classified in the category of investigation of dependence among variables.
  • O Estrategista da Micro, Pequena e Média Empresa Privada Brasileira Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Fontes Filho, Joaquim Rubens; Nunes, Geraldo Sant Anna

    Resumo em Português:

    RESUMO A importância das micro, pequenas e médias empresas brasileiras (MPME) para o desenvolvimento econômico e geração de empregos não tem encontrado paralelo no que tange à produção de teorias no campo da estratégia, consideradas as limitações da capacidade de ação das MPMEs e das idiossincrasias de seus líderes. Este artigo busca contribuir para a compreensão dos processos de formação das estratégias nessas empresas segundo a natureza do pensamento estratégico dos líderes-estrategistas e com base no comportamento declarado, adotando como referência a taxonomia das estratégias genéricas e dos processos cognitivos de tomada de decisão e pensamento estratégico. Tem como objetivo propor uma tipologia que permita compreender a natureza do pensamento estratégico desses gestores, identificando suas principais dimensões características e propondo instrumento que permita sua categorização e comparação. A aplicação de survey com amostra intencional formada por 70 estrategistas permitiu o uso de análise fatorial para construção das categorias e escala, e a observação que, no universo de estrategistas pesquisados no que tange a sua forma de pensar, a intuição é perspectiva complementar, não predominante, o caráter coletivo é acentuado na formação das estratégias, bem como a valorização do formalismo e a crença na importância de planejar e registrar as intenções.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La importancia de las micro, pequeñas y medianas empresas (MPME) para el desarrollo económico y la creación de empleo no ha encontrado paralelo en lo que se refiere a la producción de teorías en el campo de la estrategia, teniendo en cuenta las limitaciones de la capacidad de acción de las MPMEs y las idiosincrasias de sus líderes. Este artículo busca contribuir a la comprensión de los procesos de formación de las estrategias en estas empresas, según la naturaleza del pensamiento estratégico de los líderes estrategas con base en el comportamiento declarado, adoptando como referencia la taxonomía de las estrategias genéricas y de los procesos cognitivos de toma de decisión y pensamiento estratégico. Tiene como objetivo proponer una tipología que permita comprender la naturaleza del pensamiento estratégico de estos gestores, identificar sus principales dimensiones características y proponer instrumentos que permitan su categorización y comparación. La aplicación de survey con muestreo intencional formado por 70 estrategas permitió el uso del análisis factorial para construir las categorías y la escala y para observar que, en el universo de los estrategas investigados en lo referente a su forma de pensar, la intuición es perspectiva complementaria, no predominante, el carácter colectivo se acentúa en la formación de las estrategias, así como la valorización del formalismo y la convicción de la importancia de planificar y registrar las intenciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The importance of micro, small and medium size companies (MSMC) to the economical development and job creation in the country hasn’t found parallel with respect to the production of theories in the strategy field, even considering the limited capacity of action of the MSMCs and the idiosyncrasies of their leaders. This article seeks to contribute to the understanding of the strategy formation processes in these companies by the nature of the strategic thinking of their strategists, having as reference the taxonomy of generic strategies and the cognitive processes of decision making and strategic thinking. It aims at proposing a typology to comprehend the nature of strategic thinking of these managers, identifying their main characteristics dimensions and proposing an instrument that allows its categorization and comparison. The application of a survey with an intentional sample composed by 70 strategists allowed the use of factor analysis for the construction of categories and scale, and the observation that, in the universe of the surveyed strategists in regard to their way of thinking, intuition is complementary, not dominant, the collective character is intense in the strategy formation process as well as the appreciation of formalism and belief of the importance of planning and registering their intentions.
  • Fundos de Investimento Brasileiros: a influência dos momentos superiores na avaliação de desempenho Área Temática: Finanças E Economia

    Milani, Bruno; Ceretta, Paulo Sérgio; Barba, Fernanda Galvão de; Casarin, Fernando

    Resumo em Português:

    RESUMO A indústria de fundos de investimento desempenha importante papel na captação e alocação de recursos no mercado brasileiro. Sua importância aumentou consideravelmente após a abertura econômica do país, bem como o número de fundos e o montante de recursos por eles administrado. Os principais modelos de mensuração de performance de portfólios estão atrelados ao pressuposto da normalidade das distribuições de retornos e à relação entre o primeiro e o segundo momento, como é o caso do tradicional modelo CAPM. Contudo, a normalidade nem sempre é verificada e a inclusão de momentos superiores no modelo de precificação pode ser interessante para captar os efeitos da assimetria e curtose sistemáticas. No presente artigo, as variáveis co-assimetria e co-curtose são adicionadas ao modelo CAPM. Por meio do método de mínimos quadrados ordinários, são estimadas diversas regressões, aplicadas ao contexto do mercado brasileiro de fundos de investimento. Os resultados apontam que a inclusão dos momentos superiores, no contexto nacional, não é de grande relevância para a melhoria do modelo. Para validar o estudo, duas sub-amostras alternativas foram formadas, nas quais os resultados mantêm-se os mesmos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La industria de fondos de inversión desempeña importante papel en la captación y asignación de recursos en el mercado brasileño. Su importancia aumentó considerablemente después de la apertura económica del país, así como el número de fondos y el monto de los recursos que ellos administran. Los principales modelos que miden la rentabilidad de los portfolios están asociados con la presuposición de la normalidad de las distribuciones del retorno y con la relación entre el primero y el segundo momento, como es el caso del tradicional modelo CAPM. Sin embargo, la normalidad no siempre se realiza y la inclusión de momentos superiores en el modelo de fijación de precios puede ser interesante para captar los efectos de asimetría y curtosis sistemáticas. En este artículo las variables de coasimetría y cocurtosis se agregan al modelo CAPM. Por medio del método de mínimos cuadrados ordinarios se calculan diversas regresiones, aplicadas al contexto del mercado brasileño de fondos de inversión. Los resultados indican que la inclusión de los momentos superiores, en el contexto nacional, no es de gran relevancia para mejorar el modelo. Para validar el estudio se formaron dos submuestras alternativas en las que se mantuvieron los mismos resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The mutual fund industry plays an important role in picking up and allocating resources in the Brazilian market. Its importance increased significantly after the country’s economic opening, as well as the number of funds an it’s amount of resources under management. The main models of portfolio’s performance evaluation are conditioned to the assumption of normality of returns distribution and the relation between the first and the second moment, like the traditional CAPM model. But, the normality is not always observed and the inclusion of superior moments in the model may be interesting to catch the systematic skewness and kurtosis effect. In the present article, the co-skewness and co-kurtosis variables are added to the CAPM model. Several regressions are estimated by the ordinary least squares method, applied into the Brazilian mutual fund context. The results point out that the addition of superior moments in the national context, is not very relevant. In order to validate the study, two alternative sub-samples were made, in which the results kept the same.
  • Análise do Gerenciamento de Resultados e o Rodízio de Firmas de Auditoria nas Empresas de Capital Aberto Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Silva, Júlio Orestes da; Bezerra, Francisco Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Os auditores independentes têm função de atestar as demonstrações contábeis, de modo a atender com a fidedignidade da situação financeira e econômica da empresa. Assim acredita-se que a troca da firma de auditoria contribui para o aumento da independência entre o relacionamento da auditoria e do cliente, que se pode desgastar durante o tempo. Espera-se que o novo auditor seja severo em relação à prática do Gerenciamento de Resultados (GR) e, como consequência, ocorra um menor nível de gerenciamento de resultados. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar se o rodízio de auditoria influencia no gerenciamento de resultados das empresas de capital aberto dos setores econômicos da Bovespa, utilizando o modelo de Kang e Sivaramakrishnan (1995). Tem-se, como hipótese, que no ano da troca da firma de auditoria o gerenciamento de resultados tende a diminuir e que nos anos subsequentes tende a aumentar. A pesquisa foi realizada nos dados das três empresas com maior ativo de cada setor econômico, que possuem papéis negociados na Bovespa no exercício de 2008, excluindo o setor financeiro. Desta forma, a pesquisa se caracteriza como descritiva e documental com abordagem quantitativa. Os resultados evidenciam que a troca de firma de auditoria não está diretamente relacionada à diminuição do gerenciamento de resultados. Alguns setores apresentam uma tendência para tal, porém, não se pode aceitar as hipóteses em sua totalidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los auditores independientes tienen la función de certificar los estados financieros con el fin de atender fehacientemente la situación financiera y económica de la empresa. Así, se cree que el cambio de la firma de auditoría contribuye a aumentar la independencia de la vinculación entre auditoría y cliente, que se puede debilitar con el tiempo. Se espera que el nuevo auditor sea estricto con relación a la práctica de la gestión por resultados (GR) y que, como consecuencia haya un menor grado de gestión por resultados. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo verificar si la alternancia de auditores influye en la gestión por resultados de las empresas de capital abierto de los sectores económicos de la Bovespa, utilizando el modelo de Kang y Sivaramakrishnan (1995). Se ha formulado la hipótesis de que en el año del cambio de la firma de auditoría, la gestión por resultados tiende a disminuir y en los años subsiguientes tiende a aumentar. La investigación se realizó con los datos de tres empresas con más activos en cada sector económico que poseen papeles negociados en la Bovespa en el ejercicio 2008, excluyendo el sector financiero. Así, la investigación se caracteriza por ser descriptiva y documental con enfoque cuantitativo. Los resultados muestran que el cambio de la firma de auditoría no está directamente relacionado con la disminución de la gestión por resultados. Algunos sectores tienen una tendencia a hacerlo, sin embargo, no se pueden aceptar las hipótesis en su totalidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The job of Independent auditors is to certify the financial statements in order to demonstrate the real of financial and economic situation of the company. Thus it is believed that the change of accounting firm contributes to the independence increase of the relationship between the audit and the client that can be worn out during the time. It is expected that the new auditor be severe in the practice of earnings management and, consequently, a lower level of earnings management occur. In this sense, the objective of this research is to verify if the rotation of audit influences the earnings management of companies traded in all Bovespa´s economic sector, using the model of Kang and Sivaramakrishnan (1995). The work presents the hypothesis that in the year of change of Independent auditors the earnings management tends to fall and in subsequent years it tends to increase. The survey was conducted using the data of three companies with great asset of each economic sector which have traded at Bovespa in fiscal year of 2008, excluding the financial sector. Thus, the research is characterized as descriptive, documentary with a quantitative approach. The results show that the change of audit firm is not directly related to the decrease in earnings management. Some sectors have a tendency to do so, however, the assumptions cannot be accepted entirely.
  • Valores Pessoais como Base para Segmentação Estratégica: um estudo com profissionais paulistas Área Temática: Marketing

    Giraldi, Janaina de Moura Engracia; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma importante base de segmentação para as empresas, bem como os valores pessoais dos consumidores, são pontos a serem investigados no presente artigo. Para a realização de tal investigação foi utilizada uma pesquisa descritiva, com o método transversal simples de levantamento de campo em uma amostra de executivos paulistas, considerados potenciais compradores de produtos de alto valor agregado e inovações. Foi efetuada uma análise fatorial exploratória para reduzir a escala de valores utilizada e uma análise de cluster para identificar grupos de executivos, de acordo com a importância atribuída aos valores pessoais. Em conclusão, verificou-se que houve uma similaridade entre as três dimensões de valores pessoais encontradas, nomeadas como Civilidade (preocupação em ter uma boa conduta perante a sociedade, de acordo com as regras sociais de interação), Auto-direção (aspectos intelectuais e orientação prática nas condutas) e Conformidade (restrição de ações, inclinações e impulsos, que seriam prováveis de aborrecer ou prejudicar os outros e violar as expectativas) e aquelas observadas na teoria sobre valores pessoais instrumentais de Rokeach. Além disso, foram identificados três grupos de executivos (“grupo da boa conduta”, “grupo da pouca restrição de ações” e “grupo da grande restrição de ações”). As diferenças atribuídas à importância dos valores pessoais, aqui representados pelas dimensões Civilidade, Auto-Direção e Conformidade, podem levar a diferentes comportamentos de compra e preferências por produtos. A partir dos resultados da presente pesquisa, as empresas poderiam adaptar suas ofertas atuais e de novos produtos, bem como suas comunicações, para melhor atender a esses segmentos de executivos paulistas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Una importante base de segmentación para las empresas, como también los valores personales de los consumidores, son los temas investigados en el presente artículo. Para realizar el referido estudio se utilizó una investigación descriptiva con método transversal simple de recolección de datos en campo en una muestra de ejecutivos de Sao Paulo, considerados como potenciales compradores de productos del alto valor agregado y de innovaciones. Se realizó un análisis factorial exploratorio para reducir la escala de valores utilizada y un análisis de cluster para identificar grupos de ejecutivos, de acuerdo con la importancia atribuida a los valores personales. En conclusión, se comprobó que había una similitud entre las tres dimensiones de valores personales encontradas y denominadas: Civilidad (la preocupación por tener una buena conducta ante la sociedad, de acuerdo con las normas de interacción social), Autodirección (los aspectos intelectuales y la orientación práctica en la conducta) y Conformidad (la restricción de acciones, inclinaciones e impulsos, que tienen la posibilidad de molestar o perjudicar a los demás y violar las expectativas) y las observadas en la teoría sobre valores personales instrumentales de Rokeach. Se identificaron además tres grupos de ejecutivos (“grupo de la buena conducta”, “grupo de poca restricción de acciones” y “grupo de gran restricción de acciones”). Las diferencias atribuidas a la importancia de los valores personales, representados aquí por las dimensiones Civilidad, Autodirección y Conformidad, pueden conducir a diferentes comportamientos de compra y de preferencias por productos. A partir de los resultados de la presente investigación, las empresas podrían adaptar sus ofertas actuales y de nuevos productos, así como sus comunicaciones, para atender mejor a estos segmentos de ejecutivos de Sao Paulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT An important segmentation basis used by firms is related to consumers’ personal values which are investigated in this study. It was used a descriptive research with the survey method of data collection in a sample of executives from Sao Paulo who are considered to be potential buyers of high value and innovative goods. An exploratory factor analysis was employed in order to reduce the values scale used and a cluster analysis was performed to identify the groups of executives according to the importance attached to different personal values. Concluding, it was observed that there was a similarity among the three personal values dimensions, named as Civility (concerns about having a good conduct before society according to social rules of interaction), Self-Direction (intellectual aspects and practical orientation in their conducts) and Conformity (restriction of actions, inclinations and impulses, that are likely to harm others and would violate expectations) and the ones reported in the theory Rokeach’s theory about instrumental personal values. Furthermore, three groups of executives were identified (good conduct group, low restriction group and high restriction group). The differences observed in the importance of personal values here presented by the dimensions called Civility, Self-Direction and Conformity can lead to different buying behaviors and product preferences. From the results found in this study, the companies could adapt their current and new products offers, as well as their communication, in order to better serve these segments of executives from Sao Paulo.
  • Proposta de um Modelo Conceitual de Valor de Marca na Nova Lógica de Serviços Área Temática: Marketing

    Gonçalves, Livia Castro D'Avila; Garrido, Ivan Lapuente; Damacena, Cláudio

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo sobre valor de marca é considerado um dos pontos centrais da gestão estratégica de marketing (WEBSTER JUNIOR, 2005). Muita ênfase tem sido dada aos estudos deste tema em relação aos serviços, por apresentarem características que os diferenciam dos produtos (BERRY, 2000). Além disso, Vargo e Lusch (2004a) propõem uma nova forma de estudar os serviços, inspirado no deslocamento de uma lógica em que os bens tangíveis são o ponto central para uma lógica na qual os aspectos intangíveis e a interação com o consumidor são centrais (Nova Lógica Dominante de Serviços). Nessa proposta, a marca é um ponto esquecido pelos autores, apesar de sua reconhecida relevância (BRODIE; GLYNN; LITTLE, 2006). O objetivo deste artigo é propor um modelo conceitual de antecedentes do valor de marca em serviços nessa nova abordagem. Por meio de uma pesquisa exploratória, é apresentada uma revisão teórica sobre valor de marca e sobre os elementos desta nova lógica dominante. Um conjunto de antecedentes do valor de marca nesse contexto é proposto, com base no modelo de Berry (2000), mantendo os elementos indicados pelo autor (Marca apresentada pela empresa, Comunicação externa, e Experiência do consumidor com a empresa), e indicando a inclusão dos elementos Personalidade de marca e Co-criação. Como resultado, o estudo oferece um modelo que pode servir de base para uma nova perspectiva de gestão e de pesquisas sobre valor de marca em serviços.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio sobre el valor de la marca es considerado uno de los puntos centrales de la gestión estratégica de marketing (Webster, 2005). Se ha dado gran énfasis a los estudios de este tema en relación con los servicios, por presentar características que los diferencian de los productos (Berry, 2000). Además, Vargo y Lusch (2004a) proponen una nueva forma de estudiar los servicios, inspirada en el desplazamiento de una lógica en cuyo centro están los bienes tangibles, hacia una lógica que tiene como centro los aspectos intangibles y la interacción con el consumidor (Nueva Lógica Dominante de Los Servicios). En esta propuesta la marca es un tema omitido por los autores, a pesar de su reconocida relevancia (Brodie, Glynn, Little, 2006). Este artículo tiene como objetivo proponer un modelo conceptual de antecedentes del valor de la marca en servicios en este nuevo enfoque. Mediante una investigación exploratoria se presenta una revisión teórica sobre el valor de la marca y sobre los elementos de esta nueva lógica dominante. En este contexto se propone un conjunto de antecedentes del valor de la marca basado en el modelo de Berry (2000), manteniendo los elementos indicados por el autor (Marca presentada por la empresa, Comunicación externa y Experiencia del consumidor con la empresa), e indicando la inclusión de los elementos Personalidad de marca y Co creación. Como resultado el estudio ofrece un modelo que puede servir de base para una nueva perspectiva de gestión y de investigación sobre el valor de la marca en los servicios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study about brand value and brand equity is considered one of the main topics in the strategic management of marketing (Webster, 2005). Much emphasis has been given to studies about this subject in relation to services, for presenting characteristics which distinguish them from products (Berry, 2000). Besides that, Vargo and Lusch (2004a) propose a new way of studying services, inspired by the transfer of a logic where tangible goods are the central topic, to a logic in which the intangible aspects and the interaction with the consumer are central (Service-Dominant Logic). In this proposal, brand is a topic forgotten by the authors, in spite of its recognized relevance (Brode, Glynn, Little, 2006). The objective of this article is to propose a conceptual model of brand value antecedents in services under this new approach. Following an exploratory approach a theoretical review is presented about brand equity and the elements of this new dominant logic. A set of antecedents of brand equity is proposed in this context, based on the model of Berry (2000), considering to keep the elements already identified by the author (brand presented by the company, external communication and consumers experience with a company), and indicating the inclusion of the elements Brand Personality and Co-creation. As the result, the study offers a model that can be the base for a new perspective in management and research in services brand equity.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br