Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 14, Número: 43, Publicado: 2012
  • A Interação entre Mecanismos Internos e Externos da Governança como Propulsor na Criação de Valor: um estudo internacional Área Temática: Finanças E Economia

    Reyna, Juan Manuel San Martin

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho analisa a influência de mecanismos internos de governança corporativa - a concentração de propriedade, o conselho de administração e a dívida - sobre a criação de valor, e se esses mecanismos estão condicionados pelo ambiente institucional. Com base em uma amostra de 765 empresas pertencentes aos sete países da União Europeia ao longo de um período de quatro anos (2000-2003), encontramos evidências de que a criação de valor tende a aumentar à medida que a propriedade é concentrada, aumentando a proteção jurídica para os investidores e reduzindo os níveis de endividamento, bem como o tamanho do conselho de administração. Conforme antes exposto, na tentativa de analisar o efeito conjunto do quadro institucional e de governança corporativa, encontramos evidências de que esta relação entre a criação de valor e mecanismos de controle interno é influenciada pelo quadro legal, contrastando com o efeito de substituição entre mecanismos. Além disso, nossos resultados mostram que o efeito desses mecanismos de governança sobre o resultado é maior quando são eliminados os ajustes por rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo analiza la influencia de mecanismos internos de gobierno de la empresa -concentración de propiedad, el consejo de administración y la deuda- sobre la creación de valor, y si estos mecanismos se encuentran condicionados por el entorno institucional. Basados en una muestra de 765 empresas pertenecientes a siete países de la Unión Europea, durante un periodo de cuatro años (2000-2003), encontramos evidencia de que la creación de valor tiende a aumentar a medida que se concentra la propiedad, se incrementa la protección legal con la que cuentan los inversores y disminuyen los niveles de endeudamiento, así como el tamaño del consejo de administración. Derivado de lo anterior, en un intento de analizar el efecto conjunto del marco institucional y el gobierno de la empresa, encontramos evidencia de que esta relación entre creación de valor y mecanismos internos de control se encuentra influenciada por el marco legal, contrastándose un efecto sustitución entre mecanismos. Asimismo, nuestros resultados muestran que el efecto de estos mecanismos de gobierno sobre el resultado es mayor cuando se eliminan los ajustes por devengo del mismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper studies the influence of internal corporate governance mechanisms - ownership concentration, board of directors, and indebtedness - on firm performance, and if such mechanisms depend on institutional frameworks. Based on a sample of 765 companies from seven countries of the European Union over a four-year period (2000-2003), we found that firm performance tends to increase as ownership is concentrated, protection to investors gets stronger, and indebtedness levels decrease, as well as the size of the board of directors. Moreover, in order to analyze the joint effect of the institutional framework and the mechanism of government, we found evidence that the legal protection offered to investors in each country determines the use of internal governance mechanisms. Also, our findings show that the estimated impact of corporate governance variables on firm performance more than doubles when discretionary accruals are eliminated from measured profitability.
  • Impacto do Nível de Evidenciação de Informações Contábeis sobre a Precificação de Ações no Contexto de Seleção Adversa: uma pesquisa experimental Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Lima, Diogo Henrique Silva de; Rodrigues, Jomar Miranda; Silva, César Augusto Tibúrcio; Silva, José Dionísio Gomes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Os gestores conhecem mais sobre o desempenho da organização do que os investidores, o que torna a divulgação de informações uma possível estratégia de diferenciação competitiva, minimizando a seleção adversa. Este trabalho tem como principal objetivo analisar se o nível de divulgação de informações de uma entidade pode impactar a percepção de risco dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. A pesquisa foi realizada em um estudo experimental por meio de um mercado de capitais simulado com 456 participantes, sendo 353 no experimento principal e 103 no experimento modificado. Investigou-se a precificação das ações de duas empresas com diferentes níveis de divulgação de informação em quatros momentos distintos. A cada momento, informações adicionais sobre o desempenho eram apresentadas aos participantes. A análise dos resultados evidenciou que, mantendo outras variáveis constantes, o nível de divulgação de informações de uma entidade pode impactar as expectativas dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. Maior nível de divulgação apresentado por uma entidade impactou tanto o valor de sua ação quanto o da outra empresa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los gestores conocen más sobre el rendimiento de la organización que los inversores, lo que hace de la difusión de informaciones una posible estrategia de la diferenciación competitiva, reduciendo al mínimo la selección adversa. Este trabajo tiene como principal objetivo analizar si el nivel de divulgación de informaciones de una entidad puede impactar en la percepción del riesgo de las personas y en el proceso de evaluación de sus acciones. La encuesta de opinión fue realizada en un estudio experimental con 456 participantes (353 de ellos en el experimento principal y 103 en el experimento modificado). En simulación de mercado de capitales se investigó la fijación de precios de las acciones de dos empresas con diferentes niveles de difusión de la información en cuatro fases distintas. El análisis de los resultados mostró que al mantener las demás variables constantes, el nivel de divulgación de una entidad puede influir en las expectativas de las personas y el proceso de evaluación de sus acciones. El mayor nivel de divulgación para una entidad impactó tanto el valor de su acción como la de otra empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Managers know more about the performance of the organization than investors, which makes the disclosure of information a possible strategy for competitive differentiation, minimizing adverse selection. This paper’s main goal is to analyze whether or not an entity's level of disclosure may affect the risk perception of individuals and the process of evaluating their shares. The survey was carried out in an experimental study with 456 subjects. In a stock market simulation, we investigated the pricing of the stocks of two companies with different levels of information disclosure at four separate stages. The results showed that, when other variables are constant, the level of disclosure of an entity can affect the expectations of individuals and the process of evaluating their shares. A higher level of disclosure by an entity affected the value of its share and the other company’s.
  • Governança, Sucessão e Profissionalização em uma Empresa Familiar: (re)arranjando o lugar da família multigeracional Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Oliveira, Janete Lara de; Albuquerque, Ana Luiza; Pereira, Rafael Diogo

    Resumo em Português:

    RESUMO No âmbito da empresa familiar, conciliar os objetivos organizacionais e as expectativas da família empresária multigeracional1 não constitui tarefa simples. Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os mecanismos de governança e os processos de sucessão e de profissionalização implementados em uma empresa familiar brasileira longeva de grande porte. Além disso, visou identificar prováveis níveis de inter-relação entre esses processos e avaliar suas possibilidades como mediadores das relações de propriedade e controle em uma empresa familiar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, junto ao grupo Randon S/A, que iniciou um longo processo de reestruturação nos anos 1990, ainda não concluído. Os resultados da pesquisa indicam que fatores endógenos e exógenos, como os processos de crescimento e internacionalização da empresa, a reformulação da estrutura patrimonial, o ingresso de novos sócios e a entrada no Nível 1 de governança corporativa da Bovespa, dentre outros, influenciaram as mudanças que ocorreram na estrutura de propriedade, de poder, de controle e de gestão da organização. Decisões estratégicas da família controladora incluíram profissionalizar a gestão das empresas que compõem a holding, adotar estruturas de governança que possibilitam demarcar a propriedade e a gestão e reduzir conflitos de interesses, bem como definir regras claras para a sucessão. Esses elementos foram corroborados por essa pesquisa como importantes componentes do processo de construção de longevidade da empresa familiar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En las empresas familiares, no es una tarea sencilla conciliar los objetivos de la organización con las expectativas de los miembros de la familia multigeneracional. Este trabajo se llevó a cabo con el fin de analizar los mecanismos de los procesos de gobierno corporativo, la sucesión y la profesionalización en una empresa familiar brasileña de larga duración y de gran tamaño. Además, hemos tratado de identificar los posibles niveles de interrelación entre estos procesos y evaluar su potencial como mediadores de las relaciones de propiedad y el control en una empresa familiar. Se realizó una investigación cualitativa a través de estudio de caso con el grupo Randon S/A, que inició un largo proceso de restructuración en el año 1990, aún no concluido. Los resultados del estudio indican que los factores endógenos y exógenos, tales como los procesos de crecimiento e internacionalización de la empresa, la reforma de la equidad de la estructura, la admisión de nuevos miembros y la entrada en el nivel 1 de gobierno corporativo de Bovespa, entre otros, influenciaron los cambios que se produjeron en la estructura de propiedad, poder, control y gestión. Las decisiones estratégicas de la familia controladora incluyeron la gestión de la profesionalización de las empresas que componen el holding, la adopción de estructuras de gobierno que permitan distinguir entre propiedad y gestión, reducir los conflictos de intereses y establecer reglas claras para la sucesión. Estos elementos fueron apoyados por la investigación como componentes importantes de la construcción de la longevidad de la empresa familiar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the context of a family business, harmonizing organizational objectives and the expectations of a multi-generational business-owning family is no easy task. This work was carried out in order to analyze the governance mechanisms and the succession and formalization processes implemented in a traditional and long running family-owned company, seeking to identify likely levels of interrelation and control in such a company. A qualitative research was conducted through a case study implemented at Randon S/A, which has begun a long and still unfinished restructuring process in the 90’s. Research results indicated that endogenous and exogenous factors, such as growth and internationalization processes, the reformulation of the property structure, the admittance of new shareholders, and entering Level 1 of BOVESPA’s corporate governance index, among others, have influenced the changes that have taken place in the ownership, power, control, and management structures of the company. Strategic decisions made by the owning family included formalizing the management of the companies that comprise the holding, the adoption of governance structures that enable to define ownership, and the reduction of conflicts of interest, as well as the definition of clear succession rules. These elements were corroborated by this research as important components for enabling family business to be long-lasting.
  • Recursos Organizacionais em Frigoríficos e sua Relação com a Implantação de Estratégias Voltadas à Sustentabilidade Ambiental: o caso do Grupo Marfrig Alimentos S.A. Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Sehnem, Simone; Pavão, Yeda Maria Pereira; Rossetto, Adriana Marques; Leonardi, Vilsiane Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo consiste em especificar, segundo classificação utilizada por Barney (1991) e Hall (1992), os recursos tangíveis e intangíveis usados por uma organização para estabelecer estratégias voltadas à sustentabilidade ambiental. O trabalho foi desenvolvido na corporação Seara Marfrig, que engloba a divisão aves e suínos do Grupo Marfrig Alimentos S.A. e é responsável pelo gerenciamento das marcas Seara, Mabella, DaGranja e Pena Branca, possuindo 30 unidades industriais localizadas em diversos estados do Brasil. No que diz respeito à forma de abordagem do problema, a presente pesquisa trabalha sob o enfoque qualitativo e utiliza a técnica da entrevista semiestruturada e coleta de dados secundários no site da empresa. Quanto aos procedimentos, classifica-se como um estudo de caso. Constatou-se que há um predomínio de recursos intangíveis que são mobilizados para viabilizar a estratégia ambiental. Outros recursos considerados fundamentais nesse contexto de análise e que foram citados pelos entrevistados consistem na cultura, reputação, tecnologias, capital intelectual, conhecimento, capacidade de inovação, qualidade, reputação, marca e finanças. Conclui-se que os recursos que apresentam valor e raridade são passíveis de replicação, mas em um período maior, e estão associados à cultura e rotinas organizacionais próprias da empresa. Portanto, a contribuição desta pesquisa consiste em, a partir de um exercício de análise em uma organização do setor de frigoríficos, ampliar o entendimento das relações existentes entre a utilização de seus recursos e a implementação de estratégias ambientais nas empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es especificar, de acuerdo con la clasificación utilizada por Barney (1991) y Hall (1992), los recursos tangibles e intangibles utilizados por una organización para establecer su estrategia ambiental. El estudio se llevó a cabo en la empresa Seara Marfrig, que incluye la división de las aves de corral y carne de cerdo de Marfrig Alimentos SA y que se encarga de gestionar las marcas Seara Mabella, DaGranja, Pena Branca, que posee 30 plantas ubicadas en varios estados de Brasil. En cuanto a la forma de abordar el problema, este trabajo de investigación se centra en la calidad y utiliza la técnica de entrevistas semiestructuradas y recolección de datos secundarios en la página web de la compañía. En cuanto a los procedimientos, se clasifica como estudio de caso. Se encontró que hay un predominio de los recursos intangibles que se movilizan para hacer viable la estrategia medioambiental. Otras características consideradas esenciales en este contexto de análisis y que fueron citados por los encuestados consisten en la cultura, la reputación, el capital intelectual, el conocimiento, la innovación, la calidad, la reputación de la marca y las finanzas. Llegamos a la conclusión de que los recursos con valor y rareza son capaces de reproducirse, pero en un período más largo de tiempo y están vinculadas a la cultura y a las rutinas de organización de su propia empresa. Por lo tanto, la contribución de esta investigación es, desde un ejercicio de control en una organización del sector de los frigoríficos, mejorar la comprensión de la relación entre el uso de sus recursos y poner en práctica las estrategias medioambientales en las empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the paper is to specify, according to the classification used by Barney (1991) and Hall (1992), the tangible and intangible resources used by an organization to establish its environmental strategies. The study was carried out in corporation Seara Marfrig, which includes the poultry and pork division of the Marfrig Alimentos S.A. Group and is responsible for managing brands Seara, Mabella, DaGranja, Pena Branca, and has 30 plants located in various states of Brazil. As to the approach, this research work is focused on the qualitative aspect and uses the technique of semi-structured interviews and secondary collection of data from the company website. As for the procedures, it is classified as a case study. It was found that there is a predominance of intangible resources that are mobilized to enable the environmental strategy. Other features considered essential in this context of analysis and which were mentioned by respondents consist of culture, reputation, intellectual capital, knowledge, innovation, quality, reputation, brand, and finances. We conclude that the resources with value and rarity are capable of replication, but throughout a longer period of time and are linked to the culture and organizational routines specific to the company. Therefore, the contribution of this research is - from a monitoring exercise in an organization of the cold storage industry - a better understanding of the relations between the use of its resources and the implementation of environmental strategies in companies.
  • A Proposta de Valor e o Capital Humano: práticas estratégicas de marketing Área Temática: Marketing

    Scharf, Edson Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma das práticas de marketing adotada pelas organizações para ser mais eficiente diante do excesso de comunicação publicitária é a proposta de valor ao consumidor. Para o desenvolvimento desse processo, o capital humano é uma das possibilidades. Nesse sentido, o objetivo foi identificar se há a aplicação do constructo “capital humano” nas fases de conceituação e de desenvolvimento da proposta de valor das organizações estudadas. O conjunto social foi composto de executivos de marketing das melhores empresas do país para se trabalhar. Foram adotadas as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa, com a técnica de análise de conteúdo e o método Análise Hierárquica do Processo, respectivamente. Os resultados do procedimento exploratório demonstraram que a totalidade das empresas entende o capital humano como atributo fundamental no desenvolvimento da proposta de valor e que a valorização da marca ocorre tendo como um dos principais pilares o capital humano. Os resultados do procedimento descritivo confirmaram o capital humano como um dos conceitos para a proposição de valor, embora esse processo de conceituação frequentemente seja alterado pelos parceiros estratégicos na etapa de desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Una de las prácticas de marketing adoptadas por las organizaciones para que sean más eficientes frente al exceso de publicidad es la propuesta de valor para los consumidores. La adopción del capital humano es una posibilidad emergente. En este sentido, el objetivo de este estudio fue identificar si se aplicó el constructo del ‘capital humano’ en las fases de conceptualización y desarrollo de la propuesta de valor de las organizaciones estudiadas. El grupo social estaba compuesto por ejecutivos de marketing de las mejores empresas del país. Se han adoptado abordajes cualitativo y cuantitativo en la investigación, con la técnica de análisis de contenido y el método de Análisis Jerárquico del Proceso, respectivamente. Los resultados del procedimiento exploratorio mostraron que todas las empresas entienden que el capital humano es el atributo fundamental en el desarrollo de la propuesta de valor y que el capital humano se presenta como uno de los pilares fundamentales de la valorización de la marca. Los resultados del procedimiento descriptivo confirmaron que el capital humano es uno de los conceptos de la propuesta de valor, aunque los socios estratégicos en la etapa de desarrollo cambian este proceso de conceptualización a menudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the marketing practices adopted by organizations to be more efficient in face of the excess of advertising is the value proposition to consumers. The adoption of human capital is one of the options. To such end, the aim of this study was to confirm the use of the ‘human capital’ construct in both the conceptualization and development of the value proposition stages. The social group was comprised of marketing executives working for companies regarded as the best companies to work for. The results of the exploratory procedure showed that all companies understand that human capital is a key attribute in order to develop value proposition and that brand value takes place having human capital as one of its main pillars. The results of the descriptive procedure confirmed the human capital as one of the concepts for value proposition, although such conceptualization process is often changed by strategic partners in the development stage.
  • Antecedentes da Intenção de Recomendação: uma proposição com lanchonetes do tipo fast food Área Temática: Marketing

    Abdalla, Márcio Moutinho; Altaf, Joyce Gonçalves; Troccoli, Irene Raguenet; Trinta, José Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO À luz das rápidas e fortes transformações sociais e econômicas que têm caracterizado as economias de muitos países, vem-se observando o aumento da busca pela preferência dos consumidores na maioria dos mercados mundiais. Um dos elementos necessários à adaptação a esse cenário é o conhecimento acerca dos clientes e de suas percepções em relação ao negócio, especialmente no que tange à recomendação a terceiros. O presente estudo visou adaptar, ao contexto de lanchonetes do tipo fast food, modelo originalmente proposto à análise dos antecedentes da intenção de recomendação de restaurantes noturnos. Foi realizada pesquisa de campo tendo como objeto de estudo uma rede de lanchonetes localizada no estado do Rio de Janeiro e sendo levados em consideração três construtos: qualidade do serviço, satisfação e bem-estar social, este último composto de afeições positivas e negativas. Foram lançadas seis hipóteses, sendo três relativas ao construto do bem-estar social (que ele influi na satisfação, na qualidade do serviço e na intenção de recomendação), duas relativas à qualidade do serviço (que ela influi na intenção de recomendação e na satisfação), e uma relativa à influência da satisfação na intenção de recomendação. Nenhuma foi rejeitada, indicando que o esforço de simplificação e de adaptação de modelo consolidado apresenta aderência e ajuste. A aplicação empírica bem sucedida destaca a principal contribuição do trabalho: a simplificação de um modelo a partir de sua aplicação em contexto similar, mas diferente em sua finalidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Teniendo en cuenta las rápidas y grandes transformaciones sociales y económicas que caracterizan la economía de muchos países, se ha observado un aumento en la búsqueda de la preferencia de los consumidores en la mayoría de los mercados mundiales. Uno de los elementos necesarios para adaptarse a este escenario es conocer a los clientes y sus propias percepciones sobre el negocio, especialmente en lo que concierne a la recomendación a terceros. Este estudio buscó adaptar el contexto de restaurante de comida rápida (modelo originalmente propuesto) y someterlo al análisis de los antecedentes de intención de recomendación de restaurantes nocturnos. Se realizó un trabajo de campo considerando como objeto de estudio una red de restaurantes de comida rápida ubicada en el Estado de Rio de Janeiro, teniendo en cuenta tres constructos: la calidad del servicio, la satisfacción y el bienestar social, este último se compone de impresiones positivas y negativas. Se plantearon seis hipótesis, tres relativas al bienestar social (que influye en la satisfacción, en la calidad del servicio y en la intención de recomendación) dos relativas a la calidad del servicio (que influye en la intención de recomendación y en la satisfacción) y una relativa a la influencia de la satisfacción en la intención de recomendación. Todas fueron aceptadas, resaltando que el esfuerzo de simplificación y de adaptación del modelo consolidado presenta adherencia y ajuste. El éxito de la aplicación empírica destaca la principal contribución de este trabajo: la simplificación de un modelo a partir de su aplicación en un contexto similar, pero con una finalidad diferente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The fast and strong social and economic transformations in the economies of many countries has raised the competition for consumers. One of the elements required to adapt to such scenario is knowing customers and their perceptions about products or services, mainly regarding word of mouth recommendations. This study adapts, to the fast food business, a model originally designed to analyze the antecedents of the intent to recommend by clients of formal restaurants. Three constructs were considered: service quality, satisfaction, and social well-being, the latter comprised of positive and negative affections. Six hypotheses were considered, three of which relating to social well-being (that it influences satisfaction, service quality, and the intent to recommend), two relating to service quality (that it influences the intent to recommend and satisfaction), and one relating to the influence of satisfaction on the intent to recommend. None was rejected, indicating adherence and adjustment of the simplification and adaptation of the consolidated model. Through a successful empirical application, the main contribution made by this research is the simplification of a model through its application in a similar context, but with a different scope.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br