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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 14, Número: 45, Publicado: 2012
  • Análise dos Fatores que Influenciam o Desempenho Acadêmico dos Alunos de Contabilidade por meio de Modelos Binários Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade

    Ballester, Carmen Pilar Martí

    Resumo em Português:

    RESUMO Os países-membros da União Europeia, entre eles a Espanha, apresentam uma elevada taxa de abandono e/ou fracasso escolar, o que implica um aumento do custo unitário de um graduado e, consequentemente, da despesa pública destinada à educação universitária. Diante dessa situação, conhecer os fatores que determinam o desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas matriculadas permitiria aos administradores melhorar a qualidade docente e diminuir o custo em educação. Por isso, o propósito desta pesquisa é examinar o efeito que exercem os fatores demográficos, institucionais, econômicos e acadêmicos sobre o desempenho acadêmico dos alunos. O estudo desses fatores é realizado por meio do modelo de produtividade educativa de Walberg (1981) fundamentado na teoria de aprendizagem cognitiva. Para alcançar esse objetivo, dispõe-se de um banco de dados que integra informações referentes a 698 alunos matriculados durante o ano letivo 2009/2010 na disciplina de contabilidade financeira na UAB. Nesses dados são aplicados modelos de escolha binária. Os resultados revelam que a nota de acesso à universidade, o curso que o aluno está cursando, o gênero, as disciplinas anteriormente frequentadas, a permanência do professor na universidade e a faixa horária em que o estudante vai para a aula influenciam seu desempenho acadêmico. Tais resultados são congruentes com a evidência empírica prévia. A partir desses dados, foi possível propor várias recomendações a administradores e professores para melhorar a gestão na disciplina de contabilidade financeira.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los países miembros de la Unión Europea, entre ellos España, presentan una alta tasa de abandono y/o fracaso escolar, lo que implica un aumento del coste unitario de un licenciado y, consecuentemente, del gasto público destinado a la educación universitaria. Ante esta situación, conocer los factores que determinan el desempeño académico de los alumnos en las asignaturas matriculadas permitiría a los administradores mejorar la calidad docente y disminuir el coste en educación. Por ello, el propósito de esta investigación es examinar el efecto que ejercen los factores demográficos, institucionales, económicos y académicos sobre el desempeño académico de los alumnos. El estudio de estos factores se realiza a través del modelo de productividad educativa de Walberg (1981) fundamentado en la teoría del aprendizaje cognitivo. Para alcanzar este objetivo, se dispone de una base de datos que integra información relativa a 698 alumnos matriculados durante el curso 2009/2010 en la asignatura de contabilidad financiera en la UAB. Sobre dichos datos se aplican modelos de elección binaria. Los resultados muestran que la nota de acceso a la universidad, la titulación que está cursando el alumno, el género, los estudios previos cursados, la permanencia del profesor en la universidad y la franja horaria a la que acude el estudiante al aula, influyen en el desempeño académico del alumno. Dichos resultados son congruentes con la evidencia empírica previa. A partir de estos datos ha sido posible proponer diversas recomendaciones a administradores y profesores para mejorar la gestión en la asignatura de contabilidad financiera.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The member states of the European Union, including Spain, show a high level of school failure and/or drop-outs, meaning a higher unitary cost per university student and, therefore, a higher public expenditure allocated to university education. Consequently, knowing the factors determining students’ success rates in the academic disciplines they have applied for will allow administrators to improve teaching quality and to decrease education costs. Therefore, the object of this research is to examine the effect of demographic, institutional, economic and academic factors on students’ academic performance. The study of these factors is conducted through the Walberg educational productivity model (1981), which is based on the cognitive learning theory. In order to reach this objective, there is a database containing integrated information on 698 students enrolled during the 2009/2010 academic year in the financial accounting faculty at UAB, on which binary selection models are applied. Results show that the university access grade, classes taken by students, gender, previous studies, time spent by professors at the university and the hours when students attend the university have an impact on students’ academic performance. These results are in line with previously obtained empirical proof. Based on these results it was possible to suggest several recommendations to administrators and professors to improve management of the financial accounting academic discipline.
  • Desenvolvimento e Proposta de uma Escala para Medida da Imagem dos Destinos Turísticos (IMATUR) Área Temática: Marketing

    Moraga, Eduardo Torres; Artigas, Enrique Alex Marinao; Irigoyen, Coro Chasco

    Resumo em Português:

    RESUMO A imagem desempenha um papel fundamental no processo de escolha de um determinado destino turístico. Em razão de sua importância, o presente estudo tem como objetivo propor uma escala de medição válida, confiável e dimensionada, que permita medir a imagem dos destinos turísticos. Para lograr esse objetivo, desenvolve-se uma metodologia em diferentes etapas, que inclui a construção de uma escala com um grau de validez do conteúdo e a análise de suas propriedades psicométricas por meio de variados métodos estatísticos. Para desenvolver essa análise, entrevistou-se um total de 750 pessoas escolhidas por uma amostra com base em cotas, proporcionalmente aos destinos turísticos visitados no Chile. Os resultados mostram uma escala de medição de imagem turística composta pela percepção cognitiva, avaliação afetiva e pelos benefícios funcionais, simbólicos e hedonistas. Este estudo fornece às diversas partes interessadas no destino turístico a informação relevante sobre os fatores que compõem a imagem e são a base para uma melhor percepção do destino.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La imagen juega un importante rol en el proceso de elección de un determinado destino turístico. Dada esta relevancia, el presente estudio tiene como objetivo proponer una escala válida, fiable y dimensional que permita medir la imagen de los destinos turísticos. Para lograr este objetivo, se ha desarrollado una metodología en diferentes etapas, que incluye elaborar una escala con un grado de validez de contenido y analizar sus propiedades psicométricas por medio de diferentes métodos estadísticos paramétricos y no paramétricos. Para desarrollar este análisis, se encuestaron a un total de 750 personas por medio de un muestreo en base a cuotas, en proporción a los destinos turísticos visitados en Chile. Los resultados muestran una escala para medir la imagen de un destino turístico, compuesta por la percepción cognitiva, evaluación afectiva y por los beneficios funcionales, simbólicos y hedónicos. El estudio proporciona a los distintos grupos de interés información relevante acerca de los factores que componen la imagen y que son la base para lograr una mejor percepción del destino turístico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Image plays an important role in the process of choosing a touristic destination. In view of its importance, the purpose of this study is to propose a valid, reliable and dimensional scale of measurement that allows measuring touristic destinations images. To achieve this objective, a methodology was developed in different stages, which includes building a scale with a range of content validity and analyzing their psychometric properties by means of different statistical methods, parametric and nonparametric. To develop this analysis, 750 people were surveyed in samples, in proportion to the touristic destinations visited in Chile. The results showed a scale to measure the image of a touristic destination, made up of cognitive perception, affective evaluation, and by functional, symbolic and hedonistic benefits. This study provides to different groups of interest relevant information regarding the factors that make up the image, and are the basis to achieve a better perception of the touristic destination.
  • Estratégias Cooperativas: avaliando a gestão da estratégia em redes de pequenas e médias empresas Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Bortolaso, Ingridi; Verschoore, Jorge Renato; Antunes Júnior, José Antônio Valle

    Resumo em Português:

    RESUMO A formação de redes visando ao desenvolvimento de cooperação entre pequenas e médias empresas tem recebido crescente interesse no campo organizacional. Estudos recentes se dedicaram a compreender a gestão dessas redes, aprofundando os aspectos coletivos da estrutura, da coordenação e dos processos, entre outros. Este artigo se insere no contexto de avanços sobre a gestão da estratégia das redes, buscando compreender como são desenvolvidas e executadas as estratégias cooperativas. Assim, seu principal objetivo é avaliar como se encontram desenvolvidas as estratégias cooperativas nas redes de pequenas e médias empresas. O estudo tomou como base os pressupostos teóricos da avaliação de redes propostos por Bortolaso, Verschoore e Antunes (2010) e abordou diferentes itens da gestão da estratégia cooperativa nas redes de pequenas e médias empresas, como: i) a definição dos objetivos estratégicos comuns; ii) a análise coletiva do ambiente; iii) o planejamento estratégico da rede; iv) o desdobramento da estratégia em ações conjuntas; v) o acompanhamento do planejamento estratégico por meio de reuniões periódicas; e o vi) estabelecimento de indicadores de desempenho coletivo. Para alcançar o objetivo proposto, a unidade de análise deste artigo centra-se nas redes de cooperação do Estado do Rio Grande do Sul, onde já foram estabelecidas mais de 200 redes de pequenas e médias empresas com o apoio de uma política pública. Para a realização desse estudo foram visitadas 12 redes, sendo realizadas 60 entrevistas, cinco em cada rede. Por meio dos resultados obtidos com a avaliação de 12 redes pode-se concluir que as estratégias cooperativas ainda se encontram em um baixo estágio de desenvolvimento. Entre as redes avaliadas, apenas quatro estão em um estágio elevado de desenvolvimento de suas estratégias cooperativas. Com base nesses resultados, foram feitas análises detalhadas dos sete itens já mencionados, e ainda foi realizada uma avaliação consolidada sobre o nível de desenvolvimento da estratégia cooperativa da rede totalizando oito análises. O artigo ainda aponta caminhos para sua melhoria e destacando lacunas de conhecimento para futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La formación de redes con vistas al desarrollo de la cooperación entre pequeñas y medianas empresas gana un creciente interés en el campo empresarial. Estudios recientes han analizado la gestión de esas redes, profundizando en los aspectos colectivos de la estructura, de la coordinación y de los procesos, entre otros. Este artículo se incluye en el contexto de los avances sobre la gestión de las redes, con el objetivo de comprender cómo se desarrollan y ejecutan las estrategias cooperativas. Así, su principal objetivo es evaluar cómo se desarrollan las estrategias cooperativas en las redes de pequeñas y medianas empresas. El estudio se basa en los presupuestos teóricos de la evaluación de redes propuestas por Bortolaso, Verschoore e Antunes (2010), y aborda diferentes aspectos de las estrategias cooperativas en las redes de pequeñas y medianas empresas, como: i) la definición de los objetivos estratégicos comunes; ii) el análisis colectivo del ambiente; iii) la planificación estratégica de la rede; iv) el desdoblamiento de la estrategia en acciones conjuntas; v) el seguimiento de la planificación estratégica por medio de reuniones regulares; y vi) el establecimiento de indicadores de desempeño colectivo. Para alcanzar el objetivo propuesto, la unidad de análisis de este artículo se centra en las redes de cooperación del Estado de Rio Grande do Sul, estado en el que ya se han establecido más de doscientas redes de pequeñas y medianas empresas con el apoyo de una política pública. Para la realización de este trabajo se visitaron doce redes, realizándose sesenta entrevistas, cinco en cada red. Por medio de los resultados obtenidos con la evaluación de doce redes, se puede concluir que las estrategias cooperativas se encuentran aún en un nivel bajo de desarrollo. Entre las redes evaluadas, solamente cuatro gozan de un nivel elevado de desarrollo en sus estrategias cooperativas. En base a estos resultados, se han elaborado análisis detallados de los siete puntos ya mencionados anteriormente y se ha realizado también una evaluación consolidada sobre el nivel de desarrollo de la estrategia cooperativa de la red, sumando un total de ocho análisis. El artículo también identifica caminos para su mejoría y destaca espacios de conocimiento para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Network formation aiming the development of cooperation among small and medium-sized companies has received increasing interest from the organizational field. Recent studies have been devoted to understand the management of those networks, deepening the collective aspects of the structure, the coordination, and the processes, among others. This article lies within the context of network strategy management progress and tries to understand how cooperative strategies are developed and executed. Its main objective is to evaluate to what degree the cooperative strategies in networks of small and mid-sized firms are developed. The study was based on the theoretical evaluation of networks proposed by Bortolaso, Verschoore e Antunes (2010) and addressed different aspects of cooperative strategy management in those networks, like i) the definition of common strategic objectives, ii) the collective analysis of the environment, iii) strategic network planning, iv) the deployment of the strategy in joint actions, v) monitoring of strategic planning by means of regular meetings and vi) the establishment of collective performance indicators. To achieve those goals, our analysis focuses on cooperation networks in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, which has already established over 200 small and mid-sized enterprise networks with the support of a public policy. To carry out our study, we visited 12 networks and conducted 60 interviews, i.e., five per network. The network evaluation results show that cooperative strategies are still at a low stage of development. Among the evaluated networks, only four of them feature more developed cooperative strategies. Based on these results, we performed detailed analyses of the seven aspects mentioned above, as well as a consolidated evaluation of the development level of the cooperative strategy of the networks, totalizing eight analyses. This article also points out how networks could be improved and highlights avenues for further research.
  • Pertencer a Redes Industriais: reduzindo os efeitos da distância psíquica na internacionalização da empresa Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Santos, João Carvalho; Ferreira, Manuel Portugal; Reis, Nuno Manuel Rosa dos

    Resumo em Português:

    RESUMO A perspectiva da teoria de redes sobre a internacionalização das empresas foi escolhida por diversos autores de negócios internacionais para sua pesquisa. As empresas estão cada vez mais envolvidas em operações internacionais e precisam aprender a se adaptar aos meios idiossincráticos que encontram nos mercados internacionais. Este artigo propõe um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais aumenta a competitividade nos mercados internacionais. A integração em uma rede permite aceder a conhecimento e a um conjunto alargado de recursos físicos, técnicos, financeiros e de reputação que facilitam a adaptação às várias dimensões - econômica, política, legal, cultural - dos ambientes internacionais de negócios. A integração em redes sociais e de negócios pode facilitar a internacionalização ao reduzir a distância psíquica percebida das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La aproximación de la red hacia la internacionalización de las empresas ha sido el eje de la investigación de muchos académicos de negocios internacionales. Las empresas están cada vez más involucradas en los esfuerzos de negociación internacional y puede decirse que necesitan aprender a adaptarse a idiosincrasias del medio que encuentran en los mercados extranjeros. Este artículo propone un modelo conceptual que estipula que la integración en las redes industriales refuerza la competitividad corporativa en los mercados internacionales. Ser miembro de una red proporciona acceso al conocimiento y a una serie más amplia de recursos físicos, técnicos, de reputación y financieros que facilitan la adaptación en sus diferentes dimensiones - económica, política, legal, cultural - del entorno internacional de los negocios. Es probable que la pertenencia como miembro a las redes sociales y de negocios facilite la internacionalización a través de la reducción de la distancia psíquica percibida por las empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The network approach to internationalization of firms has been the research focus of many international business scholars. Firms are increasingly involved in international business ventures and arguably need to learn to adapt to the idiosyncratic milieus of foreign markets. This paper proposes a conceptual model suggesting that integration in industrial networks strengthens corporate competitiveness in international markets. Network membership provides access to knowledge and a wider array of physical, technical, reputational and financial resources that facilitate adaptation to the various dimensions - economic, political, legal, cultural - of international business environments. Membership in social and business networks is likely to ease internationalization by reducing the psychic distance perceived by firms.
  • USO DOS ATRIBUTOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL PROPOSTOS POR MOORES E YUEN (2001) EM EMPRESAS DE UM SEGMENTO INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Beuren, Ilse Maria; Rengel, Silene

    Resumo em Português:

    RESUMO O sistema de contabilidade gerencial deve prover os gestores de informações para o cumprimento de objetivos e metas da organização, adaptadas à realidade e estratégias organizacionais. O estudo objetiva averiguar o uso dos atributos da contabilidade gerencial, conforme proposto por Moores e Yuen (2001), nas empresas do segmento industrial de máquinas, aparelhos e materiais elétricos do Estado de Santa Catarina. Pesquisa descritiva realizou-se por meio de levantamento com aplicação de questionário aos gestores das empresas, cujas questões foram adaptadas de Necyk (2008), fundamentadas na proposição de Moores e Yuen (2001). A população compreende as 264 empresas listadas na Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina do referido segmento de atividade econômica, e a amostra não aleatória constitui-se das 40 que responderam à pesquisa. Os resultados mostram que os atributos da contabilidade gerencial propostos por Moores e Yuen (2001) em suas duas vertentes são utilizados nas empresas. O atributo seleção de informações, que aborda as fontes de informações utilizadas, obteve concordância de 57%. O atributo apresentação de informações, que aborda formato, tipo e disponibilidade das informações, obteve concordância de 64%. Conclui-se que as empresas participantes da pesquisa utilizam tipos de informações diversificados em maior proporção do que as fontes de informações, ainda que várias dessas informações não estejam sendo apresentadas no formato adequado, podendo prejudicar sua relevância na tomada de decisões.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El sistema de contabilidad de gestión debe proporcionar a los gestores información para lograr las metas y objetivos de la organización, adaptada a la realidad y a las estrategias de la organización. El estudio tiene como objetivo investigar el uso de los atributos de la contabilidad de gestión, según lo propuesto por Moore y Yuen (2001), en las empresas de maquinaria industrial, equipo y materiales eléctricos en el Estado de Santa Catarina. La investigación descriptiva se realizó por medio de un estudio con la aplicación de un cuestionario a los directores de empresas, cuyas preguntas fueron adaptadas a partir de Necyk (2008) basado en la propuesta de Moores y Yuen (2001). La población engloba a 264 empresas que cotizan en el Departamento del Tesoro del Estado de Santa Catarina, en ese sector de la actividad económica, y la muestra no aleatoria se compone de 40 encuestados. Los resultados muestran que los atributos de la contabilidad de gestión, propuestos por Moore y Yuen (2001) en sus dos ramas, se utilizan en las empresas. En la selección de información de atributos, que se ocupa de las fuentes de información utilizadas, la concordancia fue del 57%. En el atributo presentación de la información, dirigiéndose a formato, tipo y disponibilidad de la información, se obtuvo una concordancia del 64%. Como conclusión, se puede afirmar que las empresas participantes en la investigación utilizan diversos tipos de información en mayor proporción que las fuentes de información, aunque algunas de estas informaciones no se presentan en el formato adecuado, lo que puede obstaculizar su relevancia en la toma de decisiones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The management accounting system should provide to managers the information required to accomplish goals and objectives of the organization, adapted to reality and organizational strategies. The goal of this study is to investigate the use of the management accounting attributes, as proposed by Moores and Yuen (2001), in companies operating in the machinery, electrical equipment and materials industry in the state of Santa Catarina. A descriptive research was conducted through a questionnaire applied to the companies’ managers, having its questions adapted from Necyk (2008) and based on the proposition of Moores and Yuen (2001). The population comprises 264 companies listed on the Financial Department of Santa Catarina State in the referred to economic activity segment, and the non-random sample comprises the 40 survey respondents. The results show that the management accounting attributes proposed by Moores and Yuen (2001) in its two lines of thought are used in those companies. The information selection attribute, which addresses information sources used, had 57% of adhesion. The information presentation attribute, addressing information format, type and availability, had 64% of adhesion. The conclusion is that the companies participating in the research use diverse types of information in greater proportion than the sources of information, even though a significant volume of information is not presented in a proper format, which may adversely affect their relevance in the decision-making process.
  • Impactos Operacionais das Alteraçõess no Contrato Futuro de Milho Da BM&F-BOVESPA na Mitigação de Risco Área Temática: Finanças E Economia

    Souza, Waldemar Antonio da Rocha de; Guerra, Fabio Bandeira; Zanin, Vanclei; Martines Filho, João Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO O mercado de milho possui importante participação no cenário agropecuário nacional, pela relevância dentro da indústria de carnes. Destacam-se as estratégias de comercialização do grão, em especial as relacionadas à mitigação do risco de preço com o uso de contratos futuros. Objetiva-se identificar e interpretar os efeitos causados pela modificação no contrato futuro do milho negociado na BM&F-Bovespa, que em setembro de 2008 passou de entrega física para liquidação financeira, sobre o desempenho do mercado futuro do grão comercializado. Avaliam-se a liquidez dos contratos, a volatilidade dos preços futuro e físico do milho, bem como a convergência da base. Identificaram-se como possíveis efeitos da alteração contratual o aumento da liquidez do contrato futuro de milho e a redução da volatilidade dos preços, além da melhoria na convergência da base. Os resultados alinham-se com a teoria e evidenciam impacto positivo da implementação da liquidação financeira no contrato futuro de milho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El mercado del maíz tiene un papel importante en el panorama agrícola nacional, debido a la relevancia dentro de la industria de la carne. Lo más destacado son las estrategias de comercialización del grano, especialmente las relativas a la eliminación del riesgo del precio a través de futuros contratos. El objetivo trazado es identificar e interpretar los efectos de modificar el futuro contrato de maíz negociado en la BM&F-BOVESPA, que en septiembre de 2008 pasó de la entrega física al pago en efectivo sobre el desempeño futuro del mercado del grano en la bolsa. Se evalúan la liquidez de los contratos, la volatilidad de los precios futuro y físico del maíz, y la convergencia de la base. Se han identificado como posibles efectos de la modificación del contrato el aumento de la liquidez de los futuros contratos de maíz, la reducción de la volatilidad de los precios y la mejora en la convergencia de la base. Los resultados se alinean con la teoría y ponen de relieve el impacto positivo de la modificación del contrato en el futuro contrato de maíz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The corn market plays an important role in the national agricultural scenario, given its relevance in the meat industry, where grain marketing strategies are outstanding, especially those related to price risk mitigation using futures contracts. This article aims to identify and interpret the effects of the changes of the corn futures contract traded at the BM&F-Bovespa, which shifted in September 2008 from physical delivery to cash settlement, on the grain futures market performance. We evaluated contract liquidity, volatility of future and physical corn prices, and base convergence. The possible effects of the contract amendment include the increase in liquidity of the corn futures contract, reduction of the price volatility and improved base convergence. The results are in line with the theory and highlight the positive impact of implementing cash settlement for corn futures.
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