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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 18, Número: 59, Publicado: 2016
  • Influência da orientação ao valor do cliente, do valor da marca e do nível de ética empresarial no desempenho organizacional Artigo

    Fernández, Leslier Maureen Valenzuela; Pinuer, Francisco Javier Villegas

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: A orientação ao valor do cliente, o valor da marca e a ética empresarial são variáveis cruciais ao desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com os clientes e para atingir o crescimento sustentável das vendas ao longo do tempo. Esta pesquisa revela como o grau de orientação ao valor do cliente por parte das equipes de vendas, o valor da marca e os padrões de ética empresarial podem influenciar significativamente o desempenho organizacional. Metodologia: O estudo contribui para um modelo explicativo por meio de um modelo de equações estruturais (MEE) e evidências empíricas a partir de uma pesquisa aplicada a 327 executivos - ocupando cargos de médio e alto escalão em várias empresas no Chile - que gerenciam seus negócios globalmente. Resultados: Os resultados apoiam a hipótese de que a orientação ao valor do cliente, o valor da marca e a ética empresarial influenciam o desempenho organizacional. Contribuições: Esta pesquisa revela como o grau de orientação ao valor do cliente por parte das equipes de vendas, o valor da marca e os padrões éticos empresariais podem influenciar significativamente o desempenho organizacional em um país como o Chile.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Customer value orientation, brand value and business ethics are critical variables to developing long-term relationships with customers and achieve sustainable sales growth over time. This research shows how the degree of orientation to customer value by the sales forces, brand value and business ethical standards could significantly influence organizational performance. Design/methodology/approach: The study contributes to an explanatory model through a structural equation model (SEM) and empirical evidence of research applied to 327 executives - occupying medium and high positions in several companies in Chile - who manage their business globally. Findings: The results support the hypothesis that customer value orientation, brand value and business ethics influence organizational performance. Originality/value: This research shows how the degree of orientation to customer value by the sales forces, brand value and business ethical standards could significantly influence organizational performance in a country like Chile.
  • Efeito da imagem do país sobre a avaliação de produtos: papel moderador da nacionalidade do consumidor Artigo

    Costa, Camila; Carneiro, Jorge; Goldszmidt, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagem do país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidos e consumidores de países em desenvolvimento. Metodologia: Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderam a um questionário online. Empregamos o delineamento intra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoI e diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros. Resultados: Em consonância com estudos anteriores, verificou-se um efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtos estrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade do consumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta com Hsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortes para consumidores de países em desenvolvimento. Contribuições: Embora vários estudos tenham investigado fatores que afetam a preferência de consumidores por produtos domésticos em relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em um tópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impacto da imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study investigates whether the magnitude of the effect of country image (CoI) on quality evaluation of foreign products varies across consumers from developed vs. from developing countries Design/methodology/approach: French, Argentinean and Chilean consumers responded to an online survey. We employed a within-subjects design in order to examine associate differences in CoI with differences in quality assessment. Findings: In agreement with previous studies, we found a positive effect of CoI on quality evaluations of foreign products. However, we found a non-significant moderating effect of consumer nationality, which contrasts with Hsieh (2004), who found that CoI effects were stronger for consumers from developing markets. Originality/value: While several studies have investigated factors that would affect consumers’ preference for domestic vs. foreign products, we took the relatively under-researched topic of whether there would be differences across consumers from developed vs. developing markets in the impact of country image on the evaluation of foreign products.
  • Desempenho de inovação nas empresas de serviços e KIBS vis à vis indústria transformadora: a relevância da capacidade de absorção e da abertura Artigo

    Teixeira, Aurora A. C.; Santos, Lilian Cristina Bezerra dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a mais recente corrente de literatura que destaca a importância da inovação nos serviços, analisando um contexto - Portugal - caracterizado por um relativo atraso em termos de desempenho inovador. Metodologia: Com base em uma amostra de 4.128 empresas (incluindo 1.489 de serviços) que responderam à Pesquisa Comunitária sobre Inovação (PCI/CIS) 2008, avaliamos, recorrendo a regressões logísticas, os determinantes do desempenho da inovação nas empresas portuguesas. Resultados: 1) Os trabalhadores que possuem o 1º ciclo do ensino superior têm um impacto positivo e significativo na inovação das empresas de serviços, ao passo que os doutorados são prejudiciais para o desempenho inovador das empresas; 2) as empresas do setor dos serviços em geral, e as dos KIBS em particular, que efetivamente investem em atividade de P&D externa e interna são mais inovadoras; 3) fontes científicas externas de informação para inovação são críticas (e muito mais do que na indústria transformadora) para o desempenho inovador das empresas de serviços, especialmente dos KIBS; 4) da mesma forma para a indústria transformadora, a participação em atividades de inovação em cooperação com parceiros estrangeiros emerge como um fator-chave para o desempenho inovador das empresas de serviços. Contribuições: Explicita a influência de abertura das empresas e a importância relativa atribuída às distintas fontes de informação para a inovação nos resultados de inovação das empresas de serviços (e KIBS) face às empresas da indústria transformadora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The present paper adds to the most recent current of literature that highlights the importance of innovation in services, analyzing a setting - Portugal - which is relatively backward in terms of innovation performance. Design/methodology/approach: Based on a sample of 4128 companies (including 1489 service companies) that answered the Community Innovation Survey 2008, we assessed, by resorting to logistic regressions, the determinants of innovation performance in Portuguese companies. Findings: 1) Workers who have the 1st cycle of higher education have a positive and significant impact on the innovation of service companies whereas PhDs are detrimental to companies’ innovative performance; 2) Companies in the service sector in general, and in KIBS in particular, that effectively invest in external and (continuous) internal R&D activities are more innovative; 3) External scientific sources of information for innovation are crucial (and much more than in manufacturing) to the innovation performance of service companies, especially of KIBS; 4) Similarly to manufacturing, participation in innovation activities in cooperation with foreign partners appears as a key factor in the innovative performance of service companies. Originality/value: The study demonstrates the influence of companies’ openness and the relative importance attributed to different sources of information for innovation on innovation outcomes of service companies (and KIBS) compared to manufacturing industries.
  • A aplicação das normas contabilísticas de “justo valor” nas demonstrações de resultados das empresas integradas no Portuguese Stock Index-20 (PSI-20) Artigo

    Cardao-Pito, Tiago; Barros, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O método contabilístico pelo chamado “justo valor” não é consensual. Seus defensores dizem que permite encontrar o “valor correto” dos itens contabilísticos. Os críticos declaram que reduz a confiabilidade das demonstrações financeiras através de uma metodologia complexa, difícil de implementar e apoiada em informação subjetiva. Contudo, o debate tende a ignorar os impactos desse método nos impostos e nas receitas públicas. Metodologia: O caso português permite estudar os impostos e receitas públicas. Normas da União Europeia instruíram as empresas cotadas nas bolsas europeias a adotar as normas internacionais de contabilidade que preveem o “justo valor” após 2005 (inclusive). Contudo, o código do imposto empresarial português foi reformulado em 2010 de forma a restringir fortemente o “justo valor” para efeitos fiscais. Estudamos a utilização do “justo valor” nas Demonstrações de Resultados das maiores empresas cotadas na bolsa portuguesa entre 2005-2012. Resultados: Se Portugal não tivesse adotado as normas do “justo valor”, seus recolhimentos de impostos teriam sido superiores. Em todos os anos, e em quase todas as empresas estudadas, os ajustes médios são negativos. Apesar de ter sido encontrada alguma associação estatística entre os ajustes negativos e o ciclo econômico, ela não é muito forte. Como tal, o ciclo econômico não pode ser apresentado como a única explicação para o uso do “justo valor”. Contribuições: Este estudo demonstra que os debates sobre o método contabilístico do “justo valor” não podem ignorar seus possíveis impactos em termos fiscais e de receitas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: “Fair value” accounting standards are not consensual. Supporters claim that they offer a methodology to find the “correct” value of accounting items, whereas critics contend that “fair value” accounting reduces the reliability of financial statements through a complex and unpractical method based on subjective information. Still, the impacts of “fair value” accounting upon taxes and public revenues are rarely discussed. Design/methodology/approach: The Portuguese case allows us to study taxation and public revenues. Through European Union norms, “fair value” standards have become mandatory after 2005 for companies listed in European stock-exchanges. Nevertheless, Portuguese corporate tax law was reformulated in 2010 to strongly restrict the use of “fair value” for taxation purposes. We study the use of “fair value” in the Income Statements of the largest companies listed in the Portuguese exchange between 2005 and 2012. Findings: If Portugal had not adopted “fair value” standards, its tax revenue would have been higher. Over all analyzed years and in almost all studied companies, average “fair value” adjustments are negative. Although a statistical association between negative adjustments and the economic cycle was found, this statistical association is not very strong. Therefore, the economic cycle cannot be used as the only explanation for the use of “fair value”. Originality/value: This paper demonstrates that discussions concerning the “fair value” accounting method must not ignore its possible impacts on government taxes and public revenue.
  • O novo Ibovespa é a melhor opção de investimento? Artigo

    Serra, Ricardo Goulart; Nakamura, Wilson Toshiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Verificar se o Ibovespa, Antigo ou Novo, seria a melhor opção para os investidores, considerando as possibilidades de investimentos (sem e com risco) no mercado brasileiro. Deveria o investidor colocar a parcela do seu dinheiro que escolhe alocar a ativos com risco no Ibovespa Novo? Existiriam opções mais eficientes para os investidores? Metodologia: Utilizou-se da moderna teoria de carteiras para a determinação da carteira T a partir de uma amostra de 118 ações por 34 trimestres. A igualdade de médias e variâncias foi testada por meio de testes paramétricos e não paramétricos, conforme o caso. Resultados: Estudando o Ibovespa Novo (calculado retroativamente) pelo período de 1º de janeiro de 2003 a 30 de abril de 2014, concluiu-se que, (i) analisando o período todo, (a) o Ibovespa Novo foi dominado por uma carteira obtida seguindo-se os conceitos da moderna teoria de carteiras (carteira T) e (b) o Ibovespa Novo dominou o Ibovespa Antigo; e (ii) analisando os 34 quadrimestres, o Ibovespa Novo foi dominado pela carteira T em 13 dos 18 quadrimestres (72,2% dos casos) em que houve dominância estatisticamente verificada. Contribuições: O artigo contribui com o estudo do Ibovespa Novo, oferecendo 118 ações para a formação da carteira T e por um período de 34 trimestres. Não se tem conhecimento de outros artigos que estudaram o Ibovespa Novo. Conclui-se, para o período analisado, que o investidor teria, na carteira T, uma melhor opção de investimento do que o Ibovespa Novo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Verify whether Ibovespa, Old or New, could be the best alternative for investors, considering investment possibilities (risky and risk free) in the Brazilian market. Should investors put the portion of money that they allocate to risky assets into New Ibovespa? Are there more efficient alternatives for investors? Design/methodology/approach: The Portfolio T was determined with the modern portfolio theory from a sample of 118 shares for 34 four-month periods. Equality of means and variance were tested by means of parametric and nonparametric tests, as appropriate. Findings: Studying New Ibovespa (calculated retroactively) in the period between January 1, 2003 and April 30, 2014, it was concluded that, (i) analyzing the entire period, (a) New Ibovespa was dominated by a portfolio obtained by applying the concepts of the modern portfolio theory (portfolio T), and (b) New Ibovespa dominated Old Ibovespa, and (ii) analyzing each of the 34 four-month periods individually, New Ibovespa was dominated by the portfolio T in 13 out of the 18 four-month periods in which there had been statistically significant dominance (72,2% of all cases). Originality/value: The paper contributes to the study of the New Ibovespa, offering 118 shares to determine the Portfolio T and for a 34 four-month period. To the best knowledge of the authors, no other paper studied the New Ibovespa. It can be concluded that, for the period analyzed, when compared to New Ibovespa, the portfolio T would have been a better investment alternative.
  • Qual a relação entre diversidade e desempenho? Um estudo sobre a relação entre a proporção de pessoas com deficiência na produtividade das empresas brasileiras Artigo

    Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita; Rais, Luciano Aversani

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre uma maior participação de pessoas com deficiência nos quadros funcionais de empresas brasileiras e produtividade como indicador de desempenho. Metodologia: Para testar a relação entre a proporção de PcD e a produtividade das empresas brasileiras, optou-se pela análise de regressão em dados de painel usando dados públicos de 46 empresas para os anos de 2010 e 2011. Resultados: Não foram observadas evidências estatísticas de que uma maior proporção de pessoas com deficiência no quadro de funcionários tem relação negativa (ou positiva) com a produtividade das empresas brasileiras. Observou-se, porém, uma relação positiva entre uma maior proporção de pessoas com deficiência e produtividade entre aquelas empresas que têm maior engajamento social. Contribuições: Esses resultados sinalizam o caráter contingencial associado à gestão da diversidade e que e a adoção de práticas de ação social pelas empresas brasileiras pode ser uma importante ferramenta no gerenciamento da diversidade e inclusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to analyze the relationship between greater participation of people with disabilities in Brazilian firms and productivity as a performance indicator. Design/methodology/approach: To test the relationship between the proportion of PwD and the productivity of Brazilian firms, we used regression analysis with panel data and a dataset of public information from 46 firms for years 2010 and 2011. Findings: There was no statistical evidence stating that a greater proportion of people with disabilities in the workforce has a negative (or positive) relationship with the productivity of Brazilian firms. Conversely, a positive relationship between a greater proportion of people with disabilities and productivity was found amongst firms that present greater social commitment. Originality/value: These results indicate the contingent character associated with diversity management, and that the adoption of social practices by Brazilian firms can be an important mechanism for the management of diversity and inclusion.
  • Governança no terceiro setor: um estudo de caso em uma fundação de apoio universitário Artigo

    Ávila, Lucimar Antônio Cabral de; Bertero, Carlos Osmar

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Constituir um Índice de Governança (IGOV) visando permitir a medição do relacionamento e influências com o desempenho econômico-financeiro e volume de operações de uma entidade do terceiro setor. Metodologia: Pesquisa exploratória, documental, bibliográfica e de análise de conteúdo, com o objetivo de alcançar um IGOV derivado da utilização de variáveis de independência, prestação de contas e transparência, no período de 1986 a 2010. Utilizam-se questionários, informações administrativas e contábeis, intentando caracterizar indicadores de desempenho econômico-financeiro e determinantes do volume de operações da entidade. Os dados foram tratados estatisticamente por meio de análise descritiva, análise fatorial confirmatória e análise de regressão logística. Resultados: Constatou-se que o instrumento de coleta de dados proposto apresentou bons indicadores de ajuste e ainda que o IGOV possui relação significativa com as variáveis utilizadas para a mensuração do desempenho. Isso pode indicar que a determinação do IGOV constitui-se em ferramenta adequada para o confronto e medição de desempenho de entidades sem fins lucrativos. Ainda mais, verificou-se que a independência do gestor deve ser amplamente utilizada na administração de organizações do terceiro setor. Contribuições: A validação do instrumento de coleta e da forma de obtenção do IGOV constitui-se de uma contribuição do estudo, pois não se encontraram, na literatura, práticas semelhantes de mensuração de desempenho no terceiro setor. A escolha de desempenho econômico-financeiro e volume de operações para estudo da relação com o IGOV, em entidades sem fins lucrativos, também não foi encontrada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To establish a Governance Index (GOVI) to measure the relationship and influences with economic and financial performance and of volume of operations in a third sector entity. Design/methodology/approach: Exploratory, documentary and bibliographic research and content analysis, in order to achieve a GOVI derived from the use of independence, accountability and transparency variables in the period between 1986 and 2010. Questionnaires, administrative and accounting information are all used to characterize economic and financial performance indexes and determinants of the operations volume of the studied entity. Data was statistically processed through descriptive analysis, confirmatory factor analysis, and logistic regression analysis. Findings: The research came to two conclusions: the proposed data collection instrument presented good adjustment indexes; and the GOVI has a significant relationship with the variables used to measure performance. This may indicate that determining the GOVI is a suitable tool for confrontation and measurement of performance of nonprofit organizations. Moreover, managers’ independence should be largely used in management of third sector entities. Originality/value: The validation of the data collection instrument and the way the GOVI was obtained is one of the contributions of this study, since similar ways of measuring third sector performance were not found in literature. Choosing economic and financial performance and operations volume to study the relationship with the GOVI in nonprofit entities also was not found.
  • Âncoras e valores sob diferentes perspectivas da gestão de carreira Artigo

    Silva, Rodrigo Cunha da; Trevisan, Leonardo Nelmi; Veloso, Elza Fátima Rosa; Dutra, Joel Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar associações entre âncoras de carreira e valores dos jovens profissionais da geração Y, sob a perspectiva dos conceitos de carreira. Metodologia: A exploração do objetivo proposto foi realizada por meio de uma pesquisa quantitativa com 189 formandos do curso de Administração de uma universidade comunitária católica da cidade de São Paulo. Para a identificação da âncora de carreira dos respondentes, utilizou-se o instrumento de Schein (1990) e, para os valores, o de Schwartz (1994). Técnicas estatísticas foram empreendidas para explorar as associações entre as âncoras e os tipos motivacionais dos entrevistados. Resultados: Destaca-se a constatação de associações estatísticas entre âncoras e valores analisados. É importante ressaltar também que, apesar da predominância da incidência da âncora Estilo de Vida, na divisão dos conglomerados, essa âncora foi característica predominante na diferenciação do conglomerado menor de respondentes, o das novas carreiras. Já a âncora Gerência Geral, que é a de menor incidência, é a característica predominante na caracterização do conglomerado maior, o das carreiras organizacionais. Além da âncora Estilo de Vida, o valor Hedonismo foi predominante entre os respondentes. Contribuições: Foi constatada a necessidade de considerar que a geração Y apresenta características geracionais que impulsionam a gestão de pessoas a propor estruturas de trabalho que proporcionem atividades que gerem aprendizado, prazer, autorrealização e conciliação entre vida pessoal e trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyze the relationships between career anchors and young Generation Y professionals’ values, from the career concept perspective. Design/methodology/approach: Research concerning the proposed objective was carried out through quantitative research involving 189 Business Administration majors from a Catholic university in São Paulo, Brazil. We used two instruments to identify the career anchors and values of respondents: Schein (1990) and Schwartz (1994), respectively. We used statistical techniques to explore the relationships between career anchors and values. Findings: Among the results, mention should be made to the statistical relationships found between analyzed career anchors and values. It is also important to stress that, although the Lifestyle career anchor was predominantly present in the conglomerate division, this anchor was the predominant characteristic in the differentiation of the smaller group of respondents, the new career group. The General Management Career Anchor, which presents a lower incidence, is the predominant characteristic of the larger group, referring to organizational careers. As well as the Lifestyle career anchor, the Hedonism value was predominant among respondents. Originality/value: The need to consider the following was found: Generation Y presents generational characteristics that drive people management to propose work structures that offer activities to generate learning, pleasure, self-fulfillment and conciliation between work and personal life.
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