Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 18, Número: 62, Publicado: 2016
  • Estrutura relacional da indústria automobilística mundial: grupos, redes e campos Artigo

    Sacomano Neto, Mário; Matui, Paulo César; Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Amaral, Roniberto Morato do

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a estrutura da rede de empresas automotivas por meio das participações acionárias cruzadas, joint ventures, contratos de manufatura e alianças, de 2004 a 2012. O estudo também explora como a estrutura da rede afeta a concorrência e a disputa de posições no campo. Metodologia: A amostra envolveu 3695 díades. Com base nos dados foi possível construir e avaliar a composição das redes usando os softwares Gephi e UCINET. Além de uma análise contextual e longitudinal, as métricas de análise de rede, como a centralidade, os grupos e a densidade, serviram de método de análise. Resultados: Os resultados mostram como as relações (participações acionárias cruzadas, joint ventures, contratos de manufatura e alianças) entre as empresas sustentam a internacionalização e crescimento de diversas organizações automotivas. As ligações também geram maiores possibilidades de acesso a recursos e oportunidades de mercado. Também são elaboradas inferências sobre como esses recursos influenciam a concorrência e domínio de posições privilegiadas no campo. Contribuições: A estrutura relacional molda e influencia a estrutura competitiva do campo. No campo, os relacionamentos cooperativos e/ou competitivos são capazes de gerar novas ordens e formas de controle.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study was to analyze the network structure of automotive companies linked by cross-shareholding, joint ventures, manufacturing contracts and alliances, from 2004 to 2012. The study also explored how the network structure affects the competition in the field. Design/methodology/approach: The sample involved 3695 dyads. Based on this data, it was possible to build and assess networks using Gephi and UCINET software. The study considered network analysis metrics such as centrality, group and network densities temporally. Thus, associated with a contextual and longitudinal analysis, the construction of sociograms allowed visualization of the interactional structure and the automakers’ position in the field. Findings: Results showed that the internationalization and growth of automakers and suppliers are made possible through these relationships among companies (cross-shareholding, joint ventures, manufacturing contracts and alliances). Connections may generate greater power, access to resources and market opportunities. It also enhanced the elaboration of inferences about how these resources influence the competition in the field. Originality/value: The increasing importance of this relational resource shapes the industry competitive structure, which is composed of cooperative and competitive relationships found in meso-level orders.
  • Redes de pequenas empresas e estratégias de consolidação: evidências do contexto brasileiro Artigo

    Wegner, Douglas; Bortolaso, Ingridi Vargas; Zonatto, Patrinês Aparecida França

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente estudo teve como objetivo a análise das estratégias adotadas por redes de pequenas empresas (small-firm networks, SFNs) para chegar à consolidação. Metodologia: Este estudo foi conduzido em duas etapas a partir de uma abordagem qualitativa. A primeira teve o objetivo de identificar SFNs consolidadas na região sul do Brasil. A segunda consistiu na análise de três estudos de caso a fim de investigar que estratégias elas adotaram para chegar à consolidação. Resultados: Os resultados mostram quatro estratégias implantadas pelas SFN para acelerar a consolidação: adoção de uma organização administrativa para a rede; contratação de gestores profissionais; portfólio de serviços que auxiliam os integrantes da rede, e cooperação e fusão de SFNs. Contribuições: A análise das três SFNs consolidadas trouxe um melhor entendimento do processo de desenvolvimento das redes e das estratégias adotadas para seu progresso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aimed to analyze the strategies adopted by small-firm networks (SFNs) to achieve consolidation. Design/methodology/approach: This study was conducted in two stages with a qualitative approach. The first stage aimed to identify consolidated SFNs in the southern region of Brazil. The second stage consisted of analyzing three case studies to investigate which strategies they adopted to reach consolidation. Findings: The results show four specific strategies implemented by the SFN to expedite their consolidation: adoption of a network administrative organization; hiring of professional managers; a portfolio of services to support network members; and cooperation and merger of SFNs. Originality/value: The analysis of the three consolidated SFNs provides a better understanding of the network development process and the strategies adopted for their evolution.
  • “Engaja-me e atraia-me, então eu compartilharei”: uma análise do impacto da categoria da postagem no marketing viral em uma rede social Artigo

    Almeida, Marcos Inácio Severo de; Costa, Milena; Coelho, Ricardo Limongi França; Scalco, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar o impacto de diferentes tipos de conteúdo no marketing viral, em uma rede social virtual bastante popular. A pesquisa é fundamentada em estudos recentes que categorizam postagens no Facebook. Metodologia: Dados de 2583 postagens em oito perfis de marcas brasileiras de cerveja foram codificados e analisados por meio de análise de regressão e análise de variância. Resultados: Duas hipóteses foram suportadas. Encontrou-se um relacionamento positivo entre postagens das categorias Fã e Promocional e o marketing viral. Postagens das categorias Informacional e Enquete não produziram efeitos significativos, confirmando estudos anteriores que analisaram curtidas e comentários como variáveis dependentes. Contribuições: Estudos anteriores não categorizaram postagens produzidas por fãs/seguidores de marca. A tipologia desenvolvida representa avanço quantitativo em relação a outros estudos com objetivos semelhantes. Desse modo, gestores de marketing responsáveis pela gestão de marcas no Facebook devem publicar postagens que promovam a marca e reproduzir conteúdo produzido por indivíduos engajados, caso o objetivo seja aumentar a viralização dessas postagens.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to analyze the impact of different types of content of viral marketing in a popular social networking site. Our research is founded on recent studies which categorize posts on Facebook. Design/methodology/approach: Data for 2583 posts in eight profiles of Brazilian beer brands were coded and analyzed. We used a regression model and Analysis of Variance to establish relationships among independent variables and a dependent variable. Findings: Two hypotheses were supported. There was a positive relationship between posts of the categories Fan and Promotion and Publicity and viral marketing. Posts of the categories Information and Pool did not have any significant effects, and confirmed previous studies which analyzed likes and comments as dependent variables. Originality/value: Previous studies using the platform did not categorize posts created by brand fans/followers. Our typology is a quantitative improvement in relation to studies with similar objectives. Hence, marketers involved with brand management on Facebook should publish posts which promote the brand and reproduce content generated by people engaged with it if they seek to increase the viralization capacity of such posts.
  • Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras Artigo

    Camargo, Maria Adriana de A. P.; Rocha, Thelma Valéria; Silva, Susana Costa e

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes de marketing dessas empresas foram entrevistados. Resultados: Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação com as atividades de coordenação, concentração e integração dos movimentos de marketing. Contribuições: Recomendações para gestores em diferentes estágios de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados emergentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aimed to analyze the influence of marketing strategies on the internationalization process of Brazilian franchises. The objective was to identify the marketing strategies used by Brazilian franchises during different stages of their internationalization processes and to analyze these strategies according to the Global Marketing Strategy (GMS). Design/methodology/approach: The paper adopted a qualitative research methodology based on three case studies developed in Brazilian franchises in the footwear and apparel sector: two companies with active involvement and one with commitment involvement abroad. Six directors and marketing managers of these companies provided statements regarding the internationalization process and marketing strategies. Findings: The Brazilian franchises are on the path towards standardizing their marketing mix, but they are still a long way from leading their business actions to the four final dimensions of the GMS: concentration and coordination of marketing activities, integration of competitive movements and participation in the global market. Secondly, we performed a comparative analysis of the three case studies considering active and commitment involvement. Originality/value: This study innovates using the GMS to analyze the internationalization processes of Brazilian franchises in different stages, and it emphasizes the dimensions that should be subjects of planning for firms that are preparing to grow their franchising business models abroad.
  • Expectativas em relação ao varejo: um estudo com as consumidoras de confecções e calçados na base da pirâmide social Artigo

    Antoni, Verner Luis; Basso, Kenny

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Compreender as diferentes percepções do composto do varejo por consumidores da base da pirâmide, a fim de entender nichos específicos de mercado que são contemplados no segmento da baixa renda. Metodologia: Survey com 560 casos. Análise de cluster e análise discriminante. Resultados: Observou-se a formação de quatro agrupamentos de clientes, os quais apresentaram diferenças significativas nas características consideradas para a escolha de um varejista. Contribuições: Os agrupamentos gerados neste estudo representam um esforço discriminante para evidenciar as diferenças que existem entre consumidores até então considerados sobre a mesma égide de análise, a alcunha de base da pirâmide. Gerencialmente, gestores do varejo podem avaliar seu composto do varejo, para então direcionar de forma mais segmentada suas estratégias e operações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To understand different perceptions of retail by consumers at the bottom of the social pyramid, to thus understand specific market niches that are a part of the low income segment. Design/methodology/approach: We carried out a survey including 560 cases. We also used cluster and discriminant analysis. Findings: We observed the formation of four groups of customers, which showed significant distinctions in the characteristics considered for choosing a store. Originality/value: The clusters represents a discriminant effort to highlight the differences between consumers considered in the same group of analysis, the bottom of the pyramid. Managerially, retail managers can assess their retail mix, and then drive more focused strategies and operations.
  • A influência das competências comportamentais dos líderes de projetos no desempenho de projetos Seis Sigma Artigo

    Marzagão, Daniela Santana Lambert; Carvalho, Marly M.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo visa caracterizar as competências comportamentais dos líderes de projetos Seis Sigma na América Latina, bem como relacionar essas competências com o desempenho de projetos. Metodologia: É uma pesquisa do tipo survey. Foram estudados 225 projetos Seis Sigma no Brasil, Chile e Colômbia, conduzidos por 191 líderes de projeto. Resultados: Os projetos foram classificados de acordo com seu sucesso, e os líderes de projetos tiveram suas características comportamentais mapeadas. Por meio de testes estatísticos de independência, foi identificado que o sucesso dos projetos depende das competências de inovação e direção por parte dos líderes de projeto. Contribuições: O artigo evidencia a relação entre competências comportamentais e desempenho de projeto. Adicionalmente, o artigo mapeia as competências comportamentais em projetos Seis Sigma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to characterize behavioral competencies of Six Sigma Project Leaders, as well as relate those competencies with projects performance. Design/methodology/approach - It is a survey-based research. This study analyzes 225 Six Sigma Projects in Brazil, Chile and Colombia, led by 191 Project Leaders. Findings: The projects were classified accordingly with their performance and project leaders had their behavioral characteristics mapped. Based on independence statistical testing, it was identified that project success depends on both competencies of the project leader, innovation and direction. Originality/value: The article shows the relationship between behavioral competencies and project performance. In addition, the article maps behavioral competencies in six sigma projects.
  • Redes de atores na perícia contábil judicial: uma análise à luz da Teoria Ator-Rede Artigo

    Murro, Eduardo Vinícius Bassi; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo investigou a configuração das redes de atores humanos e não humanos que se formam no processo da perícia contábil judicial sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. Metodologia: A população da pesquisa de levantamento compreendeu 593 peritos contadores registrados em Associações de Peritos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e a amostra consistiu dos 102 questionários válidos. Também foram entrevistados cinco magistrados e cinco peritos de Curitiba (PR). Por meio da Modelagem de Equações Estruturais, o processo de translação indicou significância estatística, exceto nas relações entre os atores humanos contábeis, atores não humanos e problematização. Resultados: Conclui-se, com base na pesquisa, que a construção das redes no campo da perícia contábil depende de inúmeras translações entre os agentes, que impactam no desempenho das atividades e na estabilização das relações. Como indicadores de desempenho, foram apontadas a qualidade do laudo pericial e do parecer técnico e a competência dos peritos. Como fatores propulsores das relações estáveis e duradouras entre os atores da perícia, foram indicados a experiência do perito e do perito assistente e o tempo de atuação e de relacionamento com juízes. Contribuições: O estudo é relevante dadas a escassez de pesquisas envolvendo a Teoria Ator-Rede e a contabilidade, particularmente a perícia contábil, tanto em âmbito nacional como internacional. Logo, busca-se contribuir ao investigar como os atores interagem, criam e modificam as relações, por meio da percepção de contadores e juízes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study investigated the configuration of human and non-human actor networks that are formed in the process of specialized accounting inspection from the Actor-Network Theory perspective. Design/methodology/approach: The population of the survey comprised 593 accounting experts registered in Expert Associations from the Brazilian states of Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul and São Paulo, and the sample is made up of 102 valid questionnaires. Five judges and five accounting experts from Curitiba (state of Paraná) were also interviewed. Through Structural Equation Modeling, the translation process indicated statistical significance, except in the relationship between human accounting actors, non-human actors and problematization. Findings: Based on this research, we concluded that the establishment of networks in the field of specialized accounting inspection depends on numerous translations between agents, since they have an impact on the performance of activities and the stabilization of relationships. The quality of the expert report and technical report and the competence of accounting experts were pointed out as performance indicators. Accounting experts and accounting experts assistant’s experience, the period of experience and the relationship with judges were identified as drivers of stable and lasting relationships between specialized accounting inspection actors. Originality/value: The study is relevant given the lack of research involving the Actor-Network Theory and accounting, particularly Accounting Inspection, both nationally and internationally. Therefore, contribute to investigate how the actors interact, create and modify relationships, through the perception of accountants and judges.
  • A divulgação voluntária no contexto da convergência às Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil Artigo

    Consoni, Silvia; Colauto, Romualdo Douglas

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Verificar a influência do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade na divulgação voluntária de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Metodologia: Foi concebida uma métrica de divulgação voluntária, sendo coletadas as informações em uma amostra aleatória de 66 empresas com registro ativo na BM&FBovespa durante o período de 2005 a 2012. Para o teste de hipótese utilizou-se regressão com dados em painel de efeitos aleatórios. Resultados: A convergência às Normas Internacionais de Contabilidade apresenta-se como um fator exógeno que afetou positiva e significativamente a divulgação voluntária no período analisado. Essa constatação está em linha com o racional de complementariedade entre a divulgação obrigatória e a divulgação voluntária. Contribuições: O estudo apresenta uma nova métrica para mensuração do nível de divulgação voluntária, com potencial de compreender a natureza da relação entre ela e a divulgação obrigatória. No contexto do mercado de capitais brasileiro, regido pelo modelo stakeholder, o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade induziu um aumento da qualidade da informação voluntária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to verify the influence of the convergence process to International Financial Reporting Standards on the voluntary disclosure of listed Brazilian companies. Design/methodology/approach: A voluntary disclosure metric was designed and collected from a random sample of 66 companies registered as active in BM&FBovespa during the 2005-2012 period. For the hypothesis test it was used panel data regressions with random effects. Findings: The convergence process to International Financial Reporting Standards is presented as an exogenous factor that affected positively and significantly voluntary disclosure in the analyzed period. It leads to the complementary rationale between mandatory disclosure and the voluntary disclosure. Originality/value: The study presents a new metric for measuring the voluntary disclosure level, with the potential to understand the nature of the relationship between this and the mandatory disclosure. In the Brazilian capital market context, governed by the stakeholder model, convergence to International Financial Reporting Standards induced an increase on voluntary disclosure quality.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br