Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 19, Número: 65, Publicado: 2017
  • O efeito da justiça procedimental e do apoio do supervisor na relação entre insegurança no emprego e comportamento de cidadania organizacional Artigo

    Bohle, Sergio Andrés López; Alonso, Antonio Ramón Mladinic

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste trabalho é examinar se a percepção da insegurança no emprego afeta negativamente a justiça procedimental, que pode estar relacionada ao comportamento de cidadania organizacional (CCO). Finalmente, testamos se o apoio percebido do supervisor tem um efeito moderador na relação entre a justiça procedimental e o CCO. Projeto/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados de uma amostra de 707 funcionários de uma empresa metal-mecânica no Chile. A análise da regressão foi utilizada para analisar os efeitos de mediação e moderação. Resultados: Descobriu-se que a justiça procedimental medeia inteiramente a relação entre insegurança no emprego e CCO, de tal modo que a insegurança no emprego está negativamente relacionada à justiça procedimental, que por sua vez está positivamente relacionada ao CCO. Além disso, o apoio percebido do supervisor modera a relação entre a justiça procedimental e o CCO. Originalidade/valor: O trabalho oferece novos insights teóricos sobre os efeitos que a insegurança percebida no emprego exercem no CCO, oferecendo um insight empírico dos efeitos mediador e moderador que ajudam na compreensão desta relação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this paper is to examine whether the perception of job insecurity negatively affects procedural fairness, which may relate to the Organizational Citizenship Behavior (OCB). Finally, we have tested whether perceived supervisor support has a moderating effect in the relationship between procedural fairness and OCB. Design/methodology/approach: Data were collected from a sample of 707 employees in a metal-mechanic company in Chile. Regression analysis was used to analyze the mediating and moderating effects. Findings: It was found that procedural fairness fully mediates the relationship between Job Insecurity and OCB, such that Job Insecurity is negatively related to procedural fairness, which in turn is positively related to OCB. Also, perceived supervisor support moderates the relationship between procedural fairness and OCB. Originality/value: The paper provides new theoretical insights on the effects that perceived job insecurity has on OCB, giving an empirical insight of the mediator and moderator effects that aid in the comprehension of this relationship.
  • A influência de instituições formais na internacionalização das empresas em um país emergente Artigo

    Monticelli, Jefferson Marlon; Calixto, Cyntia Vilasboas; Vasconcellos, Sílvio Luís de; Garrido, Ivan Lapuente

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é utilizar a visão baseada em instituições como o pano de fundo para uma investigação sobre como as instituições formais influenciam os processos de internacionalização das empresas de uma economia emergente. Metodologia: Nosso estudo de caso é baseado em entrevistas semiestruturadas com 21 representantes de instituições formais e empresas do setor vinícola brasileiro. Resultados: Notou-se que as instituições formais têm influências positivas na internacionalização das vinícolas brasileiras por meio da promoção do aprendizado, redes de relacionamento, inteligência sobre mercados estrangeiros, redução de custos, internacionalização dos processos do negócio e da imagem do país de origem como um produtor de vinhos nos mercados internacionais e como um reconhecido fornecedor para o mercado doméstico. Elas também têm influências negativas, tais como burocracia excessiva, greves, criação de barreiras legais para a comercialização com outros países, conhecimento técnico insuficiente, altos impostos e favoritismo que beneficia os maiores produtores de vinho do setor. Contribuições: O trabalho encerra com sugestões para pesquisa futura sobre como fenômenos tais como as estratégias de relacionamento estabelecidas pelas vinícolas impactam a internacionalização e como as decisões de natureza política tomadas pelas instituições formais influenciam o setor vinícola, oferecendo uma nova perspectiva sobre a internacionalização dessas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The goal of this study is to use the institution-based view as the background for an investigation of how formal institutions influence the internationalization processes of firms from an emerging economy. Design/methodology/approach: Our case study is based on semi-structured interviews with twenty-one representatives of formal institutions and firms in the Brazilian wine industry. Findings: It was noted that formal institutions have positive influences on the internationalization of Brazilian wineries by providing learning, relationship networks, intelligence about foreign markets, costs reduction, internationalization of business processes, and by promoting the home country’s image as a wine producer in foreign markets, and as a recognized supplier to the domestic market. They also have negative influences, as excessive bureaucracy, strikes, erection of legal barriers to trade with other countries, insufficient technical knowledge, high taxes, and favoritism benefiting the largest wine producers in the industry. Originality/value: The paper closes with suggestions for future research on how phenomena such as the relationship strategies established by the wineries impact upon internationalization and how decisions of a political nature made by formal institutions influence the wine industry, providing a new outlook on the internationalization of these firms.
  • Capacidades dinâmicas, capacidades operacionais (educacional-marketing) e desempenho Artigo

    Takahashi, Adriana Roseli Wünsch; Bulgacov, Sergio; Giacomini, Mônica Maier

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Verificar a relação entre as capacidades dinâmicas (CDs) e seu impacto no desempenho mediado pelas capacidades operacionais, considerando as capacidades tecnológicas educacionais e as capacidades de marketing, em instituições de ensino superior (IES) privadas no Brasil. Metodologia: Foi realizada uma survey com 1.932 instituições de ensino superior, com 316 inserções válidas. A pesquisa envolveu os construtos capacidades dinâmicas, capacidades operacionais, desempenho e dinamismo ambiental. Resultados: A pesquisa revelou a emergência e a explicação de um modelo concorrente com relações não consideradas em modelos anteriores, ou seja, a influência direta das capacidades educacionais tecnológicas sob as capacidades de marketing. Contribuições: Os resultados revelaram uma maior complexidade gerencial quando se trata da relação entre CDs e desempenho e trazem contribuições para os estudos das IES no país e para a prática da gestão acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To verify the relationship between dynamic capabilities (DCs) and their impact on performance mediated by operational capabilities, considering educational technological capabilities and marketing capabilities in private higher education institutions (HEIs) in Brazil. Design/methodology/approach: A survey was carried out in 1.932 higher education institutions, resulting in 316 valid insertions. Research involved dynamic capabilities, operational capabilities, performance and environmental dynamism constructs. Findings: The research revealed the emergence and explanation of a competitor model containing relationships that had not been considered by previous models, i.e., the direct influence of technological educational capabilities on marketing capabilities. Originality/value: The results revealed greater managerial complexity when referring to the relationship between DCs and performance, and contribute to research concerning HEIs in Brazil and to academic management itself.
  • Mecanismos de gobierno corporativo y capital intelectual Artículo

    Tejedo-Romero, Francisca; Araujo, Joaquim Filipe Ferraz Esteves; Emmendoerfer, Magnus Luiz

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: El propósito de este trabajo es identificar aquellas características del gobierno corporativo de las empresas españolas, incluidas en el índice de cotización bursátil del Ibex35, que influyen en la política de divulgación de información voluntaria respecto de su capital intelectual. Metodologia Se utilizó el análisis de contenidos de 115 informes anuales, correspondientes a 23 empresas del Ibex35 a lo largo de cinco años, que permitió la elaboración de un índice de divulgación para cuantificar la información del capital intelectual. Resultados: Basándonos en los postulados de la Teoría de la Agencia-Stakeholders, los principales resultados revelan que las empresas que más información suministran de su capital intelectual son las que tienen un mayor control accionarial, menos consejeros independientes, separación de funciones entre el presidente y el primer directivo, y un mayor tamaño de sus consejos de administración. Contribuciones: Con este estudio, contribuimos a la teoría de la agencia-stakeholders mediante la evidencia, desde un mercado no anglosajón (caracterizado por el fuerte poder de los ejecutivos y la baja protección de los accionistas minoritarios y resto de stakeholders), de que determinadas características del gobierno corporativo condicionan la revelación del capital intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to identify the corporate governance characteristics of Spanish companies included in the Ibex35 stock price index that influence the voluntary information disclosure policy regarding their Intellectual Capital. Design/methodology/approach: The methodology used was content analysis of 115 annual reports from 23 Ibex35 companies over five years; this allowed for the development of an index to quantify Intellectual Capital information. Findings: Based on Agency-Stakeholders Theory postulates, the main results reveal that companies that disclose most information about their Intellectual Capital are those in which managers have greater managerial ownership, fewer independent directors, separation of functions between the chairman and the chief executive, and larger Boards of Directors. Originality/value: With this study, we contribute to agency-stakeholder theory by analyzing a non-Anglo-Saxon market (characterized by strong executive power and low protection of minority shareholders and other stakeholders), stating that certain characteristics of Corporate Governance condition the disclosure of Intellectual Capital.
  • Engajamento no trabalho: antecedentes individuais e situacionais e sua relação com a intenção de rotatividade Artigo

    Oliveira, Lucia Barbosa de; Rocha, Juliana da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo teve por objetivo analisar antecedentes individuais e situacionais do engajamento no trabalho. Mais especificamente, propomos que o engajamento é influenciado por diferenças individuais, medidas pelo construto avaliações autorreferentes, pela avaliação das práticas de recursos humanos e pela qualidade da relação líder-liderado. Além disso, investigamos a relação entre engajamento e intenção de rotatividade. Metodologia: As hipóteses foram testadas por meio de análises de regressão múltipla junto a uma amostra de 299 profissionais com nível superior, empregados de organizações públicas e privadas, de diferentes tamanhos e setores da economia brasileira. Resultados: Todas as hipóteses foram confirmadas. Mais especificamente, as análises mostraram que o engajamento está positiva e significativamente relacionado às avaliações autorreferentes dos participantes, à percepção das práticas de recursos humanos e à qualidade da relação líder-liderado. Também foi encontrada uma relação negativa e significativa entre engajamento e intenção de rotatividade. Contribuições: Os resultados da pesquisa apontaram que tanto as práticas de RH quanto a qualidade da relação líder-liderado podem influenciar o engajamento dos empregados, evidenciando a importância de investimentos nessas áreas por parte das organizações. O engajamento também está associado a diferenças individuais e, portanto, a construção de uma força de trabalho engajada pode exigir estratégias de seleção que privilegiem trabalhadores mais positivos a respeito de si mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of the study was to analyze individual and situational antecedents of work engagement. More specifically, we propose that engagement is influenced by individual differences, measured by a construct called core self-evaluations, by human resource management practices, and by leader-member exchange quality. Moreover, we investigate the relationship between engagement and turnover intention. Design/methodology/approach: The hypotheses were tested through multiple regression analysis with a sample of 299 professionals employed by public and private organizations of different sizes and sectors of the Brazilian economy. Findings: All hypotheses were confirmed. More specifically, work engagement was positive and significantly related to participants’ core self-evaluations, human resource management practices, and leader-member exchange quality. A negative and significant relationship between engagement and turnover intention was also found. Originality/value: Results showed that both HR practices and leader-member exchange quality can influence employee engagement, highlighting the importance of investments in these fields. Since engagement was also associated with individual differences, establishing an engaged workforce might require selection strategies that privilege employees who are more positive about themselves.
  • Efeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa Artigo

    Porto, Rafael Barreiros; Costa, Rafaela da Rocha; Watanabe, Eluiza Alberto de Morais

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado em marketing. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa multinível de corte longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria). Regressões em painel e em séries temporais foram executadas. Resultados: Os resultados apontam que (1) as atividades de marketing, em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro. Contribuições: Esta pesquisa auxilia as investigações referentes às relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros para que haja junção das decisões de marketing com finanças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study dynamically assessed the effectiveness of marketing activities in the generation of product sales, revenue, and profitability in a micro-enterprise, a context that lacks research in marketing. Design/methodology/approach: A longitudinal multilevel study was conducted using daily panel data for 5,800 products sold and monthly time series on the business level, involving 26 months of commercial and financial records for a micro-enterprise (a drugstore). Panel and time series regressions were performed. Findings: The research shows that (1) marketing activities, in particular price elasticity, quite accurately generate product sales, (2) the aggregated estimate of total marketing activities predicts monthly company revenue and profitability, and (3) in the investigated company, if marketing activities are intensified in the same proportion to increase costs in products and goods, they are not efficient in generating profit. Originality/value: This research supports investigations concerning micro→macro level analysis relationships with commercial and financial data in order to merge marketing decisions to finance.
  • Análise dos efeitos do conservadorismo na informação contábil após a alteração de 2011 no pronunciamento conceitual básico Artigo

    Kronbauer, Clóvis Antônio; Marquezan, Luiz Henrique Figueira; Barbosa, Marco Aurélio Gomes; Diehl, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo investiga se a alteração na NBC TG promovida em 2011, que excluiu a Prudência (Conservadorismo), provocou efeitos na informação contábil das empresas. Metodologia: Abordagem quantitativa, por meio de regressão linear com base no método de Basu (1997), testes de Wilcoxon e teste t, em uma amostra de 109 empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2008 a 2013. Resultados: Os resultados indicam que há conservadorismo na contabilidade das empresas em todo o período, não ocorrendo mudanças nessa característica da informação contábil a partir de 2011. Contribuições: Reforça a percepção da superioridade do interesse econômico, em particular por possíveis ganhos tributários, em detrimento da qualidade das informações contábeis, seja efeito de regulação normativa ou de outra origem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study researches whether the change in NBC TG, promoted in 2011, that excluded Prudence (Conservatism), had any effect on companies’ accounting information. Design/methodology/approach: Quantitative approach, using a linear regression based on the Basu (1997) method, Wilcoxon tests and t test, on a sample with 109 companies, listed on the BM&FBovespa, from 2008 to 2013. Findings: The results indicate that conservatism is present in accounting for the entire period, and changes do not occur in this feature of the accounting information as of 2011. Originality/value: This research reinforces the perception of the superiority of economic interest, in particular for possible tax gains, to the detriment of accounting information quality, be it of regulatory origin or another.
  • Red flags na detecção de fraudes em cooperativas de crédito: percepção dos auditores internos Artigo

    Magro, Cristian Baú Dal; Cunha, Paulo Roberto da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Os red flags são mecanismos que podem ser utilizados pelos auditores internos para antecipação na detecção de possíveis fraudes. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi verificar a relevância que os auditores internos de cooperativas de crédito atribuem aos red flags na avaliação do risco de ocorrência de fraudes. Metodologia: Este artigo é caracterizado quanto aos objetivos como descritivo, quanto aos procedimentos como survey e a abordagem do problema de cunho quantitativo. A amostra é composta de 51 auditores internos que atuam nas Centrais de Cooperativas de Crédito localizadas na região Sul do Brasil. Resultados: Os resultados indicam que na avaliação dos riscos de ocorrência de fraudes, os auditores internos atribuem maior relevância para os red flags relacionados às atividades operacionais e aos procedimentos de controle interno. Além disso, sugere-se que os auditores internos não são imparciais sobre a percepção de relevância para maioria dos sinais de alerta da possibilidade de ocorrência de fraudes. Contribuições: Os achados contribuem demonstrando aos auditores internos a necessidade de maior atenção para o uso dos red flags como instrumento de trabalho na auditoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Red flags are mechanisms that can be used by internal auditors for early detection of possible fraud. In this context, the aim of this study was to identify the relevance credit unions’ internal auditors attribute to red flags in assessing fraud risk. Design/methodology/approach: This article is characterized as descriptive concerning its goals, as a survey as to is procedures, and as quantitative in reference to its approach to the problem. The sample consists of 51 internal auditors working in Credit Union Centers in southern Brazil. Findings: Results indicate that, in the assessment of fraud risk, internal auditors attribute greater importance to red flags referring to operational activities and internal control procedures. In addition, it is suggested that internal auditors are not impartial concerning their perception of relevance of most of the warning signs of the possibility of fraud. Originality/value: The findings contribute by demonstrating to internal auditors the need for greater attention to the use of red flags as auditing tools.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br