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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 20, Número: 4, Publicado: 2018
  • Criação de capacitações dinâmicas e sua evolução por meio de projetos de engenharia Articles

    Freitas, Simone de Lara Teixeira Uchôa; Salerno, Mario Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Com base em estudos de caso em empresas de serviços de engenharia contratadas pela Petrobras, com forte demanda de construção de capacitações dinâmicas em sua base de fornecedores, procuramos entender como essas capacitações são construídas ao longo do tempo. Consequentemente, propomos novos indicadores de capacitações dinâmicas (CDs) e testamos sua relevância empiricamente. Metodologia: Inicialmente, analisamos a relação de 14 empresas de serviços de engenharia com a Petrobras. Em seguida, selecionamos dois casos para realizar uma investigação mais profunda, avaliando três projetos com a Petrobras em cada caso e identificando a criação de capacitações dinâmicas durante os projetos. Resultados: Ao realizar uma análise abrangente dos estudos de caso, concluímos que, por meio de seus contratos com a Petrobras, as empresas de serviços de engenharia desenvolvem capacitações que aumentam a qualidade e a complexidade dos serviços prestados. Os quatro indicadores propostos foram validados em campo. Contribuições: Estudos empíricos contribuem para a compreensão das várias interpretações teóricas das CDs. Nos casos estudados, a criação de CDs está vinculada a novos projetos com o cliente. O acúmulo de conhecimento e aprendizagem, quando transformado em rotinas e práticas de aprendizagem, permite que as empresas desenvolvam ou reformulem as habilidades existentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Based on case studies in engineering services companies contracted by Petrobras, which strongly demands the building of dynamic capabilities in its supplier base, we sought to understand how these capabilities are constructed over time. Consequently, we propose new indicators of dynamic capabilities (DCs) and tested their relevance empirically. Design/methodology/approach: Initially, we analysed the relationship of fourteen engineering services companies with Petrobras. Next, we selected two cases to carry out a deeper investigation, evaluating three projects with Petrobras in each case and identifying the creation of dynamic capacities during the projects. Findings: By performing a comprehensive analysis of the case studies, we conclude that through their contracts with Petrobras the engineering services companies develop capabilities that increase the quality and the complexity of the services provided. The four indicators proposed were validated in the field. Originality/value: Empirical studies contribute to understanding the various theoretical interpretations of DCs. In the cases studied, the creation of DCs is linked to new projects with the client. The accumulation of knowledge and learning, when transformed into learning routines and practices, allow companies to develop or reformulate existing skills.
  • Liderança transformacional e satisfação no trabalho: avaliando a influência de fatores do contexto organizacional e características individuais Articles

    Abelha, Daniel Martins; Carneiro, Paulo César da Costa; Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Investigar a influência de fatores do contexto organizacional e características individuais na relação entre a liderança transformacional e a satisfação no trabalho. Metodologia: Pesquisa quantitativa, com coleta de dados por meio de questionários eletrônicos, respondidos por 166 indivíduos de diferentes empresas, áreas de formação profissional e gênero, analisados utilizando regressão sequencial. Resultados: Os resultados sugerem que a relação entre a liderança transformacional e a satisfação no trabalho é moderada pelo gênero do seguidor, sendo mais acentuada para subordinados do sexo feminino, mas não se altera em função de sua área de formação profissional e da natureza da organização (pública/privada). O estudo evidenciou ainda a importância de se considerar estado afetivo individual em estudos sobre liderança e atitudes no trabalho. Contribuições: A pesquisa analisa condições de contorno para o efeito da liderança transformacional nas organizações contemporâneas, e amplia o conhecimento sobre fatores contextuais que favorecem sua influência sobre as atitudes dos funcionários, controlando para diferenças individuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: In this study we investigate the influence of organizational contextual factors and individual characteristics on the relationship between transformational leadership and job satisfaction. Design/methodology/approach: Quantitative research, with data collected through electronic questionnaires, answered by 166 individuals from different types of organizations, areas of professional training, and gender, subsequently applying sequential regression analyses. Findings: The results indicate that the relationship between transformational leadership and job satisfaction is moderated by the followers’ gender, being stronger for female followers. The relationship is not affected by the followers’ area of professional training, nor by type of organization (public/private). The study also evidenced the importance of taking into account individual affective states in studies of work attitudes. Originality/value: The research examines boundary conditions for the effect of transformational leaders in modern organizations, expanding the knowledge on organizational contextual factors that strengthen their influence on employee attitudes, while also controlling for individual differences.
  • The Elaboration Process of the Sustainability Report: A case study Articles

    Cunha, Darliane Ribeiro; Moneva, José Mariano

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: El artículo tiene como objetivo identificar desde la teoría de la legitimidad los factores que influyen en la elaboración y publicación de los informes de sostenibilidad de empresas pertenecientes a sectores ambientalmente sensibles. Metodología: La aplicación del método de estudio de caso se ha desarrollado mediante entrevistas estructuradas a los gerentes del área de sostenibilidad o equivalente de empresas químicas y petroleras de Brasil y España. Resultados: Los resultados obtenidos demuestran que las empresas del estudio consideran el informe de sostenibilidad como un instrumento de rendición de cuentas a sus partes interesadas. Entre los principales motivos que influyen en la publicación destaca la transparencia y legitimación de sus actividades. Contribuciones: El interés por ofrecer un aporte significativo que inspire, promueva e impulse la asunción de la Responsabilidad Social Corporativa por parte de las empresas es uno de los propósitos de la realización de estudios en esta área. Sectores con alto impacto medioambiental llaman la atención por la multiplicidad y variedad de los grupos de interés. Por esa razón, resulta interesante realizar estudios dirigidos a estos sectores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The paper aims to use legitimacy theory to identify the main drivers that influence the elaboration and publication of sustainability reports of companies belonging to environmentally sensitive sectors. Design/methodology/approach: A case study was developed through structured interviews with the managers of sustainability departments or equivalent, all of them belonging to chemical and oil companies in Brazil and Spain. Findings: The results show that the companies surveyed in the study consider the sustainability report to be an instrument of accountability to their stakeholders. Transparency and legitimacy of their activities stand out among the main reasons that influence its publication. Originality/value: The interest in offering a significant contribution that inspires, promotes, and encourages Corporate Social Responsibility by companies is one of the motives for conducting studies in this area. Sectors with a high environmental impact call the attention to a multiplicity and variety of interest groups. For this reason, it is of interest to conduct studies aimed at these sectors.
  • Erros nas provisões de sinistros do mercado segurador brasileiro: evidências empíricas de resposta às regulações econômica e tributária Articles

    Curvello, Rodrigo da Silva Santos; Rodrigues, Adriano; Macedo, Marcelo Alvaro da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo é investigar se as seguradoras que operam nos ramos de seguros de danos gerenciam as provisões de sinistros com o intuito de evitar ações regulatórias mais minuciosas e/ou diminuir os valores devidos de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido. Metodologia: A pesquisa é empírico-analítico com o uso do modelo de accruals discricionários específicos aplicado sobre uma amostra de 50 seguradoras atuantes no mercado brasileiro analisadas durante o período de 2008 a 2013. Resultados: Encontramos evidências do uso da discricionariedade gerencial com os objetivos de reduzir ou postergar o pagamento de tributos sobre o lucro do período e de aparentar um melhor estado de solvência frente ao supervisor e ao mercado, evitando intervenções mais minuciosas do supervisor e favorecendo a assimetria existente. Ademais, companhias que teriam melhores desempenhos tendem a superestimar as provisões de sinistros, reduzindo seus resultados a níveis mais comuns, o que pode estar relacionado à prática de income smoothing. Contribuições: É o primeiro estudo no mercado segurador brasileiro que utiliza os erros de estimação em modelo de accruals específicos para estudar de forma conjunta os impactos e três motivações do comportamento oportunista do gestor sobre as provisões de sinistros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to investigate whether insurance companies operating in the property and casualty lines manage their loss reserves in order to avoid further regulatory scrutiny and/or to reduce income tax values. Design/methodology/approach: This research is empirical-analytical and employs econometric modeling of specific discretionary accruals applied to a sample of 50 insurers operating in the Brazilian market analyzed during the period from 2008 to 2013. Findings: We found evidence of managerial discretion in loss reserves with the purpose of managing income tax for the period and also to give the impression of better solvency to both the insurance authority and the market, thus avoiding further regulatory intervention and favoring asymmetry. Moreover, the best performing companies tend to overestimate their loss reserves by reducing their profits to levels that do not alert the regulatory authority. This can be related to the practice of income smoothing. Originality/value: It is the first study in the Brazilian insurance market that utilizes the loss reserve errors in a specific accruals model to jointly study their impacts and three motivations for managers’ opportunistic behavior in relation to claims provisions.
  • Qualidade dos lucros, decisões de investimentos e restrição financeira Articles

    Carvalho, Flávio Leonel de; Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O propósito do presente estudo foi investigar o relacionamento entre qualidade dos lucros, restrição financeira e decisões de investimento e se a qualidade dos lucros impacta a sensibilidade dos investimentos ao fluxo de caixa. Metodologia: Analisou-se uma amostra com 10.318 observações de 958 empresas não financeiras de capital aberto, sediadas em sete países da América Latina entre 1992 e 2009. Posteriormente, estimaram-se os determinantes dos investimentos por meio do Método dos Momentos Generalizados (GMM). Resultados: A baixa qualidade nos lucros mostrou-se positivamente associada às taxas de investimentos das firmas com superinvestimentos e negativamente relacionada àquelas com subinvestimentos. Os resultados indicam, também, que a qualidade dos lucros afeta a sensibilidade dos investimentos ao fluxo de caixa para as firmas restritas financeiramente, ou seja, a baixa qualidade nas informações financeiras pode aumentar a dependência dos investimentos ao fluxo de caixa livre. Contribuições: Os resultados mostraram que a baixa qualidade dos lucros pode exacerbar os problemas decorrentes do conflito de interesse entre tomadores de decisão e acionistas ou demais interessados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study was to investigate the relationship between accruals quality, financial constraint, and investment decisions and if earnings quality affects investment-cash flow sensitivities. Design/methodology/approach: An analysis was conducted of a sample with 10,318 observations of 958 non-financial companies from seven different countries, covering 1992 to 2009. Then, the investment determinants were estimated using the Generalized Method of Moments (GMM). Findings: Poor accruals quality was positively associated with investment rates for firms with overinvestment and negatively related to investment rates for firms with underinvestment. Additionally, the results indicate that accruals quality affects investment-cash flow sensitivities for firms in a situation of financial constraint; that is, poor accounting information quality can exacerbate the dependence of investment on free cash flow. Originality/value: The results show that poor accruals quality could exacerbate the problems caused by the conflict of interest between decision-makers and shareholders or other stakeholders.
  • “Esse é o meu trabalho” Explorando o efeito do empoderamento da marca no brand equity do funcionário: o papel mediador dos estados psicológicos críticos do funcionário Articles

    Altaf, Mohsin; Shahzad, Arfan

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Com base na recente demanda por descobrir a dinâmica dos estados psicológicos do funcionário sobre o branding, ou seja, da compreensão da marca e do ownership psicológico da marca pelo funcionário, este estudo tem como objetivo investigar a relação entre o empoderamento da marca, os estados psicológicos do funcionário e seus resultados, ou seja, no brand equity do funcionário. Além disso, o estudo tentou investigar o papel mediador dos estados psicológicos do funcionário, ou seja, da compreensão da marca e do ownership psicológico da marca pelo funcionário, na relação entre o empoderamento da marca e o brand equity do funcionário. Metodologia: O método de pesquisa foi adotado para coletar os dados dos entrevistados de bancos do setor público. Os dados foram coletados de 374 funcionários que trabalham no setor bancário usando a técnica de amostragem aleatória estratificada proporcional. Resultados: Os resultados deste estudo confirmam a relação positiva entre o empoderamento da marca e os estados psicológicos do funcionário, ou seja, da compreensão da marca e do ownership psicológico da marca pelo funcionário e o brand equity do funcionário. Além disso, os estados psicológicos do funcionário desempenham um papel mediador na relação entre o empoderamento da marca e o brand equity do funcionário, conforme ilustrado na teoria das características do trabalho. Estudos anteriores na literatura de branding têm girado em torno dos estados psicológicos do funcionário e seu impacto nos resultados pessoais, ou seja, no brand equity do funcionário. Contribuições: Com base na recente demanda por descobrir a dinâmica dos estados psicológicos do funcionário, este estudo tenta se aprofundar na teoria ao investigar a conexão entre o empoderamento da marca e o brand equity do funcionário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Based on the recent call to uncover the dynamics of employee psychological states in branding, i.e. employee brand understanding and brand psychological ownership, this study aims to investigate the relationship between brand empowerment, employee psychological states, and their outcome i.e. employee brand equity. Moreover, the study tried to investigate the mediating role of employee psychological states, i.e. employee brand understanding and brand psychological ownership, in the relationship between brand empowerment and employee brand equity. Design/methodology/approach: The survey method was adopted to collect the data from the respondents from public sector banks. Data were collected from 374 employees working in the banking sector using the proportionate stratified random sampling technique. Findings: The results of this study confirm the positive relationship between brand empowerment, employee psychological states, i.e. employee brand understanding and brand psychological ownership, and employee brand equity. Furthermore, employees’ psychological states play a mediating role in the relationship between brand empowerment and employee brand equity, as illustrated in job characteristics theory. Past studies in branding literature have revolved around employees’ psychological states and their impact on personal outcomes, i.e. employee brand equity. Originality/value: Based on the recent call to explore the dynamics of employee psychological states, this study tries to dig deeper into the theory by investigating the link between brand empowerment and employee brand equity.
  • Foco regulatório crônico: resistir ao consumo por impulso ou deixar acontecer? Articles

    Costa, Marconi Freitas da; Farias, Salomão Alencar de; Angelo, Claudio Felisoni de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo central desta pesquisa foi analisar o papel moderador do foco regulatório crônico sobre o consumo por impulso quando os indivíduos estão com as energias de autocontrole esgotadas (esgotamento do ego). Além disso, procurou-se examinar a relação do ajuste regulatório com os processos afetivos e cognitivos da decisão por impulso. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de experimento. A análise dos dados foi feita com o uso da técnica Floodlight de Johnson-Neyman, recomendada quando a variável independente é contínua, para não transformá-la em uma variável dicotômica, evitando a perda de informações. Resultados: Os resultados apresentam evidências de que os indivíduos com perfil para manter a vigilância em suas decisões por impulso (foco em prevenção), ou seja, com maior autocontrole em suas decisões, acabam gastando mais energia de autocontrole do que os indivíduos que não têm essa preocupação (foco em promoção), resultando em maior consumo por impulso. Contribuições: A principal contribuição é um resultado contraintuitivo de que os indivíduos que deveriam ser mais bem preparados para resistir ao consumo por impulso, com maior autocontrole, acabam cedendo mais à tentação de consumo por despender mais energia na tentativa de se controlar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The central objective of this research was to analyze the moderating role of chronic regulatory focus in impulse consumption when individuals are exhausted of self-control energies (ego depletion). In addition, we sought to examine the relationship between regulatory adjustment and the affective and cognitive processes of impulse decision making. Design/methodology/approach: The study was performed through an experiment. Data analysis was done using the Johnson-Neyman floodlight technique, which is recommended when the independent variable is continuous, so as not to transform it into a dichotomous variable, thus avoiding the loss of information. Findings: The results provide evidence that individuals with a profile of being vigilant about impulse decisions (focus on prevention), that is, with greater self-control in their decisions, end up spending more self-control energy than individuals who do not have this concern (focus on promotion), resulting in higher impulse consumption. Originality/value: The main contribution is a counterintuitive result that individuals who should be better prepared to withstand impulse consumption, with greater self-control, end up consuming more on impulse because they expend more energy in an attempt to control themselves.
  • Como os valores de consumo influenciam a intenção de compra online entre os que deixam a escola na Malásia? Articles

    Ramayah, T.; Rahman, Syed Abidur; Ling, Ng Ching

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é revelar os valores significativos de consumo dos consumidores que os direcionam para compras online. O estudo conceituou e analisou um modelo de valor de consumo como indicador da intenção de comprar online no contexto de alunos que deixam a escola na Malásia e estão familiarizados com a internet. Metodologia: Para atingir seu objetivo, este estudo realizou uma pesquisa empírica utilizando um questionário estruturado enviado aos potenciais entrevistados. Além disso, os dados foram analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados: O resultado do estudo indica que os valores funcionais e emocionais têm uma forte relação com e preveem a intenção de compra online. Valores sociais, epistêmicos e condicionais, no entanto, não preveem intenções de compra online. Contribuições: O resultado aumentará a compreensão dos proprietários e gestores de empresas de comércio eletrônico e os ajudará a formular suas estratégias de negócios para reter e atrair usuários. Além disso, o estudo também permitirá que os atores do comércio eletrônico ofereçam produtos/serviços aos consumidores para melhorar as atividades desse tipo de comércio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study is to reveal the significant consumption values of consumers that drive them towards online purchasing. The study conceptualised and analysed a consumption value model as a predictor for intention to purchase online in the context of Malaysian school leavers familiar with the internet. Design/methodology/approach: In order to achieve its aim, this study carried out empirical research using a structured questionnaire sent to the potential respondents. In addition, the data were analysed using the structural equation modelling technique. Findings: The result of the study indicates that functional and emotional values have a strong relationship and predict online purchasing intention. However, social, epistemic, and conditional values do not predict intentions to purchase online. Originality/value: The result will increase the understanding of owners and managers of e-commerce businesses and help them to formulate their business strategies in order to retain users and attract new ones. Furthermore, the study will also enable e-commerce stakeholders to offer products/services to consumers in order to enhance e-commerce activities.
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