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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2020
  • O efeito da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações Articles

    Prado-Roman, Camilo; Diez-Martin, Francisco; Blanco-Gonzalez, Alicia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa é examinar o efeito da comunicação na legitimidade e no desempenho das organizações. A estrutura da pesquisa foi construída com base na teoria institucional. Metodologia: Os dados foram coletados em 613 questionários de pacientes e profissionais de saúde de hospitais públicos de Madri (Espanha) e analisados por meio da modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os questionários eram anônimos. Não foram solicitados dados de identificação ou dados biomédicos. Resultados: Os resultados confirmam a existência de um efeito positivo entre comunicação e legitimidade organizacional. Eles também apontam que o efeito produzido pela comunicação no desempenho organizacional é consideravelmente maior do que aquele produzido pela legitimidade organizacional. Os resultados fornecem novos conhecimentos sobre a comunicação como um precedente da legitimidade organizacional. Do ponto de vista prático, a pesquisa apresenta ideias sobre como os gestores de hospitais podem melhorar seu desempenho por meio do gerenciamento da comunicação e da legitimidade organizacional. Contribuições: Novas evidências dos efeitos da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações são fornecidas. Além disso, o efeito e a relevância preditiva da legitimidade no desempenho das organizações são identificados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of the investigation is to examine the effect of communication on the legitimacy and performance of organizations. The research framework was built based on Institutional Theory. Design/methodology/approach: The data were collected from 613 surveys of patients and health personnel of public hospitals in Madrid (Spain) and analyzed through partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). The questionnaires were anonymous. No identification data or biomedical data were requested. Findings: The results confirm the existence of a positive effect between communication and organizational legitimacy. They also indicate that the effect produced by communication on organizational performance is considerably greater than that produced by organizational legitimacy. The findings provide new knowledge on communication as an antecedent of organizational legitimacy. From a practical point of view, the research provides ideas on how hospital managers can improve their performance through communication management and organizational legitimacy. Originality/value: New evidence of the effects of communication on the legitimacy and performance of organizations is provided. The effect and the predictive relevance of legitimacy in relation on the performance of organizations are also identified.
  • Percepção de justiça organizacional em contratos de incentivos e seu efeito na congruência entre objetivos pessoais e organizacionais Articles

    Klein, Luciana; Colauto, Romualdo Douglas

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar se a percepção de justiça organizacional em contratos de incentivos tem efeito positivo na congruência entre objetivos pessoais e organizacionais em empresas com estruturas descentralizadas. Metodologia: A pesquisa é quantitativa; utilizou-se o questionário como forma de coleta de dados. O instrumento constitui-se de 39 assertivas para testar hipóteses teóricas por meio de modelagem de equações estruturais. A amostra por acessibilidade foi composta por 140 gestores de empresas brasileiras. Resultados: Os resultados apontam que: (a) múltiplas medidas de desempenho aumenta a percepção de justiça distributiva e processual; (b) qualidade do feedback conduz ao entendimento de que os contratos de incentivos são justos; (c) desconsiderar aspectos incontroláveis pelos gestores na avaliação de desempenho não leva à percepção de (in)justiça processual e distributiva; (d) percepção de justiça organizacional tem um efeito positivo na congruência entre objetivos pessoais e organizacionais. Contribuições: Os achados desta pesquisa, além de contribuir com o avanço do conhecimento na área gerencial, podem sustentar políticas de formulação de contratos de incentivos para as empresas brasileiras com estruturas descentralizadas, e esse aspecto representa uma contribuição empresarial e prática para os gestores e proprietários de empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research aims to verify if perceptions of organizational justice in incentive contracts have a positive effect on the congruence between personal and organizational objectives in companies with decentralized structures. Design/methodology/approach: The research is quantitative. We used a questionnaire as the form of data collection. The instrument consists of 39 statements to test the theoretical hypotheses through structural equation modeling. The accessibility sample consisted of 140 managers of Brazilian companies. Findings: The results indicate that: (a) multiple performance measures increase the perception of distributive and procedural justice; (b) quality feedback leads to the understanding that incentive contracts are fair; (c) disregarding uncontrollable aspects by managers in performance evaluations does not lead to the perception of procedural and distributive justice; (d) perceptions of organizational justice have a positive effect on the congruence between personal and organizational goals. Originality/value: In addition to contributing to the advancement of knowledge in the managerial area, the findings of this research may support policies for the formulation of incentive contracts in Brazilian companies with decentralized structures, and this aspect represents a business and practical contribution for company managers and owners.
  • A influência da estrutura do conselho de administração e da concentração acionária na divulgação de relatórios GRI Articles

    Mascena, Keysa Manuela Cunha de; Barakat, Simone R.; Isabella, Giuliana; Fischmann, Adalberto A.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do presente artigo é investigar a relação entre a estrutura de governança corporativa e a divulgação da GRI. Mais especificamente, o estudo busca analisar a independência do conselho, o tamanho do conselho e a concentração acionária e sua relação com a divulgação de relatórios GRI. Metodologia: As hipóteses do estudo foram testadas em uma amostra de 287 empresas brasileiras listadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, utilizando modelos de regressão logística. Os dados de 2013 foram coletados no banco de dados Econoinfo e GRI. Resultados: Os resultados mostram a existência de uma relação positiva entre independência do conselho e divulgação da GRI, tamanho do conselho e divulgação da GRI, e uma relação neutra entre concentração acionária e divulgação da GRI. Tais resultados indicam que a estrutura de governança corporativa influencia a decisão da empresa de se envolver em atividades de questões sociais e o relacionamento com stakeholders. Contribuições: A contribuição deste estudo consiste na apresentação de argumentos teóricos e evidências empíricas sobre a influência da estrutura de governança corporativa na divulgação social além do contexto anglo-saxão. Os resultados mostram que boas práticas de governança corporativa não podem ser generalizadas para diferentes contextos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to investigate the relationship between corporate governance structure and GRI reporting. More specifically, the study seeks to analyse board independence, board size and ownership concentration and their relationships with GRI reporting. Design/methodology/approach: The hypotheses of the study were tested in a sample of 287 Brazilian companies listed on the B3, the Brazilian stock exchange, using logistic regression models. Data from 2013 were collected from the Econoinfo and GRI databases. Findings: The findings show that there is a positive relationship between both board independence and GRI reporting and board size and GRI reporting, and a neutral relationship between ownership concentration and GRI reporting. These results indicate that the corporate governance structure influences a company’s decision to engage in social issue and stakeholders’ relationship activities. Originality/value: The contribution of this study is it presents theoretical arguments and empirical evidence regarding the influence of corporate governance structure on CSD beyond the Anglo-Saxon context. The results show that good corporate governance practices cannot be generalized to different contexts.
  • Sensemaking dos atores de uma instituição financeira na adoção e elaboração do Relato Integrado Articles

    Sanches, Simone Leticia Raimundini; Favato, Kelli Juliane; Slewinski, Evelise; Neumann, Marguit

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar o sensemaking (Weick, 1995) dos atores envolvidos na adoção e elaboração do Relato Integrado em uma instituição financeira brasileira (Itaú Unibanco S.A.). Metodologia: Estudo de caso exploratório e interpretativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com nove atores que compõem o grupo de trabalho de elaboração do Relato Integrado e análise de documentos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: O sensemaking aplicado ao Relato Integrado é um processo interpretativo sobre seus elementos (modelo de negócio, capitais, temas materiais, geração de valor), promove mudanças organizacionais, por meio de ações disruptivas, e é adaptativo quando se ajusta à cultura da organização. Contribuições: Contribui para as discussões sobre a adoção do Relato Integrado na organização estudada, Comissão Brasileira para Acompanhamento do Relato Integrado (International Integrated Reporting Council), empresas de consultoria e usuários deste reporte. Contribuiu para a literatura sobre essa temática

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyze the sensemaking (Weick, 1995) of the actors involved in the adoption and elaboration of Integrated Reporting in a Brazilian financial institution (Itaú Unibanco S.A.). Design/methodology/approach: Exploratory and interpretative case study, with semi-structured interviews with nine actors who compose the Working Group for elaborating Integrated Reporting, alongside documental analysis. The data were analyzed using the content analysis technique. Findings: Sensemaking applied to Integrated Reporting is an interpretative process involving its elements (business models, capitals, material themes, value creation), it promotes organizational change by means of disruptive actions, and it is adaptive when it adjusts to organizational culture. Originality/value: The study contributes to the discussion of the adoption of Integrated Reporting at the enterprise studied, at the Brazilian Commission for the Follow-up of Integrated Reporting, at the International Integrated Reporting Council, at Brazilian consultancy firms, and among users of the report. The study also contributes to the literature relating to this theme.
  • Confiança nos mercados financeiros: o papel do elemento humano Articles

    Gaspar, Raquel M.; Henriques, Paulo Lopes; Corrente, Ana Rita

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo sugere que o elemento humano é fundamental quando se trata da confiança dos investidores nos mercados financeiros. Ignorá-lo pode comprometer a eficácia do recente crescimento regulatório. Ele adota uma perspectiva de demanda, presumindo que o relacionamento entre consultores financeiros e investidores seja baseado na confiança e analisa as condições que podem levar à existência (ou não) da confiança. Metodologia: O uso da análise comparativa qualitativa do conjunto difuso (fsQCA, na sigla em inglês) nos dados coletados de 366 questionários nos permite testar, de maneira qualitativa e não paramétrica, os argumentos condicionais que podem levar os investidores a confiar (ou não) em seu consultor financeiro. Resultados: Os resultados mostram que as condições para a confiança diferem, dependendo do grau de participação dos investidores nos mercados financeiros. A maneira como o investidor com uma relação básica com os mercados financeiros vê o comportamento de seu consultor financeiro é fundamental para estabelecer (ou não) sua confiança. Para investidores com um relacionamento mais avançado com o mercado, a confiança (ou sua ausência) também depende das características dos investidores. Em particular, a educação financeira tem um papel nada desprezível. A análise conjunta das condições que levam à confiança e sua ausência destaca a robustez das nossas constatações. Contribuições: Ao entender as condições que estabelecem a confiança, as instituições financeiras podem elaborar estratégias para fortalecer o nível de confiança dos investidores em seus serviços, melhorando o relacionamento entre os participantes do mercado e aumentando os negócios. Do ponto de vista das autoridades supervisoras, a aprovação de um código de conduta para consultores financeiros, levando em consideração nossos resultados, pode ajudar a melhorar a confiança geral nos mercados financeiros. Até onde sabemos, este estudo é o primeiro a aplicar a escala psicométrica de Butler (1991) e a metodologia fsQCA para estudar a confiança dos investidores em consultores financeiros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper suggests that the human element is key when it comes to investors’ trust in financial markets. Ignoring it may jeopardise the effectiveness of the recent regulatory growth. The study takes a demand-based perspective, assuming the relationship between financial advisors and investors is based upon trust, and it analyses the conditions that may lead to the existence (or not) of trust. Design/methodology/approach: Using a fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA) of data collected from 366 questionnaires, we are able to test, in a qualitative non-parametric way, the conditional arguments that may lead investors to trust (or not) their financial advisor. Findings: The results show that trust conditions differ, depending on the degree of investors’ participation in financial markets. The way investors with a basic relationship with financial markets perceive the behaviour of their financial advisors is key in establishing (or not) their trust. For investors with a more advanced relationship with the market, trust (or its absence) also depends on investors’ characteristics. In particular, their financial literacy plays a more-than-negligible role. The joint analysis of the conditions leading to trust and its absence highlights the robustness of our findings. Originality/value: By understanding the conditions that establish trust, financial institutions can design strategies to strengthen the level of investors’ confidence in their services, improving the relationship between market players, and increasing business. From the supervisory authorities’ point of view, the approval of a code of conduct for financial advisors, taking into account our results, can help improve the overall trust in financial markets. To the best of our knowledge, this study is the first to apply Butler’s (1991) psychometric scale and the fsQCA methodology to study investors’ trust in financial advisors.
  • Determinantes dos dividendos no setor de telecomunicações Articles

    Neves, Maria Elisabete Duarte; Cunha, Maria Manuela; Vilas, João

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: As ações das empresas de telecomunicações são conhecidas por serem ações defensivas, menos suscetíveis à volatilidade no mercado global que outros setores, e por pagarem dividendos mais elevados. Nesse contexto, este trabalho pretende estudar a influência de algumas caraterísticas especificas dessas empresas nos dividendos distribuídos. Metodologia: Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia de dados em painel, especificamente o método de estimativa GMM para uma amostra constituída por 34 empresas cotadas na Europa Ocidental e na América do Norte no período compreendido entre 2007 e 2016 e no subperíodo 2008 e 2013, que compreende a crise financeira global. Resultados: Os resultados mostram que fatores específicos, como o investimento em capital fixo, o endividamento, razão book value, free cash flow (FCF), liquidez e dividendos pagos no ano anterior são determinantes na explicação dos dividendos distribuídos no período global. Para o período de crise financeira, o sinal e a significância das variáveis mantêm-se quase inalterados, sugerindo que essas empresas pagam dividendos independentemente dos ciclos econômicos, contando, na ausência de FCF, com os níveis de liquidez adequados para satisfazer os investidores nesses períodos recessivos. Contribuições: Este estudo vem contribuir para uma melhor compreensão do setor de telecomunicações e da política de dividendos efetuada pelos gestores desse setor, podendo auxiliar a análise dos investidores, outros gestores, analistas financeiros e pesquisadores do tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Telecommunications stocks are known to be defensive stocks, which are less susceptible to volatility in the global financial markets and usually pay higher dividends than in other industries. In this context, this paper intends to study the influence of some specific characteristics of these companies on the payment of dividends. Design/methodology/approach: To achieve the proposed objective, the panel data methodology was used, specifically the GMM estimation method for a sample consisting of 34 companies listed in Western Europe and North America in the period between 2007 and 2016 and in the sub-period between 2008 and 2013, which comprises the global financial crisis. Findings: The results show that specific factors such as investment in fixed capital, indebtedness, price to book value ratio, free cash flow (FCF), liquidity, and dividends paid in the previous year are decisive in explaining the dividends distributed in the entire period. For the financial crisis period, the sign and significance of the variables remain almost unchanged, suggesting that these companies pay dividends regardless of economic cycles, covering the absence of FCF with adequate liquidity levels to satisfy investors during recessive periods. Originality/value: Our study contributes to a better understanding of the telecommunications sector and the dividend policy carried out by managers in this sector, and it can assist in the analyses of investors, other managers, financial analysts, and researchers on the subject.
  • Antecedentes de conflitos profissionais organizacionais enfrentados por contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho Articles

    Barrainkua, Itsaso; Espinosa-Pike, Marcela

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é examinar os efeitos do compromisso com o interesse público, compromisso profissional, compromisso organizacional e cultura ética organizacional no conflito profissional organizacional (CPO). O estudo também testa as diferenças na percepção do CPO entre profissionais em diferentes contextos de trabalho: (i) contadores profissionais na prática empresarial; (ii) consultores tributários e contábeis; e (iii) auditores. Metodologia: Este estudo baseia-se em um questionário distribuído a 779 contadores profissionais espanhóis. Resultados: Os resultados mostram uma relação negativa entre o compromisso organizacional dos indivíduos e o CPO e entre uma forte cultura ética organizacional e o CPO. Contadores profissionais que trabalham em diferentes contextos exibem diferenças em sua percepção do CPO; consultores tributários/contábeis percebem o CPO em maior grau. Contribuições: Este é o primeiro estudo que analisa o efeito da cultura ética organizacional, juntamente com o compromisso profissional e organizacional, na percepção de pressões decorrentes do CPO entre contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho. A identificação de antecedentes dos conflitos que os contadores profissionais podem enfrentar tem implicações na gestão de recursos humanos das organizações e na qualidade dos serviços prestados. Este estudo enfatiza a necessidade de prever em estudos futuros as diferenças no contexto de trabalho dos distintos contadores profissionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this study is to examine the effects of public interest commitment, professional commitment, organisational commitment, and organisational ethical culture on organisational professional conflict (OPC). The study also tests for the differences in the perception of OPC among professionals in different work settings: (i) professional accountants in business practice, (ii) tax and accounting advisors, and (iii) auditors. Design/methodology/approach: This study is based on a questionnaire distributed among 779 Spanish professional accountants. Findings: The findings show a negative relationship between both individuals’ organisational commitment and OPC and between a strong organisational ethical culture and OPC. Professional accountants working in different settings exhibit differences in their perception of OPC; tax/accounting advisors perceive OPC to a higher extent. Originality/value: This is the first study that analyses the effect of organisational ethical culture, together with professional and organisational commitment, on the perception of pressures arising from OPC among professional accountants in different work settings. Identifying antecedents of the conflicts that professional accountants may face has implications for organisations’ human resource management and for the quality of the services provided. This study emphasizes the need for future studies to examine the differences in the work context of the different professional accountants.
  • Como qualidade, valor, prazer e satisfação em relação ao serviço geram lealdade aos sistemas inteligentes de compartilhamento de bicicletas sem estações Articles

    Liu, Yong; Huang, Danyu; Wang, Meng; Wang, Yaru

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa é investigar quais fatores influenciam na lealdade dos usuários de sistemas inteligentes de compartilhamento de bicicletas sem estações. Metodologia: Um total de 374 indivíduos que tiveram experiência anterior com o uso de sistemas inteligentes de compartilhamento de bicicletas sem estações foi reunido e o método parcial de mínimos quadrados (PLS) foi utilizado para analisar os modelos de medição e estrutural. Resultados: Os resultados indicaram que a lealdade do cliente era o construto final produzido pelo valor ecológico percebido, pela satisfação do cliente e pelo prazer percebido, que são avaliados como mediadores parciais entre a qualidade do serviço e a lealdade do cliente. Contribuições: Este estudo: 1) oferece uma nova perspectiva para se examinar o comportamento de lealdade do consumidor em um contexto de sistemas inteligentes de compartilhamento de bicicletas sem estações inteligentes; 2) identifica o papel da qualidade do serviço como um estímulo importante; 3) confirma o prazer percebido não apenas como um efeito sobre a lealdade do cliente, mas também como atuando como um excelente mediador; e 4) oferece evidência empírica para os prestadores do sistema inteligente de compartilhamento de bicicletas sem estações aprimorarem a adoção do transporte ecológico e fortalecerem a lealdade do cliente ao sistema inteligente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this research is to investigate which factors influence users’ loyalty to smart dockless bike-sharing systems (DBSS). Design/methodology/approach: A sample of 374 subjects who had previously experienced smart DBSS was obtained and the partial least squares (PLS) method was performed to analyze the measurement and structural models. Findings: The results indicated that customer loyalty was the final construct produced by perceived green value, customer satisfaction, and perceived pleasure, which were found to be partial mediators between service quality and customer loyalty. Originality/value: This study (1) provides a new perspective from which to examine consumer loyalty behavior in a smart DBSS context, (2) it identifies the role of service quality as an important stimulus, (3) it confirms that perceived pleasure not only has an effect on customer loyalty, but also acts as an excellent mediator, and (4) it provides empirical evidence for smart DBSS providers to enhance the adoption of green transport and to strengthen customer loyalty to smart DBSS.
  • Técnicas projetivas para entender o mavenismo de mercado cibernético em sites de redes sociais Articles

    Farzin, Milad; Vazifehdust, Hossein; Hamdi, Karim

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar consumidores chamados de market mavens do mundo cibernético, cujos pontos de vista influenciam a atitude e o comportamento de outros consumidores. Além disso, o objetivo da pesquisa é criar uma melhor compreensão dos antecedentes e consequências desse comportamento. Metodologia: Estabelecida uma conexão, os participantes receberam uma folha em branco e foram solicitados a representar um cyber-market maven juntamente com o ambiente em que ele/ela vive e as coisas que ele/ela pensa. Após o desenho, os participantes foram entrevistados para responder a perguntas associadas aos elementos da imagem, e a análise temática foi usada para interpretar os dados. Resultados: A interpretação dos dados indicou que sete fatores determinam o mavenismo cibernético, bem como três fatores afetados por esse comportamento. Implicações práticas: O estudo é útil para os negócios digitais que desejam atingir um consumidor que as pessoas percebem como uma boa fonte de informações de mercado e que gosta de apresentar novas marcas a outras pessoas, e usá-las como fontes poderosas no contexto de coprodução de produtos. Além disso, os cyber-mavens podem ajudar os negócios digitais a ampliar seus novos esforços de aquisição de clientes, indicando a quais grupos de clientes devem direcionar seus programas de recompensa por indicação. Contribuições: Este estudo representa uma das primeiras tentativas de entender melhor como os mavens se comportam nos canais do mundo virtual e, assim, melhor subsidiar nossa compreensão de um importante grupo de consumidores, os cyber-mavens. O artigo pode ser valioso para profissionais de marketing e anunciantes com foco nos mercados cibernéticos como alvo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study is to identify consumers called cyber-market mavens, whose viewpoints influence the attitude and behavior of other consumers. Furthermore, the research aims to create a better understanding of the antecedents and consequences of market maven behavior. Design/methodology/approach: After creating rapport with them, the participants were given a blank sheet of paper and were asked to depict a cyber-market maven together with the environment in which he/she lives and the things he/she thinks. After drawing this, the participants were interviewed to answer questions associated with the picture’s elements, and thematic analysis was used to interpret the data. Findings: The data interpretation indicated seven factors that determine cyber mavenism as well as three factors affected by such behavior. Practical implications: The study is useful for e-businesses wishing to target consumers who people perceive as good sources of marketplace information and who like introducing new brands to others, to use them as powerful sources in the context of co-producing products. In addition, cyber-mavens can help e-businesses amplify their new customer acquisition efforts by indicating which customer groups they should target with referral reward programs. Originality/value: This study represents one of the first attempts to better understand how mavens behave in virtual world channels, and, by doing so, it better informs our understanding of an important group of consumers, namely cyber-mavens. The paper could be of value to marketers and advertisers who target cyber-markets.
  • A importância do boca a boca positivo no consumo de serviços de lazer pela terceira idade Articles

    Fontenla, Juan Carlos Eiras; Almeida, Luciana Florêncio de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente estudo tem o objetivo de identificar por que o boca a boca positivo é importante no consumo de serviços de lazer pela terceira idade. Metodologia: Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, entrevistas e diários em áudio, análise de conteúdo para o processamento de dados, o estudo investigou a faixa etária de consumidores entre 60 e 70 anos no Brasil. Resultados: Os principais resultados indicaram que os fatores gerados pelo boca a boca positivo, como segurança, engajamento, alívio, obtenção de conhecimento, rede social, confiança, expectativa positiva e entusiasmo, parecem ser fortes e são fundamentais para o processo de decisão de compras pelos consumidores da terceira idade. Também foi encontrado um nexo significativo entre a relevância do boca a boca positivo e o fato de o boca a boca positivo ser enviado por pessoas próximas do receptor. Contribuições: Este trabalho contribui com a literatura anterior por meio de uma melhor compreensão dos fatores gerados pelo boca a boca positivo nos consumidores da terceira idade. Empresas e governos podem ajudar seus consumidores idosos a simplificar as escolhas e a motivar as decisões dos consumidores, bem como envolvê-los na gestão do relacionamento e no atendimento direcionado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The present study aimed to identify why positive word-of-mouth (PWOM) is important in leisure services consumption by third age consumers. Design/methodology/approach: Using a qualitative and exploratory approach, involving interviews and audio diaries and content analysis to process the data, the study investigated consumers in Brazil aged between 60 and 70 years old. Findings: The main results indicated that factors generated by PWOM such as safety, engagement, relief, knowledge acquirement, social network, confidence, positive expectations, and enthusiasm appeared to be strong and are fundamental to third age consumers’ purchase decision process. A significant nexus was also found between the relevance of PWOM and the fact that it was given by people close to the receiver. Originality/value: This paper contributes to the prior literature with a better understanding of factors generated by PWOM among third age consumers. Firms and governments can use this to help simplify the choices of elderly consumers and drive their consumer decisions.
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