Acessibilidade / Reportar erro

Atenção qualificada ao parto: a realidade da assistência de enfermagem em Rio Branco (AC)

Qiualified delivery care: the reality of nursing assistance in Rio Branco

RESUMO DE TESE

Atenção qualificada ao parto: a realidade da assistência de enfermagem em Rio Branco (AC)

Qiualified delivery care: the reality of nursing assistance in Rio Branco

Autor: Leila Maria Geromel Dotto

Orientador: Profa. Dra. Marli Villela Mamede

Tese de Doutorado em Enfermagem apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, em 22 de setembro de 2006.

OBJETIVOS: identificar e descrever o perfil dos profissionais de enfermagem que atuam na atenção ao trabalho de parto e parto normal nas duas maternidades do município de Rio Branco (AC), e analisar as competências essenciais desenvolvidas por eles nesta prática.

METODOLOGIA: estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A população estudada foi composta por 30 profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações sistemáticas das competências essenciais em obstetrícia. Foram observados 14 admissões, 34 evoluções de trabalho de parto, 11 partos normais e 11 pós-parto. A estatística descritiva e o teste exato de Fisher foram usados para análise dos dados.

RESULTADOS: perfil dos profissionais: a carga horária média semanal de trabalho foi de 63,3 horas, 40% deles trabalham em mais de uma instituição. Dos 25 (83,3%) profissionais que realizam parto normal, 18 (72%) receberam treinamento informal para realizar o parto, os demais (7 ou 28%) são enfermeiras obstétricas que foram capacitadas por meio de programas de pós-graduação lato sensu. Observou-se que com relação às competências essenciais, muitas das habilidades essenciais em obstetrícia deixaram de ser desenvolvidas ou, quando realizadas, aconteceram de forma incompleta. O modelo de divisão de trabalho para o desempenho das competências obstétricas de maior complexidade, nas instituições estudadas, mostrou diferenças significantes.

CONCLUSÕES: de acordo com os critérios e requisitos estabelecidos pelas políticas internacionais sobre o atendimento qualificado ao parto, a realidade revela carência de pessoal qualificado. O modelo de atenção é caracterizado por uma divisão de trabalho que não privilegia a qualificação profissional.

Palavras-chave: Equipe de enfermagem; Parto; Enfermagem obstétrica; Competência profissional

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2007
  • Data do Fascículo
    Jul 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br