Acessibilidade / Reportar erro

Fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino para a realização da histerectomia

Motivational factors for women undergoing hysterectomy due to uterine leiomyoma

RESUMO DE TESE

Fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino para a realização da histerectomia

Motivational factors for women undergoing hysterectomy due to uterine leiomyoma

Aluno: Luiz Gustavo Oliveira Brito

Orientador: Prof. Dr. Francisco José Cândido dos Reis

RESUMO

OBJETIVO: conhecer os fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino que influenciam na decisão por realizar a histerectomia.

MÉTODOS: estudo qualitativo com grupos focais. As entrevistas foram coordenadas por um moderador/entrevistador e audiogravadas por um relator/observador no Ambulatório de Uroginecologia, Cirurgia Ginecológica e Reconstrutiva Pélvica do HCFMRP-USP. A análise foi feita com um processador qualitativo (Atlas TI v 6.2). A técnica empregada foi a análise de conteúdo. O referencial teórico empregado foi a Teoria das Atividades.

RESULTADOS: a mulher com leiomioma uterino opta (ou não) por operar (histerectomia) não somente por influência do médico assistente, mas principalmente por fatores motivacionais. Estes foram considerados artefatos de mediação: o(des)conhecimento sobre a evolução da doença, a influência (positiva ou negativa) da família e/ou terceiros, as crenças pessoais e o quadro clínico. Porém, isso não foi encontrado nas mulheres que apresentavam crenças sobre uma alteração sexual e física após a cirurgia.

CONCLUSÃO: a mulher portadora de leiomioma uterino deve receber do profissional de saúde que a assiste informações para um conhecimento adequado sobre a evolução clínica do leiomioma e sobre todos os tipos de tratamento, seus benefícios e riscos, para que assim possa participar junto ao médico do processo de decisão.

Palavras-chave: Leiomioma uterino, Pesquisa qualitativa, Motivação, Conhecimento

Keywords: Uterine leiomyoma, Qualitative research, Motivation, Knowledge

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 19 de dezembro de 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br