Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento de ratas diabéticas prenhes com extrato de Bauhinia forficata (pata-de-vaca): repercussões materno-fetais

Resumo de Tese

Tratamento de Ratas Diabéticas Prenhes com Extrato de Bauhinia forficata (pata-de-vaca): Repercussões Materno-fetais.

Autora: Débora Cristina Damasceno

Orientadora: Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu ¾ Unesp- para obtenção do título de Doutor, em 15 de dezembro 2000.

Introdução: a hiperglicemia materna aumenta a produção de radicais livres que estão relacionados com complicações diabéticas e os antioxidantes exógenos têm importância na profilaxia de embriopatias diabéticas.

Objetivos: estudar a influência do diabete grave no sistema antioxidante de ratas prenhes e a ação do extrato de Bauhinia forficata no controle materno da glicemia, lípides, colesterol, triglicérides, proteínas totais, sistema antioxidante, no peso fetal e placentário e na redução de embriopatias.

Material e Método: ratas Wistar prenhes divididas em 4 grupos: não-diabético e diabético controles; não-diabético e diabético tratados com extrato aquoso de Bauhinia forficata. O diabete foi induzido antes da prenhez pela injeção intravenosa de streptozotocin (40 mg/kg de peso). A administração do extrato da planta ou da água destilada (controle) foi por via oral (gavage) em 3 doses crescentes: 500 mg/kg do 0 ao 4o dia de prenhez, 600 mg/kg (5oao 14o) e 1000 mg/kg (15oao 20o), sendo dois terços da dose pela manhã e um terço à tarde, com ajuste diário da dose conforme peso do animal. No 21odia de prenhez, após laparotomia, foi feito esgotamento da volemia materna e retirada do fígado para dosagens bioquímicas. Os recém-nascidos (RN) foram retirados, pesados e analisados quanto à presença de malformações e anomalias externas e internas.

Resultado: o tratamento com B. forficata não controlou a glicemia, hiperlipemia, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia de ratas diabéticas, nem adequou o maior número de RN pequenos para idade de prenhez. Aumentou a atividade de glutationa reduzida (GSH) e o depósito de glicogênio hepático e diminuiu a incidência de malformações e anomalias viscerais.

Conclusão: os resultados sugerem que a redução das malformações e anomalias viscerais está relacionada com a tendência a redução do estresse oxidativo.

Palavras-chave: Diabete melito. Complicações da gravidez. Extratos vegetais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br