Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do Hipotireoidismo entre Mulheres Climatéricas

Resumos de Tese

Impacto do Hipotireoidismo entre Mulheres Climatéricas

Autor: Adriano Bueno Tavares

Orientador: Prof. Dr. Marcos Dias de Moura

Dissertação apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Tocoginecologia, em 09 de abril de 1999.

O hipotireoidismo constitui uma doença de manifestação insidiosa, cujo diagnóstico clínico é de grande dificuldade, sobretudo em mulheres no período climatérico, quando ocorre sobreposição de seu espectro clínico com aquele apresentado pela insuficiência ovariana, podendo ocasionar uma prevalência subestimada deste problema nesta população. A falta de diagnóstico desta desordem tireoideana ocasiona um aumento do risco cardiovascular, piora da função cognitiva e da qualidade de vida. Com o objetivo de avaliar o impacto do hipotireoidismo em mulheres no período climatérico, realizou-se um estudo clínico transversal de modo a poder estimar a prevalência desta doença entre mulheres que demandavam assistência de um serviço de climatério, assim como caracterizar o risco destas mulheres em apresentar a forma declarada da doença. Avaliou-se a função tireoideana de 100 mulheres entre 40 e 65 anos, através da dosagem de TSH e tiroxina (T4 livre) séricos, além da presença de anticorpos contra o tecido tireoideano. Identificou-se uma prevalência de 5% de casos de hipotireoidismo, além disto, verificou-se que 14% das mulheres apresentavam-se com risco elevado para o desenvolvimento da forma declarada da doença. Os resultados evidenciaram que esta população específica apresenta um risco significativo de ocorrência de hipotireoidismo, o que poderia justificar a introdução de métodos para seu rastreamento, como a dosagem de TSH sérico, na propedêutica de rotina do climatério.

Palavras-chave: Menopausa. Hipotireoidismo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Maio 2006
  • Data do Fascículo
    Out 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br