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Vacinação contra o HPV em base escolar: Os desafios de uma iniciativa brasileira

Resumo

Objetivo

O presente estudo avalia a implantação de um programa de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em escolas de uma cidade brasileira e o impacto após 2 anos.

Métodos

Estudo prospectivo para avaliar a implementação do programa, oferecendo a vacina quadrivalente contra o HPV em duas doses anuais, para meninas e meninos de 9 a 10 anos. O programa foi autorizado pelo Programa Nacional de Imunizações na cidade de Indaiatuba, estado de São Paulo, Brasil, e teve início em 2018. A cobertura anual da primeira dose foi comparada ao ano de 2017, e os eventos que influenciaram os resultados foram descritos.

Resultados

O programa convidou 4.878 crianças por meio das escolas (87,1% da população-alvo) e 7,5% recusou a vacinação. Vários eventos concorrentes exigiram ou competiram pelos profissionais de saúde das equipes de vacinação. A cobertura da primeira dose (9 a 10 anos) foi de 16,1% em 2017 e aumentou para 50,5% em 2018 (p < 0,0001). A primeira dose em todas as idades aumentou 78% em 2018 em comparação com 2017 (6.636/3.733). As demandas concorrentes sobre o programa continuaram em 2019, e a cobertura da primeira dose caiu (26,9%). Para 2020, uma lei municipal instituiu a vacinação nas escolas e a criação de equipes dedicadas à vacinação, e estas estratégias aguardam para ser testadas.

Conclusão

A vacinação anual contra o HPV em base escolar nas idades de 9 a 10 anos foi viável e aumentou a cobertura vacinal, independentemente do gênero, embora o programa fosse vulnerável a eventos concorrentes.

Palavras-chave
papilomavírus humano; vacina contra HPV; adolescentes; escolas; vacinação

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