Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do grau nuclear da célula maligna da mama como parâmetro de atividade proliferativa tumoral: comparação com a expressão do antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA/ciclina)

Resumo de Tese

Avaliação do Grau Nuclear da Célula Maligna da Mama como Parâmetro de Atividade Proliferativa Tumoral: Comparação com a Expressão do Antígeno Nuclear de Proliferação Celular (PCNA/ciclina).

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 17/04/98.

Autor: Luiz Ayrton Santos Júnior

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Carlos Simões Dornellas Barros

Fatores prognósticos do câncer de mama são parâmetros que contribuem para prever a evolução natural da doença e sua resposta à terapêutica. Entre os principais fatores prognósticos estão aqueles que avaliam a atividade proliferativa tumoral. Neste estudo foram comparados dois desses parâmetros, o antígeno nuclear de proliferação celular e o grau nuclear, em função de sua expressão em 85 casos de carcinoma de mama. Para a caracterização do grau nuclear foi utilizada a subdivisão em graus I, II e III, e a presença do antígeno expressa em percentagem de células tumorais por meio de método imunoistoquímico. A análise estatística dos resultados não evidenciou correlação significante entre os dois parâmetros estudados. Conclui-se que a presença do antígeno nuclear de proliferação celular nas células tumorais malignas da mama não se correlaciona com o tipo de grau nuclear que essas células exibem, e que esses fatores devem continuar sendo solicitados simultaneamente e interpretados de forma integrada com os demais.

Palavras-chave: Mama: câncer.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Set 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br