Acessibilidade / Reportar erro

Indice de líquido amniótico em gestantes diabéticas e a qualidade do controle glicêmico na gestação

Resumo de Tese

Indice de Líquido Amniótico em Gestantes Diabéticas e a Qualidade do Controle Glicêmico na Gestação.

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, em 06/07/98.

Autor:Fábio Sgarbosa

Orientador: Profª Drª Marilza Vieira Cunha Rudge.

Objetivos: o volume aumentado de líquido amniótico é considerado complicação clássica do diabete na gravidez. O volume excessivo de LA parece estar relacionado com a qualidade do controle glicêmico. Estudar a curva do ILA de gestantes diabéticas. Avaliar a repercussão da qualidade do controle glicêmico materno sobre o ILA e a freqüência de polidrâmnio em relação à qualidade do controle glicêmico.

Sujeitos e Métodos: análise retrospectiva do ILA de 45 gestantes diabéticas clínicas ou gestacionais, acompanhadas no Serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, entre 1993 e 1997. A avaliação ultra-sonográfica do índice de líquido amniótico (ILA) foi feita pela somatória das medidas do maior bolsão vertical nos quatro quadrantes.

Resultados: O ILA é método adequado para a avaliação do LA em gestantes diabéticas, revelando que o P50 da curva de ILA em gestantes diabéticas corresponde ao P75 da curva de Moore & Cayle (1990). Observou-se aumento de quase três vezes na freqüência de polidrâmnio em gestantes diabéticas mal controladas.

Conclusões: a curva do ILA médio de gestantes diabéticas situou-se próximo ao percentil 75 da curva de Moore & Cayle (1990). O ILA médio de gestantes diabéticas não se relacionou com a qualidade do controle glicêmico materno. O polidrâmnio foi mais freqüente nas gestantes diabéticas com média glicêmica inadequada na gestação. A freqüência de polidrâmnio não se relacionou com a macrossomia fetal. O risco de desenvolver polidrâmnio foi 2,9 vezes maior nas gestantes diabéticas com mau controle glicêmico.

Palavras-Chave: Complicações da gestação. Diabete. Ultra-sonografia. Líquido amniótico. Feto: crescimento e desenvolvimento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Set 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br