Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência dos Genótipos do Papilomavírus Humano na Cérvice Uterina de Pacientes Infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana e sua Associação com o Grau das Lesões do Colo Uterino

Resumos de Tese

Prevalência dos Genótipos do Papilomavírus Humano na Cérvice Uterina de Pacientes Infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana e sua Associação com o Grau das Lesões do Colo Uterino.

Autora: Juliana Barroso Zimmermmann

Orientador: Prof. Dr. Victor Hugo de Melo

Dissertação apresentada ao Curso de Pós Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em 22/02/2002, para obtenção do título de Mestre.

Mulheres HIV positivas apresentam 80% de prevalência de HPV na cérvice uterina, sendo assim, acredita-se que maior seja a chance de desenvolvimento de neoplasias do colo uterino. Com o objetivo de avaliar a prevalência dos genótipos de HPV na cérvice uterina, a associação destes com a gravidade das lesões e a imunidade do hospedeiro, foi realizado um estudo prospectivo com 104 pacientes HIV positivas. Tais pacientes foram submetidas a exame citológico, coleta de material para PCR, colposcopia (para orientação da biópsia) e exame histopatológico. Obteve-se 87 pacientes com PCR positiva para HPV. Realizou-se 60 biópsias, onde diagnosticou-se 24 casos de neoplasia intra-epitelial cervical grau I (40%), 8 casos de neoplasia intra-epitelial grau II (13,3%), 3 casos de neoplasia intra-epitelial grau III (5%). Observou-se ainda 14 casos (23,3%) de cervicite crônica e 11 casos (18,3%) de efeito citopático produzido pelo HPV, mas sem perda da polaridade celular. Os HPVs mais prevalentes foram o 6 e o 16, sendo que o tipo 6 esteve associado a lesões de baixo-grau (p=0,007) e o tipo 33 a lesões de alto-grau (p=0,014). Não houve diferença entre a média de CD4 dentre os diferentes tipos de lesão de colo uterino (p=0,9).

Palavras-chave: Neoplasias do colo uterino. Papilomavírus humano. Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2002
  • Data do Fascículo
    Jul 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br